segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mantendo a bateria do seu e-reader saudável.

Aumentar Letra Diminuir Letra



Baterias recarregáveis, o coração dos aparelhos modernos, elas e a tecnologia que consome menos energia nos permitem a mobilidade que antes não existia, vale conhecer um pouco da tecnologia das baterias para saber como tratar melhor e manter por mais tempo a durabilidade da carga.

Existem vários tipos de baterias, são acumuladores de energia químicos, algumas ao terem seus eletrólitos exauridos são dispensadas, outras como as dos nossos e-readers são recarregáveis, às submetemos a uma diferença de potencial e os elementos voltam a acumular carga. Conforme o tipo de eletrólito presente em uma bateria, ela vai ter um comportamento, em carros temos as pesadíssimas ácido ou gel-chumbo, antigamente tínhamos muitas Nickel Cádmio (Ni-Cd) recarregáveis, tinham que ser totalmente gastas antes de recarregar, pois apresentavam o efeito memória, a carga que não fora usada, acabava “congelando” diminuindo a carga útil da bateria, estas deviam ser sempre guardadas descarregadas sem carga; exigiam cuidado para manterem-se saudáveis. Depois vieram as de Níquel Metal, sem o efeito memória, mas também com seus cuidados, alguns aparelhos chineses ainda tem baterias Ni-Mh e até Ni-Cd por serem muito mais baratas, e o que é pior, às vezes mascaradas como baterias mais modernas, caso comum nos celulares baratos xing-ling, onde a bateria não dura mais que dois dias.

Mesmo que não use as baterias recarregáveis elas perdem lentamente a carga, existem algumas baterias Ni-Mh que seguram carga por mais tempo, até já vem carregadas, prontas para uso. Baterias Ni-Mh sofrem com cargas rápidas, usem com parcimônia os carregadores rápidos e se puder no uso normal use os carregadores mais lentos que prolongam a vida útil da bateria.

No caso de celulares mais modernos, tablets e nossos queridos e-readers, as baterias são de Íon de Lítio, sólidas ou gel, para que sua bateria dure muito e mantenha carga, alguns cuidados devem ser observados: nunca deixe uma bateria de lítio descarregar totalmente, o elemento oxida e ela perde capacidade de reter carga, mesmo que não use, elas perdem carga, assim, mesmo em aparelhos guardados, é preciso checar a carga mensalmente e recarregar a bateria para não deixa-la “zerar”. Não deixe sua bateria chegar ao fim para recarregar, se possível torne a recarregar antes da carga ficar menor que 25%. Alguns carregadores ou aparelhos interrompem a carga assim que a bateria atinge sua capacidade, outros não, se deixar a bateria carregando em demasia quando já carregada, ela perde sua vida útil, desta maneira, fique atento para o tempo de carga dos aparelhos, evite carregar em temperaturas muito altas ou baixas, assim como manter a bateria nestas temperaturas, afeta a capacidade de carga. Uma bateria tem vida útil e mesmo que tome todos os cuidados depois de três anos, haverá uma significativa degradação dos elementos de carga, mas se não tomar cuidado sua bateria pode durar apenas seis meses.

Cuide bem das suas baterias e lembrem-se de descartar baterias e aparelhos em locais apropriados uma vez que o conteúdo é extremamente tóxico, quando mais sua bateria durar, menos impacto teremos no ambiente e no seu bolso.

Alex

8 comentários:

  1. muito bom artigo... fiquei com uma dúvida: tenho o costume de diariamente conectar meu knidle ao computador via cabo usb, para baixar novos livros ou artigos...
    esse procedimento automaticamente inicia a recarga...

    isso é saudável para a bateria? ou seria melhor acumular downloads e fazê-los todos quando a bateria estiver com uns 25%, como sugerido?

    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Alex,
    Muito boas as dicas.

    Só por curiosidade, qual o melhor lugar para fazer o descarte da bateria dos ereaders? Sei que alguns estabelecimentos recebem baterias de celulares, mas e as de ereaders e tablets?

    ResponderExcluir
  3. Raniere,

    O melhor é deixar a bateria nos pontos de descarte de baterias, se eles aceitam baterias de celulares, devem aceitar dos e-readers que são do mesmo material, baterias devem ser separadas conforme seu eletrólito para reciclagem, se é que ocorre no Brasil, o custo da reciclagem ainda não é competitivo com o material “natural”, não sei se há um processo de reciclagem ou apenas um depósito seguro, mas é a única alternativa que temos, procure na internet um ponto de descarte próximo à sua residência. Nem todos e-readers permitem troca da bateria, alguns são colados e ficam inúteis quando a bateria perde a capacidade de carga.

    Abraço,
    Alex

    ResponderExcluir
  4. Meu Kindle ficou parado por algum tempo zerou a bateria quanto tempo devo esperar para recarregar?

    ResponderExcluir
  5. Meu Kindle ficou parado por algum tempo zerou a bateria quanto tempo devo esperar para recarregar?

    ResponderExcluir
  6. Meu Kindle ficou parado por algum tempo zerou a bateria quanto tempo devo esperar para recarregar?

    ResponderExcluir
  7. Meu Kindle ficou parado por algum tempo zerou a bateria quanto tempo devo esperar para recarregar?

    ResponderExcluir
  8. Estou com o mesmo problema de Amélia Lansillote Lansillote. O que devo fazer?

    ResponderExcluir