quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Desafio KBB: " Os e-readers e e-books para o público infantil "

Aumentar Letra Diminuir Letra

Estreando o novo projeto do KBB, com um parabéns ao Edson pela ideia fantástica de aproximar todos que fazem esse blog existir.

Agora, vamos as considerações:

Desde do surgimento do Kindle sempre tive a preocupação de como seriam os livros infantis no formato digital sem cores.

Com o advento do iPad, vi que os livros poderiam ser muito mais que livros, a interatividade proporcionada por esse dispositivo, aproximou os e-livros da fronteira dos video games. Nada contra, eu particularmente devo aos video games meu aprendizado da língua inglesa, do desenvolvimento da imaginação, mas cada um com seu cada qual: livro é livro, video game é video game.

Então, sentei os olhos no computador para garimpar e-livros para crianças, atraentes no conteúdo e na forma.

Um dos melhores achados:

Cinder-Smella, A Timelles Tale of Stinky Feet, Amazon, U$4,99
Alan Sitomer , Allison Bair 


É um livro em inglês acessível (como um bom livro infantil) cuja diagramação do original impresso casou como uma luva na tela de 6 " do Kindle.
Eu "testei" o livros com duas crianças, um "sobrinho" de 8 anos, nerdzinho (com orgulho!) devorador de livros, e uma garotinha de  5 anos acompanhando a minha leitura (e parca tradução).

Nos dois casos, após uma rápida adaptação a nova tecnologia do Kindle, as crianças ficaram encantadas com a história do Alan Sitomer e principalmente com as ilustrações bem direcionadas da Allison Bair que não ceifaram a imaginação livre.
                                                   
                                                   A estória do livro é baseada no conto da Cinderela (óbvio) mas narra de uma forma bem divertida como um pessoa diferente pode superar as dificuldades, no caso da Cindersmella, o chulé :).

Mas Emanuel, meu filho e eu não lemos em inglês, não há nada em português?

Temos sim:

E-livros Infantojuvenis


O chamado da Selva - O diário das aventuras de Buck, Amazon U$ 4,00
Jack London , Elizabeth Campbell , Rafael Rogel 

Esse é um livro para se ler com com seus filhos.
Conta as aventuras de um cão afastado do convívio com sua família e lavado para um mundo gelado: chão gelado, comida gelada, sentimentos gelados. E aos poucos vai descobrindo que o calor da vida está dentro dele e de sua esperança.
Em breve faremos uma resenha mais detalhada da tradução.




Eu quero uma coisa, Amazon U$ 10,00
Pedro Pessoa , JP Veiga 

Publicado pela editora Caki, especializada em edições digitais, esse livro é uma adaptação da história de Fausto, do poeta alemão Goethe, para o universo infantojuvenil, no qual se é discutido a eterna insatisfação do ser humano de forma lúdica  e suave.





E-livros Infantis


Estes animais...não querem se lavar (O livro dos animais), Amazon U$2,99
J.N. Paquet , R. Le Pommelec 

Esse livro tem uma função simples, ensinar para as crianças  a importância de ter hábitos de higiene por meio de ilustração e texto com animais. A diagramação no Kindle 6" não ficou as melhores, o texto fica em uma pagina e as figuras em outra, mas cumpre com a função lúdica.

Esse livro faz parte de um série que possui o intuito de ensinar as crianças as lições do dia a dia, como comer, a hora de dormir, etc.
                                                   E são traduzidos para inglês, português, espanhol e italiano.

As aventuras de Lukinha (Episódio: Shiro meu melhor amigo), Amazon U$ 2,99

Do mesmo autor do livro anterior, esse tem uma proposta interessante, estimular as crianças a serem as próprias ilustradoras.
O autor sugere que  a cada parágrafo (ou página do e-livro), o adulto incentive a criança a fazer um desenho daquilo que foi lido, aumentando a interatividade entre pais e filhos.

A história é bem simples, narra uma tarde entre os amigos Luka e Shiro, com uma mensagem bonita no final: a amizade continua não importa a distância.



Recomendo para o aprendizado da língua inglesa a série de 3 livros Easy-Peasy Portuguese for Kids.
A proposta inicial, na verdade, seria o inverso, ensinar português a nativos do inglês, mas o produto encaixou-se perfeitamente no formato Kindle.
Imagens são mostradas na tela inteira, e o nome da figura é escrita  em cima e  em baixo nas duas línguas. Fica fácil a criança perceber que PEIXE e FISH correspondem ao mesmo bichinho.




Toda vez que faço essa garimpagem de e-livros, a sensação é sempre a mesma, há muitas obras interessantes, pena que não posso viver só de ler.

P.S: alguns livros citados nessa publicação podem ter redução nos valores anunciados, veja mais em http://kindle.blog.br/2011/02/barreiras-virtuais.html

4 comentários:

  1. Olha só como a força da web é! Primeira vez que vejo o relato da experiência das crianças com e-books!

    Agora sim a inspiração para publicar aumenta ainda mais! XD

    Um super abraço e obrigado,

    tio .faso

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, há no site do Gato Sabido, o livro Chapeuzinho Vermelho, em português, de graça, nos formatos PDF e EPUB.

    Para quem interessar, segue o link: http://www.gatosabido.com.br/ebook-download/150299/banner-chapeuzinho/chapeuzinho-vermelho.html

    Abraços,

    Cadu

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas dos livros infantis.
    Fui procurar o dos animais e acabei achando versões bilíngues desta série e da outra. Fantástico para ensinar inglês de maneira divertida para os filhotes. Recomendo!
    Aproveito para deixar o link: http://brasil.olivrodosanimais.com
    Um abraço e, mais uma vez, obrigada pelo bom trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Recomendo a série "O livro dos Animais" para Pais, Professores e demais educadores.
    Como pedagoga que sou, gostei da proposta da ilustração: ao ser apresentada independentemente do texto, ou seja, em outra folha, dá a possibilidade à criança de observar primeiro a ilustração e depois a escrita, além de respeitar o ritmo dela. Observei também que a forma DIVERTIDA como estes livros foram ilustrados, despertam nas crianças o melhor que elas têm: a curiosidade e a ânsia de aprender!
    Parabéns ao escritor e ao ilustrador!
    Flaviana Leite Fiorin

    ResponderExcluir