quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Análise detalhada do Duokan

Aumentar Letra Diminuir Letra


O Leitor Kelton Actis preparou o texto abaixo analisando sua experiência com o Duokan:

O Duokan (o nome é uma representação fonética da palavra chinesa 多看, que significa algo como "veja mais" ou "leia mais") é um sistema alternativo desenvolvido para alguns modelos do Kindle. Inicialmente ele foi desenvolvido porque o sistema original não oferecia suporte a caracteres dos idiomas falados na China, o que tornava o aparelho muito pouco interessante para quem gostaria de ler livros na sua própria língua por lá.  Os chineses então resolveram criar o seu próprio sistema para conseguir ler seus livros no aparelho da Amazon.
Eles trabalharam tanto no seu próprio sistema para o Kindle, que ele acabou ficando melhor que o sistema original em alguns aspectos, passando a despertar o interesse de pessoas em outros países. Ele recebeu traduções para outros idiomas, e hoje está espalhado por aí. Mas o que o Duokan tem de bom que o sistema original do Kindle não tem?


1 - Manejamento de arquivos via Wi-Fi

Sim, é isso mesmo. O Duokan cria um pequeno servidor na sua rede wi-fi, fornecendo acesso ao seu conteúdo a qualquer computador que esteja conectado à mesma rede sem fio. Na versão em inglês, esta opção está presente no menu sob o nome de "WiFi Data Transfer". Basta clicar nela com o Wi-Fi ligado, e o Duokan te dará um endereço que deve ser digitado na janela do Windows Explorer. Você poderá acessar os seus arquivos como se estivesse usando um cabo usb.

Além disso, há um serviço se entrega de arquivos via e-mail semelhante (mas não tão bom quanto) ao do Kindle. Você receberá um e-mail como usuario@iduokan.com, para o qual deverá enviar os seus arquivos.


2 - Navegação por pastas

No sistema original do Kindle, o máximo que podemos fazer é organizar os itens por coleções, já que ele se limita a apresentar uma grande lista com todos os seus arquivos. Mas no Duokan, é possível navegar pelas pastas armazenadas no seu Kindle e encontrar os arquivos desejados na pasta em que você os colocou via usb.


3 - Customização

No Duokan, você pode adicionar os seus próprios descansos de tela e as suas fontes preferidas (basta colocar tudo nas pastas apropriadas). Além de poder escolher a sua própria fonte, você pode alterar o espaço entre os parágrafos, e até definir qual será o tamanho das margens à esquerda e no topo.

Você pode escolher ainda a cada quantas viradas de página o Duokan fará o page refresh (aquele momento em que toda a tela fica preta, que no Kindle 3 ocorre necessariamente em todas as viradas de página).





4 - Suporte a arquivos ePub sem DRM.

Uma das principais reclamações em relação ao Kindle é o fato de ele não suportar o formato que é o padrão mundial quando se fala em e-books. Ter um e-reader que lê mobi e não lê ePub é como ter um audio player que só toca wma, sem aceitar mp3. Você sempre pode fazer uma conversão, mas seria muito mais cômodo se ele simplesmente aceitasse o formato mais popular!
Pois bem, com o Duokan você pode ler ePub razoavelmente bem, e também ler arquivos mobi sem DRM (o suporte ao formato mobi foi implementado em uma das últimas versões e ainda não é tão bom quanto o suporte ao ePub).
Assim como no Kindle, nos arquivos ePub, mobi e txt, o Duokan permite fazer marcações e anotações.
Ele também possui suporte a dicionários, mas colocá-los no Duokan não é tão simples quanto no Kindle, e eles não apresentam a mesma qualidade.
Há suporte à função text to speech em mandarim, cantonês e inglês, com vozes masculinas e femininas. Este recurso, entretanto, não atinge o padrão de qualidade atingido pelo seu correspondente no sistema original.
O usuário também pode definir na opção "Start Auto Next Page" um tempo padrão após o qual o sistema avançará automaticamente para a próxima página do documento (eu pessoalmente não vejo muita utilidade pra essa função - é o cúmulo da preguiça).


5 - Um music player de verdade.

OK, você não vai ter a mesma experiência que tem ao ouvir música no seu computador ou no seu celular. Mas pra quem quer ler um livro ouvindo um sonzinho, o Duokan oferece um music player com comandos avançados em relação ao do Kindle, que inclusive pode ser acessado durante a leitura de qualquer arquivo.

6 - Estatísticas de leitura

Outros e-readers, como o Kobo, oferecem estas estatísticas. O Duokan também oferece este controle no seu Kindle:

6 - Leitura de arquivos PDF com qualidade.

É aqui, sem dúvida, que o Duokan brilha (os outros recursos sozinhos não me fariam instalá-lo no meu Kindle). Veja o vídeo:







Conclusão: o Duokan é melhor que o sistema original do Kindle? Não. Cada um tem seus pontos fortes e seus pontos fracos. Por ser um sistema mais maduro, cheio de serviços periféricos prestados pela Amazon e desenvolvido por quem também projetou o hardware, o sistema original do Kindle ainda é melhor: se eu tivesse que escolher entre um dos dois, jamais abandonaria o sistema original para ficar com o Duokan.

Por sorte, é muito fácil alternar entre um e outro (basta, basicamente, reiniciar o aparelho e escolher o sistema desejado). Os dois sistemas se complementam e certamente juntos podem fazer do seu Kindle um aparelho muito mais completo.

Quem conhece o Duokan há algum tempo sabe que ele melhorou muito. Ele está em constante evolução, recebendo sempre atualizações semanalmente ou a cada quinzena.

Vale a pena instalar o Duokan no Kindle? Talvez sim. Ele tem muito a oferecer, como você pode perceber. Mas instalar um software não oficial em qualquer aparelho é sempre um risco... como aplicativo não-oficial que é, ele fará você perder a garantia do seu amado Kindle e pode implicar riscos ao funcionamento do aparelho. Se você decidir instalá-lo, leia atentamente as instruções e advertências voltadas ao seu aparelho nos links abaixo.

A versão mais atual do Duokan é a 2012 (que unificou os antigos 'Duokan' e 'Duokan Lite') e no momento está disponível para K3 (Kindle Keyboard) e K4NT (Kindle 4 não touch).

Para maiores informações sobre o Duokan, acesse o tópico correspondente no MobileRead: http://www.mobileread.com/forums/showthread.php?t=150175&highlight=duokan+lite+official

Site oficial do Duokan em inglês: http://en.duokan.com/

Post anterior sobre o Duokan no EbookBR: http://www.ebookbr.com/2011/09/duokan.html

18 comentários:

  1. Errata: no final do texto, onde se lê "a versão mais atual do Kindle é a 2012 [...]", leia-se "a versão mais atual do Duokan é a 2012 [...]".

    ResponderExcluir
  2. Eita, eu que já estuprei meus telefones e computadores com tantos OS'es, achei que o Kindle ia ficar seguro no cantinho dele lá e vcs me mostram isso '-__- tadim dele, vai perder a virgindade rapidinho..

    Vlw pelo post, eu ia atrás de algum firmware/OS modificado pro meu novo Kindle 4NT daqui a um tempo e agora já tá na mão =D

    Assim que eu colocar aqui posso dar meu parecer por aqui mesmo ")

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Existe uma versão que pode ser instalada no Kindle DX, mas acredito que ela não é atualizada há algum tempo. Acho que já ouvi falar em um hack que permite instalar essa versão do post no KDX, mas não sei como ela se comporta no aparelho. Uma pesquisa no MobileRead ou no fórum do próprio site do Duokan deve esclarecer isso.

      Excluir
  4. Faltou um tutoria de como instalar, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as informações disponíveis sobre a instalação estão no link do MobileRead.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Instalei a versão 2012 R1.1 no Kindle 4NT, o leitor de pdf é muito bom mesmo.

    Dica:
    Enquanto instalava apareceu uma tela com uma mensagem como "Aguarde enquanto o kindle se inicializa", o aparelho ficou travado nessa tela por quase duas horas, achei que tinha dado pau, mas depois a instalação prosseguiu normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas horas?! Primeiro: parabéns, você é paciente!! Segundo: chegou a ver por aí sobre isso? É normal demorar assim? Eu provavelmente teria estragado meu Kindle nesse tempo..

      Excluir
    2. Não vi ninguém comentar sobre essa demora, mas também não vi ninguém que tenha instalado essa versão no kindle 4. Quanto a ser paciente... eu já estava tentando desmontar o kindle quando a instalação continuou.

      Excluir
    3. Foto do kindle travado http://i40.tinypic.com/24x27gk.jpg

      Isso ocorre antes do inicio da instalação, antes mesmo de entrar no TEQUILA para configurar o sistema.

      Foto do kindle depois de 2h esperando http://i40.tinypic.com/iztjic.jpg

      Excluir
    4. Valeu por compartilhar isso, Felipe! No K3 não é preciso usar esse tequila! Não conhecia...

      Se alguém tiver um problema parecido com o seu, ao menos vai poder contar com o seu relato aqui.

      Excluir
    5. Poxa valeu mesmo Felipe, isso ajuda demais =)

      Excluir
  7. Instalei o duokan 2012 e retornei ao sistema operacional do kindle. Alguém sabe como entro novamente no duokan sem ter de instalar o launchpad? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só reiniciar o aparelho e escolher o Duokan.

      Excluir
  8. Alguém conseguiu instalar o duokan 2012 no kindle 3.3 sem jailbreak? Tem algum tutorial?

    ResponderExcluir
  9. Consegui instalar o 2012 no kindle 3.3. Apanhei um bocado mas consegui!!! Nos sites que encontrei dizem que vc precisa do Jailbreak para poder instalar o launchpad!! depois de instalado o launchpad é que vc desinstala o jailbreak pra aí sim poder colocar o Duokan 2012. Tente encontrar arquivo: update_jailbreak_0.10.N_k3w-3.2.1_install.bin
    Esse é um jailbreak recente e compatível com nosso 3.3.
    Depois instala o launchpad, desinstala o jailbreak e segue o tutorial que colocaram aqui no ebook Brasil...

    ResponderExcluir