segunda-feira, 14 de novembro de 2011

E o e-ink colorido?

Aumentar Letra Diminuir Letra


Um assunto que tem gerado muita curiosidade é sobre a possibilidade de termos e-readers com tinta eletrônica colorida.
Existe muita informação na internet, mas tudo está muito disperso, então eu resolvi fazer um apanhado geral sobre tudo o que está rolando.
O termo e-ink colorido não é o mais adequado já que quando falamos sobre e-ink pensamos na tecnologia de microcápsulas da empresa homônima.
Como existem vários concorentes vamos olhar um pouco para cada um deles.

E-ink Triton
A E-ink está pesquisando a tecnologia E-ink Triton, que usa o sistema de microcápsulas coloridas, o primeiro e-reader que usa esta tecnologia é o Havon, um leitor de livros digitais chinês.
Como vocês podem ver no vídeo abaixo as cores são "lavadas",  alêm de terem uma baixa taxa de atualização.

A baixa taxa de atualização impede, que o e-reader rode vídeos, o que pode ser uma limitação forte, tendo em vista os concorrentes.
Neste outro vídeo vemos como a Tecnologia Funciona


Mirasol Qualcomm

É outro grande concorente, as telas mirassol usam uma tecnologia de micro reflexão da luz, baseada no efeito multicolorido das assas das borboletas chamada Imod, o que nos dá uma tela com baixíssimo consumo assim como as e-ink.
Esta tecnologia também permite a exibição de vídeos já que tem uma taxa de atualização de 75hz como vocês podem ver no vídeo


O vídeo abaixo mostra como a tecnologia funciona.


Liquavista
A Liquavista, que pertence a Sansung usa a tecnologia electrowetting.
Esta tecnologia, utiliza uma mistura de fluídos, tinta e óleo sobre uma capada eletrônica, que muda as cores na tela, permite 16,7 milhões de cores e tem a capacidade de rodar vídeos:


No vídeo abaixo entendemos como a tecnologia funciona:





Pixel Qi

Pixel Qi é um display de lcd de baixo consumo e baixa reflexão, o que faz com que ele possa ser lido sob a luz solar.


Entretanto, ele ainda consome mais energia e cansa mais a vista que seus concorrentes.

Híbrido LCD e E-ink

Esta é uma tecnologia que está sendo pesquisada pela Apple, busca juntar o que tem de melhor nas duas tecnologias, a tela é composta de 3 camadas. A película para touch, uma tela transparente de e-ink e a tela de lcd.

Assim ela teria um melhor rendimento de vídeo e o baixo consumo do e-ink.
O mais atrativo é que os próprios programas ligam o lcd quando é nescessário, sem a interveção manual do usuário e também é possível misturar as duas tecnologias numa mesma exibição, com pedaços de lcd e pedaços de e-ink.
Talvez se o e-ink for o colorido e o lcd for o Pixel Qi, isso fique ainda mais interessante.

4 comentários:

  1. Excelente artigo, e excelente vídeos. A tecnologia da Mirasol parece a mais interessante, ao menos no momento: rápida, conseguiram boa resolução, e parece menos complicada que a LiquaVista.

    Apenas um ponto: o artigo precisa urgentemente de uma revisão. Mirasol está escrito errado em um dos subtítulos, e "pertense" é deixar qualquer um sem palavras...

    ResponderExcluir
  2. Super legal o artigo, acho que esse Mirasol será uma revolução total.

    ResponderExcluir
  3. Um tablet com a tela da Mirassol ou semelhante (ou melhor), com preço atraente, fará desaparecer os atuais e-readers.

    ResponderExcluir