sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Testando livrarias online

Aumentar Letra Diminuir Letra


Alguns dos colaboradores deste blog já partilharam aqui experiências - algumas boas, outras desastrosas - relacionadas à compra de e-books em livrarias online do Brasil. Seguindo esta linha, trago aqui a experiência de compra da livraria (beta) da Buqui Livros Digitais. O objetivo, além de divulgar alternativas de acesso a e-books para o público brasileiro, é avaliar aspectos como diversidade do catálogo, facilidade da compra e qualidade do e-book.

Quanto ao site em geral, tem boa navegabilidade, é intuitivo e leve. O ponto negativo que encontrei foi o "passo a passo" sobre como ler livros digitais, que sequer menciona a existência de e-readers, citando 3 posibilidades para se ler um e-book: o iPad, outros tablets e o computador.

As formas de pesquisa me satisfizeram na rápida busca que fiz. O catálogo não parece ser muito extenso, por enquanto, mas conta com um bom número de editoras - muitas delas são basicamente prestadoras de serviço na edição e e-books para autores independentes (aliás, a Buqui também oferta esse serviço aos autores); outras tantas são da área técnica.

Encontrei ainda muitos e-books em formato PDF. Quanto à questão do preço, devemos lembrar, é política de cada editora e aindá há poucas (podemos citar a KBR, a Novo Século e a L&PM) que estão ofertando títulos com preços abaixo ou na faixa de R$10,00.

O processo de compra em si foi muito tranquilo e é bem parecido com o da Gato Sabido e Cultura - um cadastro rápido, um número de cartão de crédito e, em seguida, o download.

Fiz o teste de compra com As Ondas, da Virginia Woolf (R$9,90), da Novo Século. Naturalmente o arquivo (ePub) vem com DRM e é, basicamente, uma adaptação (diagramação para e-book, a ficha cita...) da última versão impressa para o formato digital. Numa rápida passada de olhos encontrei alguns erros, como palavras sem espaçamento, mas a aparência geral não chega a decepcionar.
Ponto a favor é a disponibilização de espaço para o leitor / cliente comentar sua satisfação com a obra.

5 comentários:

  1. Acho muito estranho esse descaso com os e-readers. É torcer para que a amazon venha trazendo um preço "justo" para os kindle para popularizar por aqui. Sobre a forma de pagamento eu gostei da possibilidade de pagamento por boleto que a gato sabido tem.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma livraria digital que não disponibiliza "amostra grátis". Em minha opinião, mais uma que não traz nada de novo, estando assim, destinada ao fracasso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha que a amostra Grátis é essencial?? As novidades que a livraria precisa ter são: Preço justo e facilidade de compra.
      Temos internet, conseguimos amostra grátis de qualquer livro.

      Excluir
    2. Se for para contar com a internet para buscar por amostras grátis, seria mais fácil piratear (aliás, para existir amostras grátis, estas precisam ser disponibilizadas pela editora ou livraria, fora isso, estaríamos falando em pirataria do mesmo jeito). Claro que o preço é sempre o mais importante, mas quando se fala em comodidade não se pode deixar faltar tal recurso. Imagine ter que sair "rodando" pela net procurando por uma nova obra para ler, eu quero mais é navegar em minha livraria de preferência e poder degustar cada obra até decidir por um...

      Excluir
  3. Parando para ler de novo a conversa, você realmente tem razão. Mas acho muito delicada.

    ResponderExcluir