sábado, 14 de abril de 2012

Decepção com o iBooks Author - UPDATE

Aumentar Letra Diminuir Letra



Quando lançaram o aplicativo iBooks Author, em janeiro deste ano, assisti alguns vídeos e comentários rápidos de testes parciais efetuados e protelei a realização de minhas próprias averiguações. Precisava ainda atualizar o iOS para o Lion, baixar o app (gratuito) e conseguir tempo para uma experiência.


Somente agora consegui fazer isso tudo, então resolvi aproveitar o tempo de espera no aeroporto para fazer um pequeno teste. A ideia era gerar um e-book simplinho com o conto que foi objeto da primeira edição do quadro "Na Berlinda"do nosso podcast (que logo logo vai ao ar, aguardem).

O programa em si é bastante intuitivo e fácil de usar. Fui acompanhando o resultado visual no iPad e achei bastante agradável. Como já houve vários posts pela web falando da criação do livro em si, não vou me deter nesse aspecto.

Os problemas começaram quando resolvi usar o botãozinho "Publicar". Soube que precisaria criar uma nova conta na iTunes Conect. Aparentemente seria fácil, preencher minha Apple ID e alguns dados de confirmação da minha conta e sinalizar minha concordância com os termos para distribuição de conteúdo gratuito, já que não tinha intenção de comercializá-lo. Finalizados os preenchimentos de dados, deveria receber um mail de confirmação e, depois, fazer o download do iTunes Producer. Para não ser prolixa, resumo logo: não recebi nenhum e-mail; a apple ID que uso para comprar na iTunes Store não permite acessar a conta do iTunes Connect, portanto não consigo fazer o tal download e o teste de disponibilização do e-book criado com o iBooks Author.

Recorri ao suporte no site da Apple e no fórum descobri vários outros usuários com problemas idênticos ou similares. Embora em geral fossem usuários mais focados em desenvolvimento de aplicativos, parece que costuma haver certas barreiras para se entrar no mundo de vendas via iTunes (mesmo vendas a $0,00). Alguém aí tem um causo parecido para partilhar e me consolar?

UPDATE em 17/04/12 - 00:38:
Caros, três dias depois de ter feito a inscricão no iTunes Connect, recebi um e-mail de "aprovação", que agora sim me permite fazer o download do iTunes Producer.
Um nosso leitor deixou no chat aqui ao lado um link de um post referindo a impossibilidade de autores individuais disponibilizarem seus materiais na iBookStore. Até onde tenho notícias, essa restrição não persiste, apesar de o caminho não ser tão curto ou automático como em outras alternativas de selfpublishing.
E mantenho no título o termo "decepção" porque a ferramenta é distribuída com a ideia de facilidade para o autor incluindo os aspectos relativos à disponibilização do conteúdo produzido na iBookStore.
Seguirei com os testes e depois partilho com vocês por aqui.


2 comentários:

  1. Maurem,

    Aliás, o nome é uma piada, pois é uma ferramenta que formata o livro para uma plataforma, e a plataforma não está aberta a autores! Podem mudar para “ibooks censor” ou “ibooks shackles”. Qual vocês preferem?

    Alex

    ResponderExcluir
  2. Não tenho e nem pretendo ter um MAC só para testar o programa por isso não posso opinar sobre a facilidade de criar nele, mas sou bem contrario a essa política da Apple, um programa que só gera conteúdo para uma plataforma é inútil pra mim e acredito que só faça sentido para eles e para os fanboys da marca...

    Pra mim um programa que deveria ser melhorado é o SIGIL, que já é multi plataforma e é bem fácil de ser usado, ele já é bom mas ainda acho que faltam alguns recursos básicos nele para facilitar a edição de quem não sabe ou não quer mexer na parte de código, e também conseguir importar mais formatos de arquivos para iniciar a montagem do ePUB nele.

    Ao que parece é isso o que esse iBooks faz da tudo mastigadinho para usuários mais leigos e isso provavelmente vai ser a causa do sucesso do programa.

    ResponderExcluir