quinta-feira, 14 de março de 2013

Leitora doa e-reader a biblioteca comunitária que apresentar aqui a melhor proposta de uso.

Aumentar Letra Diminuir Letra



A leitora Marta oferece um Sony PRS-T2 a quem colocar aqui nos comentários a melhor proposta de uso do e-reader, além de mostrar que já mantêm trabalho regular em prol da literatura. Ela será a única julgadora e sua decisão é final, uma vez que o aparelho é sua oferta, mas o espaço está aberto para debate da melhor maneira de usar o e-reader na promoção da literatura. Quem quiser se candidatar ao aparelho coloque aqui um breve resumo do trabalho que já faz, sua motivação e como o e-reader pode ser útil em suas atividades, e se você conhecer alguém que tenha estas características, indique este post para que a pessoa possa candidatar-se ao aparelho.

Além dos limites do livro de papel, o e-reader expande as possibilidades de leitura, um único livro pode ser multiplicado por milhares que já tem o aparelho sem custo; ou uma pessoa que tem um e-reader pode ter em apenas um local milhares de livros. Apesar da tecnologia não ser nova, pode ser a primeira vez que uma biblioteca tem a possibilidade de disponibilizar um destes inventos para os leitores, conhecerem, usarem, maravilharem-se, e além de tudo, expandir o acervo com todos os livros de domínio público já existentes. O aparelho em si já é uma biblioteca, que pode ser usada uma pessoa por vez.

O debate é livre, e qualquer um pode participar, procuramos pessoas, motivadas e interessadas, uma delas fará o melhor uso do aparelho. Já vi muitas reportagens de pessoas que por paixão aos livros dedicam-se a promover leitura, criando bibliotecas, cuidando dos livros e incentivando leitores, são vocês que procuramos para guardar e bem utilizar este pequeno tesouro que Marta oferece. Mais que instituições, é a pessoa motivada e interessada que pode fazer o melhor trabalho, já vi acontecer, e quando estas pessoas saem os projetos ficam abandonados, cansei de ver recursos desperdiçados em instituições sem pessoas que os aproveitassem. Dispostos de vontade, criatividade e paixão, algumas pessoas fazem o máximo com o mínimo, se você é um destes, se você conhece alguém assim, são vocês que procuramos.

Alex

11 comentários:

  1. Boa tarde a todos!

    Meu nome é João Elias, tenho 20 anos, sou estudante de Sistemas de Informação. Sou um recente feliz proprietário de um Kobo Glo(comprado na Livraria Cultura - São Paulo). Minha mãe, vendo o Kobo, gostou muito e queria um para ela(não consigo dividir, já que trabalho o dia inteiro e depois faculdade). Gostaria de presentea-la com este aparelho, como agradecimento a quem me introduziu a este vicio de conhecimento que é a leitura. No momento minha mãe aluga livros na Biblioteca Municipal, é fã do Fabricio Carpinejar, Luiz Fernando Verissimo, Nora Roberts e Stephen King.
    Ela merece!

    Desde já agradeço,
    João Elias

    ResponderExcluir
  2. Tenho 24 anos, sou universitário da área de exatas e leio muito todos os dias. Acredito que a leitura de livros fora do contexto científico e técnico é igualmente importante, ajuda a relaxar a mente e ao mesmo tempo entrar em contato com culturas e histórias diversas. Como dizia Einstein, inteligência não é nada sem imaginação, e um e-reader como esse ajudaria bastante na minha leitura móvel todos os dias.

    Abraços.

    Rafael Denaldi.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho 30 anos e trabalho com informática. Trabalho das 08 as 17 e faço curso preparatório para concurso das 18:00 as 22:00 e aos sábados das 08:00 as 16:00. Além disto estou na metade da minha faculdade, que faço on-line. O leitor seria bom para mim pela praticidade que teria em poder colocar o material da faculdade e do curso para estudar pelos trajetos. Além de poder aos poucos ir lendo livros fora dos estudos, simplesmente por ter eles em mãos. Hoje anda com vários livros e cadernos na mochila e isso dificulta muito os estudos, devido ao volume, e acabo não lendo tanto quanto gostaria e deveria.

    Abraços
    Luiz Daniel Pimentel Gonçalves

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Mel tenho 06 anos e adoro ler, meu pai me deu o livro Pollyanna é um romance de Eleanor H. Porter, publicado em 1913 e considerado um clássico da literatura infanto-juvenil. Adoraria ter um meio de ler mais pois leio muito no computador de casa e tenho que dividi-lo com meu irmão, seria de bom uso por mim.
    Abraços

    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você escreve muito bem para uma menina de 06 anos... rsrs

      Excluir
  5. Luiz Daniel Pimentel Gonçalves,

    Como cidadãos mais beneméritos não deram as caras para receber um e-reader, a Marta resolveu doar para ti, envie um mail para o endereço de contado do blog que repasso para a Marta.

    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So acho que deveria ter um prazo pra acabar mas nao tira o mérito da promoção parabéns ao colega luiz espero que faça bom proveito do livro eletrônico . Acompanho o blog via rss.

      Excluir
    2. Parabéns ao ganhador, mas espero chegar na idade dele já formada e com uma vida estável, espero que pelo menos ele saiba manusear o leitor eletrônico,e espero que tenha outros com este espirito de doação no futuro, adoro o blog.

      Excluir
    3. Mel, li sua proposta de uso do e-reader e agora seu comentário preconceituoso sobre o ganhador da promoção (uma "pontinha" de inveja?) e tenho de dizer: NÃO acredito que você tenha realmente 6 anos. Não é que pareça uma Clarice Lispector falando, mas crianças de 6 anos não se exprimem dessa maneira. Além do linguajar, há também o preconceito que demonstrou pelo ganhador ter 30 anos, estar ainda batalhando na vida e não ter ainda conseguido se formar na faculdade. Crianças dessa idade não fariam esse raciocínio nem demonstrariam tal preconceito.

      Uma curiosidade (pensando na Mel adulta, não a fake de 6 anos): porque você pensaria que alguém com 30 anos, que trabalha com informática não saberia executar uma ação tão simples como manusear um e-reader? O rapaz disse apenas que ainda não é formado, ele não disse que tem algum retardo mental ou coisa do gênero...

      Excluir