sábado, 24 de setembro de 2011

Duokan

Aumentar Letra Diminuir Letra


O Duokan é um sistema operacional para o kindle feito pelos chineses, originalmente o projeto pretendia adptar o kindle aos caracteres chineses, mas atualmente ele apresenta muito mais funções.
Entre as principais vantagens estão a leitura de EPUB, CHM, DOC e outros além de um suporte a pdf muito melhor que o original do kindle.
O Duokan não necessita de Jailbreak, ele se instala junto ao sistema operacional do kindle, você escolhe qual quer usar na hora do boot, e o processo de instalação é totalmente reversível.

Segue agora um breve tutorial de como instalar o Duokan feito pelo Júnior da comunidade Kindle no orkut.

1-Não é necessario Jailbreak.


2-Faça o download do Duokan nesse link:
3-Após extrair o arquivo .rar, vão aparecer varias pastas, copiem as 3 pastas que começam com DK para a pasta raiz do kindle, que é aquele em que aparecem as pastas audible, documents e music.
4-Agora notem que existem outras pastas com nomes em chinês, dentro de algumas vão encontrar subpastas com nomes iniciados com k2, k3 e dxg, que correspondem ao kindle 2, 3, ou dx, abra a subpasta referente ao modelo do seu kindle e copie todos os arquivos .BIN para a pasta raiz do seu kindle.
5-Depois de copiados todos os arquivos, desconecte o kindle (tenha certeza que há bateria suficiente para prosseguir)
No Kindle, vá em Home, Menu, Settings e precione Menu novamente. Aparecerá a opção Update your Kindle. Clique em ok e aguarde o update. 
6-Quando aparecer o duokan na tela, apertem o botão "Q" (se apertam w vai iniciar o sistema da amazon)
7-Para voltar ao sistema da amazon entrem em settings e busquem a opção “Switch to Kindle”. Em settings tambem vão encontrar "uninstall Duokan"


Entre as desvantagens estão a falta de suporte a alguns acentos, os desenvolvedores prometem uma versão internacional com suporte mas ainda nada, alguns usuários comentaram que não conseguiram fazer o wi-fi funcionar, mas de acordo com os fóruns internacional esta funcionalidade não tem problemas.
Apesar de ler e-pub o Duokan ainda não oferece suporte a DRM.

Quem quiser mais informações sobre o Duokan pode ver estes sites.

28 comentários:

  1. Eu instalei e usei algumas vezes, mas não me entusiasmou.

    As fontes são muito feias.

    ResponderExcluir
  2. Parece que é possível trocar as fontes

    ResponderExcluir
  3. Me parece que não funciona na versão 3.2.1, e também não funciona se já tiver algum jailbreak instalado (como o hack para poder trocar os descansos de tela)...

    ResponderExcluir
  4. Coincidentemente eu instalei no meu Kindle essa semana. O problema é que pra você instalar no 3.2.1 é preciso fazer o jailbreak e entrar via SSH pela wifi, o que é chatinho de se fazer sem o tutorial adequado e lá dentro rodar o script de instalação.

    O que eu não curti, além da falta de acentos etc, é a que todos os documentos aparecem na lista do Duokan, o que vira uma zona. Ele pega todos os TXTs, JPGs, MOBIs etc e coloca em uma lista longa desorganizada. Achei que ele pegaria só os arquivos das pastas iniciadas com DK.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que me empolguei mas não gostei da formatação dos textos nem do caos que se estabeleceu entre meus 300 e poucos arquivos, sem poder classificá-los. Os avanços na leitura dos pdfs são muito bons mas ainda não valem o uso do sistema.

    ResponderExcluir
  6. E eu confesso que sou bem acanhada para fazer esse tipo de intervenções. Sempre temo algum quiprocó que eu não saiba reverter depois.

    ResponderExcluir
  7. Será que tem como pegar só a parte dos PDFs?

    ResponderExcluir
  8. Creio que não. Bem que a Amazon podia melhorar as coisas nesse sentido. Um zoom melhorado pelo menos. Vou acabar comprando um iPad só por conta dos PDFs.

    ResponderExcluir
  9. Leandro o que dá pra fazer é deixar instalado e só entrar no duokan quando for ler pdf

    ResponderExcluir
  10. Pra quem quer usar para ler pdf, pode instalar o Duokan lite (pdf, txt e epub, apenas), o launchpad e o script para fazer o chaveamento. Instruções aqui: http://www.mobileread.com/forums/showthread.php?t=150175
    Particularmente, também não me entusiasmei com o Duokan, ainda mais que tem problemas com acentos. Não acho que valha a pena só por conta de ser um pouquinho melhor com pdf. Quanto a epub, o Calibre converte muito bem para mobi.

    ResponderExcluir
  11. Excelente, já conhecia esse sistema e uso no meu Kindle 3. Adorei e não inicio mais meu sistema do Kindle, pois o Duokan é bem melhor, fica melhor para ver manga, quadrinho e até livros.

    ResponderExcluir
  12. Para quem quiser instalar o Duokan lite no Kindle 3, preparei um tutorial: http://zeribeiropena.wordpress.com/2011/10/09/duokan-lite-para-kindle/.

    ResponderExcluir
  13. Oi, confesso minha ignorancia, mas... como faço para adicionar meus ebooks e pdfs no duokan? Grato!

    ResponderExcluir
  14. Pelo que ouço das pessoas (não instalei no meu kindle) basta você colocar na pasta documents que o duokan mostra tudo, mas vc também pode colocar na pasta dkdocuments(não sei se é exatamente assim mas é algo parecido)

    ResponderExcluir
  15. Oi, basta por o PDF, na pasta DK_Documents (algo assim, não sei se é exatamente isso).Eu costumo também criar dentro dela sub pastas e colocar nelas. Saiu uma versão nova do duokan, também seria interessante dar uma olhada, grato.

    ResponderExcluir
  16. Oi Paulo e Felipo, agradeço a presteza em ajudar! Já estou lendo um PDFzinho no Kindle-Duokan!!!! Realmente é bem melhor que o OS da amazon para PDFs. Rezo para que implementem logo os acentos e a língua portuguesa. Falar nisso, como faço pra atualizar o Duokan Lite? Vcs sabem? Tentei pela wireless, mas não deu! O Wifi fica indo e voltando....
    Mais uma vez, grato pela ajuda!

    ResponderExcluir
  17. ´Tenta instalar do zero, digo tira o arquivo do antigo e coloca do novo e depois recoloca seus PDF. Não mexi no meu ainda, mas pretendo por hoje ou amanhã a nova versão, ai se precisar explico.

    Para ler manga e hq também ajuda muito.

    Quem tiver interesse, também vendo Kindles 3 e Aluratek Pro, novos e lacrados.

    Meus anúncios - http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=338295

    ResponderExcluir
  18. Não achei a nova versão do Duokan lite. Ela data de quando?

    Alguém sabe se se no Duokan full é possível aumentar a fonte de um arquivo doc, como fazemos com arquivo mobi?

    ResponderExcluir
  19. É só acessar o site oficial. Mas em todo caso segue o link> http://www.kuaipan.cn/index.php?ac=file&oid=26933409200734209 , clique no primeiro botão a esquerda (azul).

    Não sei, mas creio que deve estar melhor e prefiro usar sempre PDF no Duokan, pois fica idêntico ao PC.

    ResponderExcluir
  20. Uma boa opção pra ler PDFs bem no próprio sistema do Kindle é usar essa ferramenta: http://www.pdfscissors.com/

    Com ela, você seleciona só a área que contém texto no arquivo. O programa cortará fora todo o resto.

    Já dá uma bela força...

    ResponderExcluir
  21. Felipo,

    Ja baixei e achei bem legal. Meu kindle não tem ligado sozinho como acontecia antes, e além disso tem o ajuste "darkness" que tb melhora a leitura a leitura de pdf.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Não funciona no meu kindle 3g keyboard! Não instala nem o Duokan daqui quanto do site oficial nem mesmo o lite. Preciso mt de ler pdf com uma qualidade melhorada mas estou desistindo. Restaurei o kindle para padrões de fábrica já que o jailbreak não desinstalava e minha firmware já é atulalizada para 3.3. Deram os erros U007 e U004 nas tentativas. Alguém teve o problema e poderia me ajudar? Obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Pessoal, instalei a versão lite, achei melhor que a full, além de ter a opção para língua portuguesa para o sistema. Coloquei um arquivo PDF em documents e li pelo DUOKAN. Parece ser mais rápido que o SO Kindle. Vem com pouca opção para o zoom. Mas, o suficiente para alargar a pagina na tela inteira. Não tem zoom manual.
    claro que fica melhor com orientação paisagem. A mudança de página é rápida. A organização dos arquivos é um pouco melhor. Tem sim a opção de pastas. Basta apertar X e mudar para Rótulos.
    Claro que a exibição do PDF depende muito da formatação do arquivo. Tenho vários livros aqui em PDF e alguns consigo ler e outro não (a fonte fica pequena). Vou tentar converter para epub e ver o que dá. Depois post um comentário.
    A princípio não gostei. Prefiro o velhor SO Kindle, pois tenho um dicionário Houaiss para português português que eu fiz no inicio do ano (segui instruções daqui do KBB) e instalei no Kindle.
    Um abraço a todos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  24. Alguém tem algum tutorial pra instalar o Duokan Lite pra versão 3.3? Tentei e não deu certo.

    ResponderExcluir
  25. Consegui, não sabia que meu Kindle já tinha sofrido um jailbreak. Entrei no duokan lite, fiz uns testes, e saí (voltei ao SO Kindle). Como faço pra ir pro Duokan de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, pra voltar pro duokan é só reiniciar o kindle e selecionálo na inicialização.

      Excluir