domingo, 29 de janeiro de 2012

Um livro sobre livros - e o e-book está lá!

Aumentar Letra Diminuir Letra


Além da iniciativa da Livraria Cultura de tentar fazer com que o ebook seja mais visível para o seu grande público com a colocação de folhetos promocionais (embora apenas três editoras estejam nessa parceria de divulgação) nas lojas físicas, achei esta semana um livro sobre a história do livro onde o e-book já figura.

Trata-se do Livro - uma história viva, de Martyn Lions, publicado pela Editora SENAC São Paulo. Mas, quem tiver a expectativa de que o e-book tenha sido ao menos apresentado com isenção, respirem. Nas 224 páginas do livro há cerca de 4 ou 5 dedicadas a generalidades dos novos meios de disseminação de textos - ao menos em termos de tópicos, pois há comentários sobre o e-book desde o começo do texto.

A proposta de Lions é apresentar a evolução e a influência dos livros em todo o mundo, desde as tabuletas cuneiformes dos sumérios, até o que ele chama de atual revolução da informação. Há boas ilustrações no livro todo, mas quando, nas últimas páginas, o e-book é apresentado, apenas o kindle e o iPad são mencionados; as informações são limitadas e até um pouco duvidosas (há o relato de que uma das queixas quanto ao uso do Kindle seria a necessidade de recarregar a sua bateria - mas considerando sua duração de muitos dias mesmo com o uso intenso.... bom, fiquei surpresa).
Fiquei bem curiosa para saber da reação do público desta publicação em específico quanto ao modo como o e-book é sutil (e um pouco tendenciosamente) apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário