sexta-feira, 11 de maio de 2012

Oficina do eBook: Viúvas e Blocos de texto

Aumentar Letra Diminuir Letra


Viúvas são aquelas palavras que aparecem sozinhas no fim de um capítulo, para evitá-las temos alguns recursos em css interessantes, é bom atentar que isso pode gerar espaços em brancos na penúltima página do capítulo, pois estes comandos nada mais são do que um reajuste da apresentação do texto.
Primeiro temos os comandos widows e orphans. 
O comando orphans permite que você determine um número mínimo de linhas que devem ser apresentadas no fim das páginas recomendo o uso dentro dos parágrafos deste jeito.

p{orphans:2;}

Neste exemplo pelo menos duas linhas aparecerão ao fim da página.
Já o comando windows permite determinarmos que ao menos um número de linhas seja apresentado no início da página e tem a sintaxe abaixo.

p{window:4;}

Neste caso pelo menos 4 linhas aparecerão ao início da página.

Mas como nem tudo funciona com o deveria em nosso universo de leitores eletrônicos existem outros comandos que podem ser usados com o por exemplo o comando display: inline-block.
Na verdade o comando display faz mais do que isso, entretanto para o exercício de hoje nos manteremos no valor inline-block. Ese valor determina que os elementos dentro de sua área de atuação devem permanecer juntos como um bloco, logo eles não serão divididos pelo fim da página ao invés disso o grupo apareceria junto na página seguinte, você deve usar este comando dentro da tag div desta maneira.

div.blocojunto{display:inline-block;}

Finalmente temos as opções page-break-before e page-break-after, como o nome indica elas forçam uma quebra de linha antes ou depois do elemento, entretanto existem algumas variáves para estes comandos:

  • always - Determina que a regra será sempre aplicada.
  • avoid - Isso determina que o comando deve ser evitado.
  • auto - aqui deixamos o software de leitura determinar quando é mais apropriado usar a quebra de página, é a função default.
A reunião dos dois comandos com estas variáveis permite muita coisa, para o page-break-before o uso do valor always permite termos inicío de capítulo ou seção, já o avoid pode ser usado para garantir que uma  legenda apareça junto a sua imagem.
No caso do page-break-after o valor always permite que você encerre uma seção do texto para que a próxima seção inicie em uma nova página, já com o valor avoid podemos evitar que a imagem citada acima fique sozinha no final da página sem a sua legenda.
Por fim temos o comando page-break-inside: avoid que determina que devem ser evitadas quebras de linha dentro do elemento, tem o funcionamento muito semelhante com o display:inline-block.
A sintaxe destes comandos é a seguinte:

div.1{page-break-before:always;}
div.2{page-break-after:avoid;}
div.3{page-break-inside:avoid;}


Claro podemos ter limitações causada pelo tamanho da tela, principalmente quando o leitor está usando fontes de tamanho grande, neste caso não temos nada o que fazer pois se o texto não caber na tela ele será cortado ao meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário