quinta-feira, 4 de julho de 2013

E-reader como leitor de novidades com o Calibre.

Aumentar Letra Diminuir Letra





Ler na tela do computador é chato, desconfortável, não permite a concentração necessária em textos complexos ou mais longos; um tablet não melhora a figura, não tão ruim para ler como o computador, mas ruim perto do conforto do e-reader. Além de ler livros, você pode usar o e-reader em conjunto com o Calibre para ler todos os sites que dispõem de um agregador de conteúdo chamado de “RSS feed”, “Atom”, “XML” ou outros no mesmo padrão. O RSS é apenas um padrão de código que organiza o conteúdo em determinada forma, a maioria dos blogs e sites de notícias tem um link que transforma o conteúdo no referido formato, no caso aqui do Ebookbr o link é o Atom no final da página, é este que usaremos como exemplo para criar a sua receita customizada: http://www.ebookbr.com/feeds/posts/default, pode ser encontrado no fim da página em: “Assinar: Postagens (Atom)”, muitos outros blogs hospedados no blogger podem ser lidos da mesma maneira, apenas substituindo o URL.

Com esta receita você pode programar o Calibre para ler e carregar automaticamente o conteúdo de sites que costuma visitar com regularidade para informar-se, em vez de entrar todo dia ou semana em um determinado endereço, o agregador de conteúdo faz isto por você e mostra todas as novidades em uma mesma interface, o finado Google Reader é um destes agregadores mais populares, com a decisão de acabar com o serviço milhares de usuários ficaram órfãos, e agora muitos outros serviços disputam os usuários furibundos. Nunca usei o Google Reader e o “Apocalypse” profetizado pela Google não me atinge, pois sempre juntei meus “feeds” no Calibre. A grande diferença é que o Google Reader junta seus conteúdos na “nuvem” e no caso do Calibre, é seu computador local que hospeda o conteúdo; além disto, com o Calibre o conteúdo já é transferido automaticamente para o e-reader, é só espetar no computador e todos os sites de notícias que escolheu são enviados ao leitor, e se quiser também são deletados automaticamente depois de um tempo, extremamente prático, todas suas notícias e blogs no conforto do e-reader.

Acredito que não preciso falar muito do Calibre, pois independente do e-reader que tenha, ele é o programa fundamental, carrega e transfere os livros ao aparelho levando em conta o formato aceito e fazendo a conversão quando necessária. Mantém uma cópia da sua biblioteca, organiza, adiciona metadados, capa, e muitas outras funções. Pode ser instalado em um pendrive, e aí, mesmo sem levar o seu computador, pode manter os feeds atualizados com qualquer computador disponível. Espete o pendrive, abra o Calibre e em outra USB conecte seu e-reader, todo o conforto da sua biblioteca no formato portátil.

Se você usa o Kindle pode configurar o Calibre para enviar livros e notícias direto ao aparelho configurando sua conta de e-mail. Veja a imagem abaixo:






Para criar sua receita de fonte de notícias, primeiro vá no ícone com um grande “N” de News e clique na seta descendente do lado direito:



A tela “Adicionar Fonte de Notícias Personalizada” aparecerá, preencha como a imagem, assim como fez com o endereço do feed do blog, pode fazer com diversos outros e inclusive colocar vários URLs na mesma receita que irão transformar-se em um único ebook, prefiro criar uma receita para cada fonte assim tenho cada fonte separada em um ebook diferente, questão de gosto e organização pessoal. Com tudo preenchido pressione a tecla “+ adicionar feed”, se quiser pode adicionar outros, terminado pressione “+ Adicionar/Atualizar Lista” na coluna da esquerda. Pronto, sua receita está criada:



Agora pode fechar esta janela e abrir no mesmo “N” o Agendar Download de notícias, clique ao lado no “personalizado” e lá estará sua nova receita, clique nela para abrir a aba de agendamento e marque quando quer que o Calibre baixe o conteúdo e ele fará isto automaticamente quando estiver aberto, se quiser baixar o conteúdo imediatamente é só clicar no botão “baixar agora”, a guia deletar serve para determinar quando o conteúdo deve ser excluído do Calibre e do e-reader.


Assim que o conteúdo é baixado vai automaticamente para a sua biblioteca no Calibre, e ao conectar o seu e-reader o calibre irá transferir o ebook criado automaticamente.




Aqui está o Ebookbr no visualizador do Calibre:





Pronto, com estes passos poderá ler notícias e blogs no e-reader com toda facilidade. O Calibre é gratuito, mas uma doação para o criador é sempre bem vinda.

Alex

5 comentários:

  1. Os usuários do Kindle podem configurar o Kobo para que os artigos baixados sejam enviados automaticamente para o seu dispositivo (email do dispositivo), sem a necessidade de conectar o ereader?

    O kobo eu sei que não tem esse recurso (Nem para ebooks comuns), a única maneira de sincronizar ele sem fios é com o dropbox ou similar, e fazer o download, bem trabalhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,

      Deixe-me ver se entendi, o usuário é da Amazon e o e-reader é Kobo. No caso dos artigos baixados, se você for cliente Amazon, você configura seu mail e o endereço Amazon de envio, lembre-se de cadastrar seu mail na Amazon para receber conteúdo, assim o Calibre envia um mail para o servidor da Amazon que manda o artigo para o seu kindle quando ele conectar-se wireless. A Kobo não oferece este serviço, mas se quiser pode habilitar no Calibre o servidor de conteúdo e com seu computador conectado na internet, entre na internet com o Kobo browser e digite http://”seu endereço ip”:8080 e baixe o livro da lista. Eu acho mais simples espetar o Kobo via USB do que armar o server, mas se não estiver perto do computador e o Calibre e o server estiverem habilitados você pode baixar os artigos de qualquer conexão com a internet. Só não sei lhe informar da segurança do server.

      Abraço,
      Alex

      Excluir
    2. Você pode enviar via e-mail para o kindle através do e-mail suacontaamazon@kindle.com (com custo pois fica disponível via 3g e wifi) ou para suacontaamazon@free.kindle.com (sem custo, entretanto disponível apenas via wifi).
      Ratificando o que o Alex comentou, você deve ter autorizado em sua conta da amazon o e-mail de origem deste conteúdo enviado (no caso, o configurado para o calibre enviar seu material).
      O único porém, é que excluir o conteúdo no site da amazon após o envio é muito custoso. Eu assino, dentre blogs e jornais, 9 atualizações diárias. Por este motivo, acabei voltando para a boa e velha usb, onde o calibre pode, inclusive, excluir o material antigo do kindle automaticamente de acordo com previa configuração... Uma mão na roda!
      Abs

      Excluir
  2. Se o Calibre roda a partir de um pendrive, será que dá pra rodar de dentro do próprio Kindle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael,

      Sim, é possível, mas os kindles tem pouca memória e não podem ser expandidos, melhor seria nos kobos com expansão SD.

      Abraço,
      Alex

      Excluir