sábado, 3 de setembro de 2011

Rapidinha: E-ink colorida mais perto de nós

Aumentar Letra Diminuir Letra

Na feira de tecnologia (eletrônicos e eletrodomésticos) IFA desse ano o uso da tela e-ink foi demonstrada com muita diversidade.

Anúncio chamativo, em cartão de crédito, screen de relógio de pulso e tela semi-flexivel, foram uma das utilidades mostradas nos stands.

Mas o que mais chamou a atenção foi a já conhecida tela Triton, uma e-ink colorida que, apesar de empresas como  a Havon já utilizar,  estava em fase de desenvolvimento, estava não ainda está.

A tela demonstrada,  em um protótipo, com dimensões similares do novo Nook, tem apenas 160 dpi, mas já impressiona pelas cores, ainda pálidas, que mostra no visor.


A Epson está trabalhando em conjunto com E Ink CMO Peruvemba, desenvolvedora da tecnologia, em uma tela colorida com capacidade de 300dpi.
Fonte:Slash Gear

19 comentários:

  1. Estava na esperança de que tivesse um anúncio de um kindle com e-ink colorido, mas os boatos confirmam para um tablet amazon, então tive de me contentar com um K3, que será bem útil nesse momento.

    ResponderExcluir
  2. Tablet da Amazon? Que história é essa?

    ResponderExcluir
  3. Cristiano, por onde tem andado? hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Alguma novidade sobre algum novo Kindle? Se tem e-ink colorido ou tela touch?

    ResponderExcluir
  5. Dennis,

    Obrigado por nos acompanhar e pelas suas perguntas. Então, vamos a elas:

    Ainda nada de oficial. As especulações comentam sobre tela sensível ao toque e redução do preço,provável,dos modelos antigos.

    Eu não sei se a Amazon vai lançar um tablet eu kindle e-ink simultâneo.

    Sobre tela colorida, na ultima entrevista que o Bezos concedeu ele diz que elas ainda necessitam aprimoramento.Então, teremos que esperar.

    ResponderExcluir
  6. Rezo diariamente para que a Amazon lance um novo kindle e-ink com tela touchscreen. É tudo que quero.
    Claro, que lance seu tablet, se divirta, mas não esqueça de nós, fãs do e-ink.

    ResponderExcluir
  7. May faço das suas palavras as minhas. Sou um pouco mais otimista, pois espero que além de e-ink e touchscreen, implementemm uma tela maior, algo em torno de 7', com suporte a pdf e epub, ambos com drm.

    May já teve oportunidade de ver o Sony Daily Reader?

    ResponderExcluir
  8. Agradeceria se pudesse me ajudar resolvendo algumas dúvidas sobre o Kindle.
    Ele somente lê arquivos com DRM da Amazon?
    Ele lê arquivos baixados da internet ("livros piratas")?
    É possível ler PDF's em imagem nele (necessário zoom dependendo da qualidade)?
    As conversões para o formato nativo dele costumam ficar boas?
    Ele lê apresentações do Power Point caso tenham sido convertidas em PDF?

    ResponderExcluir
  9. Oi Blink!
    Se o arquivo tem DRM, ele só lê o da Amazon (ou seja, não lê arquivos com DRM da Cultura, Submarino, etc.).
    Ele lê arquivos baixados da internet em pdf e creio que alguns outros formatos, não sei ao certo.
    É possível ler PDFs comuns, dá para dar zoom, mas dependendo a qualidade fica muito ruim MAS dá para converter o pdf com o Calibre para o formato nativo do Kindle e você lê melhor do que no formato pdf mesmo. Não sei quão bom, mas sei que é melhor do que pdf.
    Até onde sei, se está em PDF ele lê qualquer coisa, independente do conteúdo. Claro que imagens podem ter problemas de aparecer bem mal...

    ResponderExcluir
  10. Cadu, 7' seria legal, mas acho que fica no limite também, antes de ficar grande. Se for touch, provavelmente retiram o teclado e daí já aumenta bastante, creio eu.
    Um suporte a pdf com DRM seria legal (suporte a adobe editions? :) )
    Não vi sobre esse Sony Daily, mas vou pesquisar agora ;)

    ResponderExcluir
  11. Isso May, a ideia do reader ser 7' é justamente para ser menos sofrível a leitura de PDFs. A rigor esse tamanho lembra muito o tamanho de um livro normal. Para quem pretende adquirir livros técnicos aqui no BR, o suporte a adobe editions é fundamental, embora tenha no mercado alguns títulos no formato ePUB.

    O único problema desse Sony Daily é o preço. Só vou decidir qual reader comprar, depois que o novo kindle for lançado.

    ResponderExcluir
  12. Assim com o Cadu meu intúito é ler livros técnicos (programação).
    Problema é que a maioria dos livros técnicos em PDF é feito através de SCAN (imagem) e não texto.
    Desta forma algum software consegue converter?
    Estou realmente meio receoso em comprar o Kindle 3 (único que eu compraria) e não ter o resultado esperado. :/

    ResponderExcluir
  13. Blink,

    Obrigado por participar do nosso blog KBB.

    Em relação ao seu caso específico, não recomendo um Kindle ou qualquer outro e-reader com tecnologia e-ink.

    Como as sua fonte de leitura são livros scaneados, o que é ilegal, o mais recomendado é um tablet com um bom aplicativo de leitura de pdf.

    Existe um programa que faz o reconhecimento das letras de um scan e converte para .doc, e após esse processo é possível fazer o que a May sugeriu, converter via Calibre ao formato do Kindle. Mas o trabalho é muito grande, o que inviabiliza a praticidade.

    Fique a vontade para comentar e perguntar.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, talvez essa notícia do Novo Kindle da Amazon, extraída do site reuters possa virar um post:

    http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRSPE7840DV20110905

    Abraço,

    Cadu

    ResponderExcluir
  15. Blink, existe, sim, um programa para converter imagem em arquivo editável e, daí, a pdf. Mas acho, também que um tablet possa ser mais adequado. Como são livros técnicos de programação, creio que não irá ficar olhando para eles por muitas horas a fio, o que faz o fator de cansaço dos olhos não válido.
    O preço dos tablets pode ser um problema, mas temos muitos tablets android (xing ling) que funcionam bem e são baratos...

    ResponderExcluir
  16. É tá mais pra Tablet que pra e-reader. De qualquer forma, acho que esse novo "leitor" será um sistema hibrido, mesclando tablet e ereader...

    ResponderExcluir
  17. Eu só queria saber quando os displays Mirasol da Qualcomm com tecnologia e-ink colorida vão sair.
    Eles tem até um site bonito mas nada de novidades.

    ResponderExcluir
  18. As publicações cientificas têm a finalidade de registrar os conhecimentos e submeter a todos que o leiam para absorção ou refutação. e o modo atual de construção da Ciência.
    O cientista publica seus trabalhos em periódicos científicos porque neles há uma revisão dos pares (outros cientistas que trabalham no mesmo objeto de estudo). A editora da publicação cientifica recebe o artigo e manda para duas pessoas qualificadas analisarem. Se o artigo for recusado para publicação ele é devolvido para quem o mandou com os pareceres dos analista. Muitas vezes o artigo é devolvido para aperfeiçoamento ou correções. Para publicação em uma revista conceituada o artigo tem que ser aprovado em sua forma final. Na maioria das revistas quem analisa os artigos não sabe quem o submeteu.
    Os artigos científicos, nos moldes atuais, são frutos de uma evolução de mais de 300 anos. O modelo de escrita evoluiu para utilização de uma linguagem precisa e econômica além de ser muito trabalhosa pois ele deve fornecer informações para que outra pessoa com os conhecimentos técnicos equivalentes possa reproduzir todas as experiências utilizadas. Para isso constam referencias de trabalhos de outros autores. Assim se foi realizado um ensaio utilizando um procedimento descrito por outro escreve-se: utilizou-se a maneira de Sicrano (2011) para a obtenção de dados A, B e C. Sicrano (2011) foi alguem que publicou um trabalho em 2011 e esse trabalho é citado no final do documento a fim de quem quiser reproduzir a experiência ir atras do trabalho e assim obter os dados necessários.
    O texto científico tem a intenção de mostrar conhecimentos gerados, expondo os métodos de trabalho e raciocínios criando, dessa maneira a Ciência.
    Qualquer pessoa pode se submeter á formação de um cientista e desenvolver seus trabalhos. É toda uma comunidade que desenvolve o conhecimento.
    Espero ter contribuido para esclarecimento de alguns pontos.

    ResponderExcluir