quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Aldiko, configurar para melhor visualização.

Aumentar Letra Diminuir Letra


Talvez o melhor leitor de epubs para Android seja o Aldiko ele tem uma interface bonita, várias opções de visualização, permite criar coleções, tem acesso a várias lojas virtuais, entre outras coisas.

Entretando pode acontecer de os livros não ficarem muito bons quando visualizados no Aldiko, isso por conta de uma configuração que vem por padrão no programa e bloqueia as informações em CSS que o criador do livro determina.
Essas informações definem várias coisas, como alinhamento, tamanho da fonte, negrito, espaçamento entre parágrafos, enfim uma infinidade de características que tornam o livro muito mais bonito.
Para resolver esta questão é fácil. Com o livro aberto clique no botão de menu do seu Android em seguida selecione Ajustes>Mais

Então na janela que abrir procure por "Formatação Avançada" e deixe a caixa sem marcação, por padrão ela vem selecionada. e é esta a opção que quando marcada impede que os livros fiquem mais bem apresentados.

Se o seu sistema está em inglês a opção estará como na foto abaixo.




Claro alguns livros com muitos recursos podem ficar pesados, mas muitas vezes este tipo de livro nem abre no celular, recomendo que deixe a opção desmarcada e veja a diferença na apresentação dos livros.

5 comentários:

  1. Infelizmente a desativação do CSS parece ser uma tendência nos eReaders. O Nook, por exemplo, recebeu uma atualização que também desativa o CSS por padrão. Acho que os desenvolvedores querem adivinhar para você a melhor forma de ler um livro – sem tê-lo lido. Ela é útil em muitos casos, mas em livros mais complexos, acaba "quebrando" o layout.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo tutorial, mas no caso do LG Nexus 4 não deu certo. :/
    Mesmo assim, obrigada por disponibilizar. :)

    ResponderExcluir
  3. Seu tutorial salvou meu projeto, achei q o Aldiko não mostrava as caracteristicas originais do meu e-pub, mas foi só desabilitar a caixa que tudo ficou como no original. Valeu meu irmão, por compartilhar os conhecimentos. Vou fazê-lo também. OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  4. Eu já quero tirar do original e não consigo por nada, mesmo desmarcando..

    ResponderExcluir
  5. Eu já quero tirar do original e não consigo por nada, mesmo desmarcando..

    ResponderExcluir