quinta-feira, 24 de novembro de 2011

20 anos sem Freddie Mercury

Aumentar Letra Diminuir Letra

No dia 24 de novembro de 1991, o mundo se despedia de  Farrokh Bulsara, o incomparável Freddie Mercury, ou Mister Bad Guy.

Um artista completo, Freddie trilhou junto a banda Queen um caminho de sucesso de 1970 a 1990, emplacando grandes hits que são tocados até hoje. Era um mestre nos palcos, dominando o público com maestria precisa de um cirurgião, quer por seu vigor físico, quer por seus improvisos vocais ou simplesmente  pela luz que se irradiava dele.

Em carreira solo, lançou dois discos, Mr Bad Guy (1984) e Barcelona (1988), aclamados pela crítica.

 E para relembrar essa estrela que ascendeu vítima da AIDS, o KBB indica 2 e-livros contando a história dessa figura ícone do mundo.

Queen: The Ultimate Illustrated History of the Crown  Kings of Rock
Phil Sutcliffe, Kindle Store U$ 14,99
Linguagem: inglês, nível intermediário, com gírias

É um livro que em 288 páginas conta a trajetória da banda por meio de fotos, material de divulgação da época (cartazes, panfletos, capas de album, etc), depoimentos de amigos, críticos e dos próprios integrantes. O livro vale muito pelas fotos e pelos depoimentos, e traz um boa biografia dos integrantes da banda.
Recomendo a leitura desse e-livro em tablets ou PC´s com os aplicativos do Kindle, devido a melhor visualização das imagens, apesar de muitas serem em preto-e-branco, são melhor apreciadas com uma resolução maior, bem como por necessitar um navegador de internet mais prático para visualiza os vários hiperlinks que acrescentam muito conteúdo ao e-livro. Mas se você não se incomoda com fotos em preto-e-branco, a diagramação se encaixa bem nos aparelhos com e-ink.
Se você se interessou, mas prefere o livro físico, a Livraria Cultura dá uma mãozinha por  6 x R$10,75
                           

Freddie Mercury
Peter Freestone e David Evans, KindleStore U$ 9,99
Linguagem: inglês intermediário

Essa obra foi traduzida para o português e recebeu o subtítulo de Memórias do Homem que o Conhecia Melhor, Cultura R$ 39,90.
Esse subtítulo deixa bem claro a pretensão do livro em ser uma biografia baseada no ponto de vista de Peter Freestone que fora o assistente pessoal de Freddie por 12 anos, inclusive estando ao lado do artista no seu leito de morte.
É uma obra contraditória entre os fãs. Muitos acham que o Peter foi superficial e leviano na descrição de Fred, como sendo um "adolescente se descobrindo", outros consideram a biografia um retrato fiel do artistas ao descrever seus hábitos, gostos, sua maestria ao compor músicas, desenvolver as capas dos discos, roupas, etc. Mostra todas as facetas do homem, seus vícios e virtudes.
Mas todos são unânimes em relação a como  Peter descreve o amor de Fred pela vida e pela arte, de como essas duas facetas se misturavam nesse ser humano com brilho próprio. Eu recomendo.


"Who want´s to live for ever? Forever is our today"

Nenhum comentário:

Postar um comentário