quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Kindle Blog Brasil morreu... Vida longa ao EbookBR

Aumentar Letra Diminuir Letra



Amigos e leitores, depois de um longo tempo afastado deste nosso Blog, volto a publicar um post.
Desta vez para anunciar oficialmente que o endereço kindle.blog.br estará saindo do ar nos próximos dias. 
Já há alguns meses, aqueles que acessavam este endereço eram direcionados para este novo Blog. 
Muitos me perguntaram o porque da mudança (que já foi explicada de passagem pelo Paulo em um post anterior) e agora sinto-me na obrigação de esclarecer. 
Como vários dos que nos acompanham hoje lembram a proposta do Kindle Blog Brasil nasceu há quase 3 anos de uma iniciativa pessoal minha buscando oferecer aos brasileiros informações em português sobre o leitor de livros eletrônico (E-Reader) de maior sucesso no mundo, recém lançado em versão internacional (isso lá no segundo semestre de 2009).
O que nasceu de uma iniciativa sem pretensões foi crescendo quando, depois de 100 posts solitários, abri espaço para outros que quisessem compartilhar suas experiências e conhecimento no mundo dos e-readers e livros eletrônicos (os e-books).  Apareceram pessoas de peso que realmente abraçaram o tema, como Emanuel, em um primeiro momento de depois Paulo, May, Maurem, Alê, e outros tantos.  Na mão destes (e cada vez menos na minha) o Blog saiu do mundo restrito dos posts para algo muito maior, com Podcasts de sucesso, lançamento de livros, classificados, etc. 
Neste momento, não tinha mais sentido manter um nome que, apesar de conhecido na rede, fomentava uma especialização não mais real. O Kindle continuava (e continua até hoje) sendo o líder no mercado de e-readers, vários de nossos colaboradores e leitores tem este equipamento, mas o Blog não era mais só sobre ele; agora tínhamos colaboradores com Kobos, Nooks, e outros equipamentos além de termos cada vez mais posts referentes ao conteúdo (e-books) e não somente aos e-readers.  
Neste momento, fomos notificados pelo escritório jurídico da Amazon no Brasil, informando que eles detinham a marca Kindle e que não poderíamos manter este endereço. 
Muitos de nós não concordarmos com esta argumentação (inclusive amigos leitores advogados e juízes), pois o Blog já estava a longo tempo no ar, sem qualquer problema; o domínio Kindle no brasil não ter nenhuma relação com a Amazon (é sim de uma empresa de publicidade) e, ao invés de representarmos um problema para a Amazon, estávamos fazendo marketing gratuito para eles ajudando a difundir o produto no país.
No entanto, como já era hora de ganhar mais abrangência e sempre tivemos a premissa de trabalhar junto as editoras e a própria Amazon para fomentar o uso cada vez maior de livros eletrônicos, tornando-os acessíveis e atraentes para toda nossa população, preferimos fazer uma mudança de endereço (URL) que partir para um embate legal que não seria benéfico para nenhum dos lados e, principalmente para o público que nos lê.
Durante alguns meses mantivemos o direcionamento da URL anterior (kindle.blog.br) para esta nova (www.ebookbr.com), mas agora, com a passagem formal do domínio para a Amazon este tempo está acabando.  Peço a todos que atualizem seu navegadores e RSS para acessar diretamente o Ebook Brasil. 
Por fim, não é momento para se sentir triste ou para reclamar da postura da Amazon, mas sim para brindarmos ao sucesso que é o novo Ebook Brasil e das muitas novidades que estão por vir.  
Em breve vocês vão ler, ouvir e até assistir muitas novidades aqui. O mundo dos e-books e leitores eletrônicos no Brasil está só começando, mas ficamos felizes de saber que o Kindle Blog Brasil foi como um dos criadores deste movimento e, agora o Ebook Brasil vai crescer junto e cada vez mais para um dia lembrar-mos que Cultura, Livros e Pensamento não são feitos por impressoras, computadores ou máquinas, mas sim por gente de propósitos empreendedores. 
Grande abraço a todos.   
Como o título mesmo diz : O Kindle Blog Brasil morreu, mas sabemos que o Ebook Brasil tem vida longa. Contamos com todos vocês. 

2 comentários:

  1. Boa tarde Edson ótima iniciativa em criar este blog, conheci o ano passado por acaso, em 2009 ainda não tinha ouvido falar em e-reader nem sabia que existia, numa rede social de livro O livreiro tinha um grupo de e-books e lá uma pessoa comentou do cool-er lançamento do gato sabido no Brasil adquiri um e foi amor a primeira vista ao e-reader, hoje não me vejo sem um e-reader, gosto muito deste blog aprendo coisas novas e fico por dentro do mundo do e-reader e e-books.
    Parabéns a todos vcs que compartilham conosco experiências.
    Vida muito longa ao ebook Brasil.

    ResponderExcluir