terça-feira, 18 de outubro de 2011

Notícias no Kindle via Calibre

Aumentar Letra Diminuir Letra

Pegando carona na dica do Paulo, para quem quiser ler notícias no Kindle sem necessariamente assinar jornais via Amazon, descobri, quase acidentalmente, uma função bacana no Calibre que permite "recolher notícias" de diferentes fontes e armazenar no dispositivo de leitura.


O processo é bem simples: clique no botão "recolher notícias" (um ícone com um N dentro de uma seta) e selecione, no idioma de seu interesse, as fontes que deseja acompanhar.


São onze alternativas disponíveis em português, incluindo A Folha, O Globo e O Estadão. Selecione e defina a periodicidade de atualização pretendida. Após a atualização, basta conectar o kindle ou qualquer dispositivo de leitura e as notícias serão enviadas para o aparelho.

No e-reader você poderá selecionar o modo de visualização. Achei o estilo "view selection list"mais fácil de navegar entre as matérias. Você visualiza um sumário com os artigos agrupados por editorial.

E boa leitura!



Escrito por Maurem Kayna

15 comentários:

  1. Adorei a dica!
    Ainda estou meio perdida com o calibre mas já consegui ler Caros amigos no kindle!

    ResponderExcluir
  2. Michele, como você conseguiu ler Catos Amigos?

    Tem como fazer ele mandar pro @free.kindle?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Caio,
    A revista caros Amigos está na opção "Português Brasileiro".
    Eu acabei de descobrir como configurar o recebimento via @kindle.
    No botão "Conectar/compartilhar" (um pouco mais a direita do botão "Obter Notícias") tem um opção de enviar por e-mail.
    Lá você deve cadastrar o seu @kindle e também o seu endereço de e-mail (gmail ou hotmail) que enviará para seu Kindle. Lembrando que este e-mail deve estar habilitado no site da Amazon.

    ResponderExcluir
  5. Excelente post.
    Muito fácil baixar as notícias por lá, e o formato fica muito confortável pra ler.

    ResponderExcluir
  6. Também da pra se fazer uma lista personalizada a partir de feeds (rss) que não estão presentes no calibre.

    ResponderExcluir
  7. Post muito legal! Obrigado.

    Respondendo a pergunta do Caio... ele envia pro @free.kindle sim.

    ResponderExcluir
  8. Alguém tentou baixar as notícias/artigos da Revista Piauí? Aqui é a única fonte das disponíveis no Calibre que não está funcionando.

    Alguém poderia postar um tutorial de como baixar notícias de outros sites via calibre? Ou é algo mais complicado de fazer?

    ResponderExcluir
  9. Tb dá pra ler seu google reader no kindle. O calibre puxa tudo e manda pra vc. Clica em 'agendar download de notícias'. Vai aparecer uma lista de línguas, mas tem um chamado DESCONHECIDO. Lá vc coloca a senha do google reader e todo dia vc vai recebê-lo no kindle.

    ResponderExcluir
  10. Valeu, anônimo. Mas aqui o calibre tá importanto só os links. Tem alguma configuração para importar todo o texto? No próprio google reader também só estão aparecendo os links.

    ResponderExcluir
  11. Quando o proprio google reader só mostra o link, é pq o proprio dono do site/blog configurou para só aparecer isso. O calibre vai puxar exatamente como vc vê no google reader.

    ResponderExcluir
  12. Também estou tendo o mesmo problema do João. Só consigo ver os links das noticias no Kindle (agendei p receber noticias do Estadão e do Globo). Alguem sabe como resolver isso?

    ResponderExcluir
  13. 2 problemas:
    Primeiro: O calibre não envia para o email kindle, dá erro!
    Segundo: O email kindle não envia automaticamente para o aparelho, eu tenho que entrar no email e colocar a opção manualmente.

    ResponderExcluir