quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Dicas e atalhos para o Kindle 4

Aumentar Letra Diminuir Letra


Desde o lançamento do Kindle 4 até hoje, não havíamos lançamos uma lista de dicas e atalhos tal qual tínhamos feito para o Kindle 3.
Mas eis que venho sanar o problema, a seguinte lista foi traduzida do fórum móbile read.
OBS: Como não tenho um Kindle 4 alguns dos nomes de menus podem estar errados se estiver me corrijam por favo.


Piscar a tela em toda virada de página:
Nota: Isto requer a Firmware 4.0.1 ou posterior.

Na sua "Home" aperte o botão de "Menu" e escolha Configurações, vá até a página 3 e você verá a opção de Atualização da exibição E-ink a cada virada de página, clique para ativar.


Como usar o visualizador de imagens: 

Funciona como o K3. Crie suas imagens. Coloque as fotos em um arquivo ZIP comprimido. Copie o arquivo ZIP comprimido para a pasta documentos. O arquivo ZIP aparecerá como um livro com o mesmo nome do arquivo em sua home, mas quando aberto mostrará suas fotos. As imagens precisam ter até 800 x 600 pixels embora. Eu testei com 520 x 640 e funcionou bem. 
Se você ativar o modo tela cheia, então imagens maiores que 800 x 600 pixels irão funcionar.


Como importar coleções do PC para o Kindle: 

Criação de Coleções diretamente no Kindle 4 é possível, mas muitos vão achar um trabalho tedioso de fazer sem o teclado físico. Uma boa alternativa é usar a última versão do Kindle para PC e criar suas coleções com ele. A interface do computador é muito mais fácil de trabalhar do que qualquer um dos Kindles. Depois de ter suas coleções dentro do aplicativo Kindle para PC, podemos importá-los para o seu e-reader da seguinte forma. Vá para a sua "Home" e selecione "Ítens Arquivados" . Dentro de Items Arquivados selecione "Adicionar Coleções de Outros Aparelhos". A lista de dispositivos elegíveis para a importação de Coleções é exibida. Selecione o dispositivo correspondente ao seu Kindle para PC. Todas as coleções de Kindle para PC serão importadas para seu Kindle 4 e todos os eBooks associados a cada coleção serão movidos para a Coleção apropriada. 
Importante: Se você não fazer o download dos eBooks para o Kindle antes de importar as coleções, a importação só vai criar Coleções vazias. Mas se o eBooks já estão em seu aparelho quando você importa as coleções eles serão movidos para a Coleção apropriada. 


Como remover as propagandas: 

Vá para o Site da Amazon, acesse sua conta siga para Kindle> Manage Your Kindle> Manage Your Devices. Na coluna Subscribe, clique em Edit ao lado da referência ao seu Kindle 4. Siga as instruções que a tela exibe. Será cobrado US$ 30, que é a diferença de valor entre o kindle com e sem propaganda.
Obs: esta função pode não funcionar para contas com registro fora dos EUA, se for o cas tente mudar temporáriamente seu endereço para algum nos EUA.


Atalhos: 

Para visualizar as informações de rede:
 1. Na sua "Home" aperte  Botão "Menu" e escolha "configurações" 
 2. Pressione e segure o botão "Teclado" 
 3. Pressione o botão para avaçar página do lado direito 

Para ver as informações do dispositivo:
 1. Na sua "Home" aperte  Botão "Menu" e escolha "configurações"
 2. Pressione e segure o botão "Teclado" 
 3. Pressione o botão para voltar página do lado direito 

Fazer uma captura de tela: 
Pressione e segure o botão "Teclado", então pressione o botão "Menu", segure por cerca de 5 segundos a tela irá piscar brevemente. Um arquivo Gif da tela é salvo na pasta documentos.

Atualizar a tela: 
Pressione e segure o botão "Teclado" então pressione o botão "Voltar".

Percorrer abas do teclado rapidamente: 
Com o teclado aberto, pressione a avaçar página para ir para o separador da direita, ou voltar página para mover para a guia do lado esquerdo.

Letra maiúscula: 
Com o teclado aberto, navegue até a letra desejada, pressione e segure o botão teclado então pressione o botão central no controlador de 5 vias. 
Outra forma é com o teclado aberto, navegue até a letra desejda e pressione a avançar página ou voltar página para mover as abas do teclado para a guia das letras maiúsculas.

Adicionar bookmark: 
Prescione e segure o botão "Voltar" então prescione o botão "Teclado". Isso faz uma atualização completa da tela

Avançar 7 letras: 
Com o teclado aberto, pressione e segure o botão "Teclado" então pressione o botão direito ou esquerdo do controlador de 5 vias .

Deletar: 
Com o teclado aberto, pressione e segure o botão "Teclado" então pressione o botão de voltar página do lado direito do seu Kindle.

Espaço: 
Com o teclado aberto, pressione e segure o botão "Teclado" então pressione o botão próxima página do lado direito do seu Kindle.

Cursor para a direita: 
Com o teclado aberto, pressione e segure o botão "Teclado" então pressione o botão próxima página no lado esquerdo do seu Kindle.

Cursor para a esquerda:
Com o teclado aberto, pressione e segure o botão "Teclado" então pressione o botão de voltar página no lado esquerdo do seu Kindle.

7 comentários:

  1. Excelente notícia.

    Como será no Kindle Touch?

    ResponderExcluir
  2. bom esses atalhos mesmo,pois digitar nakele teclado requer uma paciencia monumental,gostaria de te conhecido essa dica de importar coleçoes antes,pois era um tedio na hora de nomea-las

    ResponderExcluir
  3. Estou encontrando problemas para fazê-lo no kindle touch. Quando vou em "ítens arquivados", não tenho a opção de importar do pc. Se ali eu entrar na opção "menu", o máximo que eu tenho é um "import collections" que requer o wi-fi ligado e aqui em casa, como a internet é 3G e o kindle não aceita conexões peer-to-peer, não consigo conectar. Ou seja, dentro de ítens arquivados só aparece o dicionário Oxford.

    ResponderExcluir
  4. Olá, parabéns pelo Blog, muito bom mesmo!
    Quero muito comprar um e-reader e abandonar livros de papel, mas tenho algumas dúvidas:

    - Kindle vs Tablet : o que escolher? Já me disseram que ler muitas horas seguidas no tablet cansa a vista e no Kindle não. É verdade?

    - Kindle não lê formato "epub". É fácil adquirir livros em português em formatos que o Kindle entenda?

    Estou mais inclinado a comprar um tablet, devidos as funcionalidades adicionais em 1 só dispositivo, porém se não for confortável ficar pelo menos 3 horas lendo direto, daí comprarei o Kindle.

    Desculpe enviar estas dúvidas neste post, mas não encontrei seu email particular no site.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Tem como retirar a margem de 5 mm do kindle não, para deixar as letra bem justo ao canto da tela.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rafael Paz,

    - Ler muitas horas no tablet cansam as vistas, sem dúvida. Tem gente que diz que não, mas os olhos ficam muito irritados, após algumas horas, por causa do excesso de luz (faça o teste no notebook ou pc).

    - O kindle não emite luz, sua tecnologia, de e-ink (tinta eletrônica) imita o papel com quase perfeição. Então o cansaço que você terá lendo no kindle será o mesmo do papel(depois de muuuiiitas horas).

    - Sem contar no peso dos tablets que depois de um tempo vão cansar sua mão.A bateria do tablet também dura muito pouco.

    - realmente o kindle não lê epub. mas existe um programa (grátis), o "calibre", que transforma epub no formato do kindle com muita facilidade, praticidade e comodidade. Este programa converte qualquer formato no formato do kindle, e vice-e-versa e envia até por email para o kindle; realmente ele é muito bom!

    - Tinha a mesma dúvida que você, mas acabei optando pelo kindle dx (melhor opção que fiz!); pesquisei muito e cheguei a conclusão que a única coisa que o tablet me ofereceria a mais do que um notebook era a portabilidade (nem tanto, a mais, assim!).

    O tablet é feito para consumir "mídia" (música, vídeos, navegação) ele não foi feito para te proporcionar a melhor experiência em leitura. Ele nem tem bateria para isso!

    Como os adms daquí do blog sempre dizem, a comparação entre o kindle vs tablet é injusta. O tablet nunca te proporcionará a experiência de leitura de um e-reader, da mesma forma que o e-reader não te dará a experiência de "consumo de mídia" que o tablet te dá. Não os vejo como aparelhos excludentes, concorrentes. São dois aparelhos para fins completamente diferentes.

    Outra coisa, com um tablet e todas as opções de "consumo de mídia" que ele possui, será que você conseguirá se concentrar apenas na leitura?

    Escolhí o kindle dx porque com ele, transporto minha bibliotéca para onde eu for. permite horas e mais horas de leitura sem "irritar os olhos". A duração de sua bateria é contada em SEMANAS e não em horas; obriga você a focar toda a sua atenção na leitura; posso checar meus emails; posso comprar livros na amazon e recebê-los em 60 segundos (a amazon virá para o Brasil em 2012); posso ler quadrinhos, pdf, doc, docx; (até onde eu sei. seu eu estiver errado, alguém me corrige por favor) tem 3g grátis no Brasil todo; e ainda é um aparelho muito charmoso!

    Eu optei por fazer o seguinte combo: notebook (portátil, alta produtividade no trabalho, consumo de mídia) e kindle (ultra portátil, leitura voraz de livros, blogs, quadrinhos e música). Mais para frente, comprarei um tablet (Quando tiver melhores condições de focá-lo em produtividade no trabalho).

    É isso! Minha opinião sincera!

    O Paulo Carvalho, que é mais experiente em kindles pode falar com mais detalhes para você.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado Felipe! De fato, acho que no meu caso o Kindle seria uma boa opção, já que tenho uma lista imensa de livros que quero ler....
    Acho que vou optar pelo Kindle 4, pelo preço....

    Valeu pela dica...
    grande abraço

    ResponderExcluir