sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Republicando : Que tal um joguinho no Kindle

Aumentar Letra Diminuir Letra

Este post foi ao ar originalmente em 22 de Fevereiro de 2010.
Só que recebi um e-mail de um leitor falando do tema e acho que como passou muito tempo e muita gente que nos acompanha agora não sabe deste "easter egg" (é assim que o pessoal de tecnologia chama as coisas ocultas nos softwares que não estão nos manuais), estou republicando o post integralmente abaixo. Boa diversão :

Que tal um "joguinho" no Kindle ?


Poucas pessoas sabem, mas o Kindle sai de fábrica com dois jogos...
É. Isso mesmo que você leu... por incrível que pareça, o Kindle traz um dos chamados pelos nerds de "easter egg" (ovo de páscoa) - que nada mas é que um subprograma (ou mensagem, ou imagem) escondido e que só pode ser acessado se o usuário souber a combinação correta de teclas para ativá-lo.

Imagine: depois de ler inúmeras páginas de seu livro preferido no Kindle você quer "descansar" os neurônios... pode ligar o tocador de MP3 do Kindle (teclando ALT + SPACE) - mas para isso terá que ter baixado suas músicas para ele; ou... jogar um dos dois games smples que já estão no aparelho, teclando de uma só vez SHIFT + ALT + M  (Shift é a seta para cima...).

Quando você aperta esta combinação de teclas, o Kindle apresenta o jogo Minesweeper (mais conhecido em português como Campo Minado...



Aparece uma tela de 8 x 10 e inicia-se a contagem de 10 minutos para você encontrar todas as bombas sem clicar diretamente sobre elas, ou será o fim do jogo para você... (a contagem de tempo só inicia mesmo a partir do primeiro movimento)
O processo para jogar é simples : movimente o quadradinho selecionado usando o joystick do Kindle e quando chegar na celula escolhida você pode só marcá-la pressionando M (indicando que você acha que ali tem uma mina), ou abir a célula pressionando o joystick. Se você abrir uma célula com uma bomba, aparecererá um X e a mensagem que você perdeu (You lost!).  O número que aparece na célula significa quantas bombas são adjacentes àquela célula (inclusive adjacente aos cantos) e te ajuda a descobrir o que abrir ou não...
Para reiniciar o jogo (tendo perdido ou não), basta teclar R.
No Menu, aparece alguma opções : voltar para a tela de Home do Kindle, ir para a Kindle Store comprar algum livro (isto está em todo lugar....) mudar para um nível mais fácil (painel de 4 x 5 com 5 minas) ou um mais difícil (painel de 14 x 14 com 40 minas) ou mesmo voltar ao normal (painel de 8 x 10 com 10 minas)

O outro jogo - GoMoKu, você acessa teclando G quando estiver na tela do campo minado.
Este tem as explicações na própria tela e consiste em conseguir ganhar o Kindle, colocando seu simbolos (X) em 5 células adjacentes, antes que o Kindle consiga colocar os simbolos dele (O). Você movimenta com o Joystick e seleciona onde colocar seu simbolo clicando com o Joystick.
Só tem uma coisa chata (ou melhor, "desleal") que é você poder a qualquer momento trocar de lado, passando a assumir os simbolos do Kindle e este os seus. Assim, quando você vê que o jogo está perdido, basta clicar no S e passar a ser o vencedor. Bem desonesto, não ??
Além disso o Kindle vai acumulando quantas cada um ganhou (até você voltar ao Home).
E, aqui, no Menu só tem a opção de Home e, advinha qual mais .... claro, a de ir a loja da Kindle comprar um livro....


Agora, se você gostou de fazer algo mais com seu Kindle, além de ler livros, fique sabendo que a loja da Amazon (Kindle  Store) tem vários outros jogos disponíveis para o Kindle : Jogo da Velha, Mathdoku, Sodoku (tá muito em moda hoje em dia), Torre de Hanoi, etc... A parte ruim é que você terá que desembolsar USD 2,99 para baixar cada um deles (apesar de todos ter um preview disponível gratuitamente).

5 comentários:

  1. Pois é... eu vi esse post na primeira vez que ele saiu aqui no Kindle Blog Brasil e de vez em quando, eu até jogo o campo minado.

    Mas sobre os outros jogos , não dá para comprar aqui do Brasil, no site da amazon aparece que não está disponível para américa latina...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, gostei da dica. Eu sempre achei que a Amazon tinha abandonado com a ideia de apps no kindle, visto que nunca tive notícias de um (até agora) e que já tentei várias vezes pegar o SDK do kindle pra desenvolver algo e nunca me deram resposta.

    Vocês tem alguma ideia de quando vão liberar denovo?

    ResponderExcluir
  3. Funcionou beleza no meu kindle DX também.
    Chato foi não dar pra comprar jogos pro Kindle no brasil, como sudoku. Será que se usar algum programa pra ficar com ip americano da pra comprar e passar por usb? Fico meio com medo de fazer isso e dar problema. Já vi jogo pra baixar de graça de outro lugar também, mas acho que isso deve ser pirata e pode perder garantia, etc. Se alguém tiver uma idéia de como faço pra jogar os outros jogos, eu agradeço.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Imyra, Higgor e Lorenzo,

    Obridado por participarem do KBB com seus comentários.

    Quanto ao uso de outros aplicativos no Kindle, a Amazon realmente ainda não liberou oficialmente, porém leiam essa matéria publicada em em Fevereiro desse ano aqui no KBB:

    http://kindle.blog.br/2011/02/barreiras-virtuais.html

    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pela dica, Emanuel Maciel!
    Eu não lembrava dessa postagem, ajudou muito!

    Deixando claro que, por mim, eu compraria os jogos no Brasil pagando a taxa de 3g numa boa. O problema é não existir a opção de comprar no Brasil. Comprei a versão de teste e alguns jogos grátis (e transferi por usb), mas devo comprar alguns jogos (pelo menos o Sudoku) em breve. Uma pena que tenha que 'burlar' para conseguir *comprar* um jogo *original*.

    ResponderExcluir