quinta-feira, 14 de abril de 2011

Rapidinha: Ascensão do Dicionário Priberam

Aumentar Letra Diminuir Letra

Com duas semanas de seu lançamento, e agora com capa oficial, o primeiro dicionário da língua portuguesa a embarcar no Kindle encontra-se no impressionante 5º lugar dos e-livros mais vendidos na Kindle Store, lista contendo apenas as obras em português.

O número de vendas não é revelado, mas se observarmos que ele ocupa o lugar número 26,461 dos mais vendidos de toda Kindle Store latino-americana, e que essa possui 700 mil obras, o dicionário deixou para trás 97% dos livros, ou seja, vendeu no mínimo 674 mil cópias.

Um número impressionante, não é?

Esse fato mostra como a comunidade lusófona estava carente por um dicionário.

Todavia, o Priberam tem muitos defeitos: não reconhece plural de palavras, conjugação verbal, não gera link para referência e palavras correlatas, palavras hifenizadas não são reconhecidas com o cursor, definições simples sem exemplos de uso.

Mesmo com todos esses problemas, ainda assim é uma ferramenta válida, uma vez que você pode usá-lo em várias plataformas: kindle, iphone, ipad, android, mac, pc.

Essa mobilidade faz dele uma aquisição quase obrigatória. Mas, mostra que as portas ainda estão abertas para um dicionário mais completo, e  com definições brasileiras.

7 comentários:

  1. Olá Emanuel,
    Tudo bem?
    Parece-me que a sua conclusão quanto ao número de exemplares vendidos talvez seja um pouco exagerada... Vejamos: Imagine que cada um dos restantes 674.000 livros vendiam 2 exemplares cada um. Assim, se o Dicionário da Priberam vendesse 3 exemplares estaria no lugar 26.461 dos livros mais vendidos, vendendo apenas 3 exemplares... Com isto quero apenas dizer que me parece que o facto de o livro estar naquele lugar não significa, necessariamente, que vendeu assim tantos exemplares :-)
    Um abraço
    José Bernardes
    Kindleportugal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá JB,

    Essa sua hipótese também é válida. Quando escrevi essa parte do post eu quis polemizar. :)

    Será que você não conseguiria entrar em contato com a Priberam e descobrir a conta exata?;)

    Segue o fone +351 21 781 72 60.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Dadas as limitações, melhor converter o hoauiss para kindle:

    http://zeribeiropena.wordpress.com/2011/03/21/dicionario-houaiss-e-babylon-no-kindle/

    ResponderExcluir
  4. Para quem consegue fazer a conversão, sim. Mas tivemos muitos relatos de insucesso.
    Então, mesmo com as limitações vale a pena ter um.

    ResponderExcluir
  5. dicionário português português gratuito para Kindle
    em
    http://thepiratebay.org/torrent/6325585

    ResponderExcluir
  6. Caros,

    Sei que essa discução é antiga, mas a projeção da quantidade de vendas é completamente irreal.

    Sou o autor do "An Electronic Latin Dictionary" que vem consistentemente batendo o referido dicionário em vendas (vario entre a posição 6000 e 8000 de livros pagos da kindle store) há algumas semanas, e não vendi nem mil exemplares ainda (mas estou chegando perto).

    Minha estimativa é de que o dicionário mais vendido da Kindle Store venda menos de 100 exemplares por dia, o que significa que demoraria anos para vender a quantidade projetada, sem considerar que o dicionário de português está longe de ser o dicionário mais vendido...

    Outro erro é o de considerar que a lista de "best-sellers" indica os livros que já venderam mais exemplares, enqunato na realidade ela indica os livros que estão vendendo mais em um dado momento (a lista é atualizada mais de uma vez ao dia).

    Para quem se interessar em um dicionário Latim-Inglês, dêem uma olhada:
    http://www.amazon.com/dp/B004R1Q1AQ/

    abs
    Lucas Nicolato

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo comentário Lucas.

    Realmente essa projeção foi bem exagerada. Tem tempos que quero editar essa publicação, mas estou no aguardo de dados reais do Priberam para deixá-la realmente real (não adianta eu trocar alho por bugalhos, não é?).

    Você não tem interesse em fazer um Latim-Português, tenho uma amiga que compraria na hora. :)

    Abraço

    ResponderExcluir