segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Projeto Expanda sua Mente: livro-jogo The Warlock of Firetop Mountain

Aumentar Letra Diminuir Letra


TÍTULO: The Warlok of Firetop Mountain
TEMA: Aventura, livro-jogo
FACILIDADE: Inglês Iniciante (com ajuda de dicionário)
Kindle Store U$3,99

Aproveitando que o Paulo comentou sobre livros jogos no KindleCast n°8, vim compartilhar com vocês uns dos melhores app para Kindle que eu experimentei, trata-se do livro-jogo The Warlock of Firetop Mountain, de Steve Jackson e Ian Livingstone, produzido pela Worldweaver.

Para quem não conhece, os livros-jogos de fantasia foram criados por essa dupla na década de 80, após o lançamento do RPG Dungeons&Dragons na Europa,  introduzindo a ideia de interatividade do RPG em um livro. Surgiu então a coletânea Figthing Fantasy, que por aqui foi traduzida como Aventuras Fantásticas (editora Marques Saraiva), a qual fora publicada por 13 anos seguidos, resultando em 59 títulos, dentre os quais, o primeiro,  recebeu o nome de The Warlock of Firetop Mountain, ou O Feiticeiro da Montanha de Fogo, hoje ele pode ser comprado na Livaria Cultura.

Resumidamente, o livro-jogo conta uma história em que você incorpora o personagem principal. A medida que se avança na leitura, surgem determinadas situações que obrigam o leitor escolher entre dois ou mais caminhos para continuar com a estória. Dependendo do caminho escolhido, você é conduzido a uma página específica,  na qual se apresentam novas situações. Por conseguinte, essa sucessão de escolhas possibilita finais diferentes ao livro.
Além da leitura, propriamente dita, em alguns momentos são utilizados dados de seis faces para definir o vencedor de confrontos.

Tive acesso a alguns livros dessa coleção quando adolescente, os quais foram fundamentais para o incentivo da leitura  na época.

Então, qual grande foi minha surpresa ao encontrar na Kindle Store um app (ou como preferem dizer Kindle Active Content) com o título do primeiro livro-jogo  que li, tratei de fazer o download e aqui registro as impressões.

POR DENTRO DO SISTEMA

A versão digital segue o padrão do livro-jogo original, você é um herói ou heroína, suas características e capacidades são representadas por números em uma ficha de personagem (adventure sheet), a ver:

SKILL: reflete sua destreza com espada, quanto maior melhor
STAMINA: representa sua força vital, quanto maior, mais longe você pode ir na aventura
LUCK: indica o quão sortudo o personagem pode ser, de forma prática, esse indicador pode melhorar os resultados em uma rodada de dados.

Esses três indicadores são determinados no início do jogo automaticamente ou distribuídos de acordo com a vontade do jogador-leitor obedecendo os intervalos de 6 a 8, 12 a 18 e 6 a 10, para Skill, Stamina e Luck, respectivamente. Porém, ao longo do jogo esses valores podem ser alterados.

Para inciar a aventura você recebe uma espada, uma armadura de couro, escudo, uma mochila com provisões (lanterna, pão). O leitor-jogador ainda escolhe uma das poção mágica que podem ser usadas a qualquer momento para recuperar pontos de Skill, Stamina e Luck aos níveis originais, e no caso dessa última, adicionado 1 ponto. Essas poções recebem o nome de Potion of Skill, Strength e Fortune.

O livro-jogo eletrônico inovou na criação do chamado Waypoint, que trata-se de um "marcador de página" criado no momento que o leitor-jogador decide comer alguma refeição (restaurando a Stamina), e que preserva o status atual do personagem (atributos e localização). Por meio dos waypoints, o leitor pode retornar a um ponto anterior aquele escolhido que ocasionou a morte do personagem, por exemplo, para tanto basta carregar dentre os 3 Waypoints possíveis via MENU.

A navegação do livro-jogo é idêntica a qualquer e-livro, para passar a página basta clicar nos botões Avançar e Retroceder/Back no Kindle. Nos momentos em que se precisava fazer uma escolha, usa-se o 5-Way para selecionar dentre as opções apresentadas que automaticamente você é enviado para a página correspondente.


Ao pressionar  botão MENU abre-se uma janela tipica do Kindle pela qual você pode acessar a  Adventure Sheet pela qual se pode conferir os atributos, as poções mágicas, ouro, equipamento e provisões; além disso, pelo menu tem-se acesso ao mapa por onde o personagem passou com o registro de tudo o que encontrado no caminho. É possível acessar as regras do jogo, carregar ou apagar os Waypoints e reiniciar o jogo.

POR DENTRO DA HISTÓRIA

Em busca de aventura, fama e dinheiro, você viaja para uma vila localizada a dois dias do sopé da Montanha Firetop, o santuário do Feiticeiro,  e descobre que a montanha abriga muitos mistérios e perigos. Seduzido pelas estórias de que há um baú de tesouros, você parte em direção a montanha, mesmo sabendo que muito outros aventureiros nunca retornaram de seus túneis e cavernas.

O início da jornada do(a) aventureiro(a) não tem nada muito original, mas quem joga RPG sabe que os inícios das missões são um lugar comum: taverna, recebe uma carta de socorro, aceita um missão, e por ai vai, como esse livro fora escrito na década de 80, não poderia ser diferente.

Independente dessa aparente falta de originalidade, o que mais empolga em ler-jogar esse livro é a experiência de se lançar ao desconhecido. A montanha é quase um organismo vivo próprio, a medida que você avança em suas entranhas, vários seres vão surgindo de forma aleatória, como células de defesa, para confrontar o herói (heroína). Cada escolha de direção pode lhe levar a um perigo diferente, ou a uma câmara secreta com algum item mágico. E sempre que você virar a esquina em um túnel, corre o risco de encontrar o poderoso Feiticeiro da Montanha de Fogo.


SISTEMA DE CONFRONTOS

Na versão física do livro-jogo precisávamos de papel, lápis e dados para rolagem, a versão digital simplificou tudo, basta clicar e selecionar.

De forma resumida, quando há algum desafio lança-se 2 dados e o resultado obtido, somado ao valor do atributo avaliado, é comparado ao resultado o oponente, quem obtiver maior número vence. Por exemplo, enfrentar morcegos alados, o Attack Strength (imagem a direita) é o somatório da Skill com o resultado nos dados, totalizando 20, como os morcegos tem 6 de Skill, eles precisariam tirar no mínimo 15 nos dados, como o máximo seria 12, o herói ganha a disputa, ferindo a criatura, que subtrai dois ou mais pontos da Stamina, a qual chegando a zero resulta em morte do oponente. Se houver empate, ambos perdem o alvo.

O atributo Luck pode ser utilizado para aumentar o dano contra a criatura ou diminuir o dano causado por ela caso você perca a disputa. Chamado de Teste de Sorte ( Test your Luck) consiste em lançar os 2 dados, se o resultado for menor ou igual ao seu número atual do atributo, você foi sortudo, causando o dobro de dano a criatura (4 ao invez de 2), se o resultado for maior, má sorte, a criatura recupera 1 ponto de Stamina. No caso da redução de dano, se for estiver com sorte aumenta 1 ponto de sua Stamina, se for azarado, recebe-se 1 ponto de dano extra. Contudo, toda vez que fizer um teste de sorte é subtraído um ponto da atributo,o que torna cada vez mais arriscado as tentativas.

Há duas forma de lançamento de dados, o QUICK ROLL, que é uma forma aleatória e instantânea, e a FULL TOSS, na qual você assume um controle parcialmente sobre os dados. Na primeira, você clica no botão e é mostrado o resultado de dois dados, na segunda, são mostrados  seis dados dentre os quais, o Kindle seleciona dois, você pode rolar novamente quantos dados quiser e dessa segunda rolagem são selecionados dois números.

Em algumas batalhas, você pode optar por fugir, porém, você receber um dano de 2 pontos na STAMINA pela covardice (ou esperteza). 

COMENTÁRIOS FINAIS

The Warlock of Firetop Mountain foi uma descoberta agradável, a qual me proporcionou uma diversão descontraída e sem compromisso.

A versão digital conseguiu ser superior a versão original, em papel, pela sua praticidade quer na passagem de uma página a outra, quer na resolução dos combates, o que acarretou em manter o clima  gerado pela leitura e gravuras do livro. Todo o sistema funciona de forma adequada, em destaque o acesso ao mapa que sofre atualização constante a medida que novas áreas são descobertas, além de ser indispensável para conclusão dos muitos finais que se pode chegar.

As gravuras são um experiência a parte, por todas elas serem preto-branco, estilo nanquim, ficam excelentes exibidas na tela do Kindle, os traços são bem detalhados o que gera um ambiência maior ao universo proposto pelos autores.

Deixando o saudosismo de lado, recomendo a compra desse e-livro-jogo, app, Active Content, seja lá qual classificação possa receber esse interessante veículo de lazer e aprendizado, uma vez que a leitura em inglês, de forma lúdica, pode proporcionar um grande ganho futuro, principalmente nesse mundo integrado que vivemos.

Quem tiver dificuldades na compra na Kindle Store pode se valer dessa nossa publicação que ensina como adquirir material bloqueado para nossa região http://kindle.blog.br/2011/02/barreiras-virtuais.html.  

2 comentários:

  1. Esse tipo de livro/app não é compativel com os ultimos kindle touch?
    Tenho um kindle touch 3g e nao consegui comprar...

    ResponderExcluir
  2. Daniel,

    É uma reclamação constante dos usuário do Touch. Os app não receberam atualização para funcionar sem o teclado, ou nesse caso sem o botão 5-way.

    Uma pena.

    ResponderExcluir