terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Carta do leitor: "Organizando coleções no Kindle usando o Calibre".

Aumentar Letra Diminuir Letra



Olá pessoal, eu sou um usuário Linux e  mesmo depois de muita pesquisa não consegui instalar o kindle for pc para organizar minhas coleções no linux. Encontrei o kindelabra http://richardpeng.com/projects/kindelabra/ programa simples que funciona no windows  e linux para organizar coleções. Recentemente descobri que o Calibre possui um plugin que faz essa tarefa...vamos testa-lo:

Primeiramente temos que dar parabéns e namastê ao indiano Kovid Goyal, por ter feito o excelente programa Calibre - gratuito e funciona no windows, linux e mac. Informo que as informações sobre como instalar o plugin "kindle collections" no calibre foram retiradas do seguinte site : http://dearauthor.com/ebooks/using-kindle-collections-plugin-for-calibre/

Vou considerar que vocês já tem o calibre instalado no computador (AINDA NÃO TEM!!!??? baixe em http://calibre-ebook.com/download )

Baixe o plugin kindle collections http://www.mobileread.com/forums/attachment.php?attachmentid=93081&d=1348992982. Depois, abra o calibre, vá em preferências > plugin > load plugin e aponte para o Kindle collections.zip . Confirme, clique em aplicar e depois feche o calibre.

Conecte seu Kindle ao PC e abra novamente o calibre. Irá aparrecer o ícone do Kindle Collections. Você pode organizar suas coleções manualmente ou de forma automática, separando coleção por autor ou tema por exemplo. Eu mesmo usei de forma automática para separar por autor, e fiz a separação manual de alguns temas que considero importantes.

Espero que vocês aproveitem este ótimo plugin calibre.

Aproveito para deixar mais uma dica...para aqueles que tem diversos arquivos .doc e querem converter usando o calibre. Utilizando o libreoffice/openoffice é possível converter arquivos doc em lote para odt...formato aceito pelo calibre. Para realizar a conversão basta abrir o libreoffice e ir em file>wizards>document conversor e seguir o passo a passo.

João Rafael D Pereira

9 comentários:

  1. Um recurso muito útil deste plugin de gerenciamento de coleções é que ele permite instalar novas fontes no kindle (http://booksprung.com/change-the-font-on-your-kindle-without-hacking-it).

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a dica!
    Não me conformava que tinha que organizar um um direto no kindle!

    ResponderExcluir
  3. Olá. No meu kindle DX não funcionou. Eu faço as coleções no calibre, salvo, mas não acontece nada no aparelho. Será que não funciona nesta versão do kindle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. No meu também não funcionou de forma nenhuma.

    ResponderExcluir
  5. Tudo depende da versão, ao que parece as novas atualizações dificultaram programas externos organizar a biblioteca.

    Abraço,
    Alex

    ResponderExcluir
  6. Pra quem não conseguiu tente ir em preferencias>>>>>>>barra de ferramentas>>>>>>>> a barra de ferramentas quando um dispositivo estiver conectado. Selecionem o ícone do kindle collection na coluna da esquerda e transfiram para a direita, saiam e lá estará o icone na barra de ferramentas principal.

    ResponderExcluir