sábado, 13 de agosto de 2011

TRANSFORME SEUS ESCRITOS EM E-LIVROS

Aumentar Letra Diminuir Letra


Sem a intenção de mexer no mercado das recentíssimas editoras de e-livros (também sou um) mas, levando em conta que esse blog é uma entidade que compartilha interesses convergentes (tudo que escrevemos, lemos ou recebemos uma hora vai parar no Kindle)..resolvi (com o auxilio luxuoso do Edson Tandello) compartilhar uma pequena experiência de como Transformar seus escritos em e-livro  para Kindle.

Seja uns poemas ou uma obra de ficção extensa. Seja um caderno de receitas, uma carta de amor, um diário de bordo, anotações de viagens ou seu material de trabalho, tudo pode ir para o kindle. 
Neste primeiro (sou otimista) post, mostro como organizar um texto, no word, usando títulos; como converte-lo em html, como transforma-lo e-livro no formato MOBI (que é bem lido no Kindle).
Atitude 1  
  • Passe tudo para o Word. 

  • Divida tudo em capítulos.

  • Titule esses capítulos.

  • Marque com o cursor onde os títulos dos capítulos vão aparecer.(geralmente na primeira página)

  • Se você usar o Office 2010 selecione com o cursor todos os títulos; vá à função estilo e escolha a opção título (assim o Word saberá que as palavras selecionadas servirão de titulo), depois vá a função referencia – nela - na guia sumário e escolha uma das opções. 

  • Pronto, seu livro já tem índice de capítulos. Isso vai servir, para quando estiver no Kindle, você possa acessar o inicio da página desejada a partir da página inicial.

  • Feito isso, divida – com a função quebrar página – todos os capítulos.

  • Faça a revisão gramatical, ortográfica e a de estilo (essa é importante) e salve o documento no formato Página da web, filtrada.


Atitude 2 

  • Abra o Mobipocket Creator (se não tem baixe da      http://www.mobipocket.com/en/DownloadSoft/default.asp?Language=EN  ).

  • Feito isso, clique em HTML document, na função browse indique onde salvou seu livro e mande importar.

  • Quando abrir a função Publication Files vai aparecer um arquivo com o nome do seu livro, ai, na função cover image selecione a sua capa (se tiver), caso não tenha selecione o arquivo com nome do seu livro e clique em Buid.

  • Como as primeiras vezes servirão apenas de teste, deixe as funções compression e no encryption da forma que aparecem marcadas e clique em Build e depois em ok (seu e-livro está quase nascendo) .

  • A pasta onde ele foi criado vai abrir, você vai encontrar seu pequeno primeiro filhote de e-livro nela, clique com o lado direito do mouse ou do pad e mande abrir com Amazon Kindle For PC...e pronto...seu primeiro e-livro nasceu. Boa leitura.


Caso o post tenha interessados, no próximo falarei sobre ilustrações, diagramação avançada, dicionário, etc...e como vende-los na amazon e outras.

7 comentários:

  1. Ótima ideia.

    E que tal dicas usando o OpenOffice e o Calibre também?

    []'s
    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Edson,
    Demais seu tutorial, vai ser muito util nos meus trabalhos.
    Grande abraço e continue postando coisas legais. Passou aqui todos os dias.
    Denise

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim...
    Alguém disposto a desmistificar a criação de e-books.
    Será muito útil para mim também.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Edson.
    A idéia aqui é mesmo dar um tutorial básico sobre a criação de um e-Book.
    Só que vale ressaltar que uma criação profissional, passa também por uma revisão editorial, uma boa diagramação, composição de capa, de índice, etc. etc. Para isso, apesar de podermos quebrar a cabeça por nós mesmos, minha recomendação é buscar uma empresa especializada como a KBR da Noga, por exemplo.
    Só uma última coisa : não entendi o "auxilio luxuoso do Edson Tandello" .... Não estou fazendo nada.... :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Boas dicas! Ficarei aguardando as próximas sobre ilustrações, diagramação avançada, dicionário, etc...

    ResponderExcluir
  6. Edson, tenho o hábito de fazer anotações em meus arquivos e colocar como notas de rodapé, só que na hora de transformar isso em um e-book, não achei nenhuma solução interessante, todas ficam no final do capítulo, não no rodapé. Será que tem como, ou terei de me contentar com elas no final mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Edson Gonçalves

    Muito bom, continue nos ajudando para fazer com os e-books gostaria de saber também no caso de um livro tiver figura, elas não distorcem?

    Obrigado

    ResponderExcluir