segunda-feira, 1 de agosto de 2011

As surpresas que a "search Kindle store" nos traz

Aumentar Letra Diminuir Letra

Apaixonado que sou por Jorge Luis Borges resolvi busca-lo na função "search Kindle store" do meu amado aparelhinho. Pra minha surpresa  - e contentamento momentâneo - eis que surgem na tela diversos títulos em inglês, uns dois em espanhol, e um solitário em portugues: Prólogo, com um prólogo (dos)  prólogos, que tenho impresso, com o titulo Prólogo, com um prólogo de  prólogos e do qual tenho o maior ciúmes. O autor me causou estranheza: um tal Julio Dario Borges; porem a capa era da edição original da Companhia das Letras. Arrisquei! Cliquei na "Try a Sample" e logo chegou ao aparelho uma "coisa bisonha". O tal Dário Borges (bancando o Borges legitimo) me brindou com a capa original e mais nada. Juro que me senti enganado. E se compro? E se - para não emprestar o meu impresso - recomendo a um amigo que compre?
Acredito que sucesso editorial (ou de mercado) passa por responsabilidade na informação. Tentar enganar o leitor  não é lá muito ético principalmente através de uma nova experiência, dentro de uma  nova plataforma que depende de CREDIBILIDADE para se firmar. Fica o alerta: até quando vamos esbarar no Borges errado?.

5 comentários:

  1. Edson faça a denuncia a central da Amazon que eles tomam a providência.

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo ao grupo "xará" . Legal o Post compartilhando com os demais sua experiência, pois apesar da Amazon ser uma excelente empresa (veja os casos de assistência técnica aqui no Blog), eles não podem "policiar" e analisar tudo que lhes chega. Assim, depende de nós, leitores, denunciarmos estas tentativas de se beneficiar da fama alheia. Isso também acontece no mundo dos livros impressos : quem não se lembra das centenas de "inteligências" que vieram logo depois do sucesso do livro "Inteligência Emocional" ?? Só que nenhum era do Daniel Goleman, apesar das capas serem bem parecidas em muitos casos. Oportunista é o que não falta em todas as áreas onde se possa ganhar dinheiro....

    ResponderExcluir
  3. Esse cara fez mais de 200 lançamentos na Amazon Kindle, a maior parte induzindo o comprador ao erro.

    ResponderExcluir
  4. Esse Julio Daio Borges está vendendo por 4, 5, 6 dólares pequenos artigos que ele foi lançando em seu blog há tempos. Muitos destes artigos estão lá no blog dele até hoje, e podem ser lidos de graça.

    ResponderExcluir
  5. Em vez de lançar um só ebook com vários posts que ele fez no blog, ele lança um por um. Aí você compra o livro, achando que é grandinho, devido ao preço e tal, mas é um textinho curto.
    Safa... sabido, muito sabido...
    A propósito, na Kindle Store, você não tem ideia do tamanho do livro que está comprando

    ResponderExcluir