sábado, 2 de abril de 2011

Leia as páginas da web no conforto do seu Kindle

Aumentar Letra Diminuir Letra

Você está navegando na internet e ver vários artigos em blogs e em sítios de notícias  que são interessantes e valem a pena serem lidos, porém bate aquela preguiça ou os olhos estão magoados com o brilho da tela, o que  fazer?

Imprimí-los e para lê-los depois? Não, poupe a natureza e seu bolso. Mande-os para o Kindle, e leia confortavelmente deitado numa rede (inveja para aqueles que moram fora do eixo norte-nordeste).

Como fazer isso?

Utilizando as ferramentas web que salvam um sítio para ser lido depois. Entre as mais conhecidas temos:
Instapaper,  Send to Reader,  Read it Latere o Readability.

Os dois últimos são melhor aproveitados para quem possui um tablet e smartphone.

Porém os dois primeiros são ferramentas indispensáveis para quem tem um Kindle ou outro e-reader.

Entre os dois, o Instapaper ganha medalha de ouro com louvor.

De forma similar, é necessário fazer um cadastro nos sítios das ferramentas, logo em seguida é possível adicionar um atalho na barra de bookmarklet do seu navegador. E de forma facil, toda vez que se deparar com um texto que queira ler  no conforto do seu e-reader basta clicar nesse atalho e instantaneamente o conteúdo é armazenado na página da sua conta.

E para enviar para meu Kidle?

Simples, você pode configurar na sua conta o email [seunome]@free.kindle.com ou [seunome]@kindle.com e em seguida solicitar enviar. Em instantes o conteúdo pode ser baixado via wifi da sua caixa de email (no caso do email @free.kindle.com) ou estará na página inicial do Kindle 3G (@kindle.com, lembrando que há o custo de U$0,99 o megabyte).

As diferença param aqui.

Com o Instapaper há outras formas de se enviar o "periódico" para o aparelho, a primeira é via cabo USB, bastando na página da sua conta clicar Download Kindle (pode ser ePub).

A segunda é para quem tem Kindle 3G, basta acessar via browser a página da sua conta e clicar no mesmo loca, instantaneamente o conteúdo vai parar na página principal do Kindle.

Foi esse recurso que mais me encantou. Pois não se paga por essa transferência, e você tem os textos pré-armazenados para serem lidos onde você estiver.

Além disso o que faz do Instapaper campeão é a capacidade de associação dele com o Google Reader bastando clicar no Read Later.

Outras informações podem ser lidas nessa excelente publicação Rodrigo Ghedin.

7 comentários:

  1. Realmente o instapaper é espetacular. No Twittwer do Ipad ele é muito pratico. Ja uso ele ha um bom tempo no Ipad e agora vou comecar a utilizar no kindle tambem. Abraco.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela dica, Emanuel! Já me cadastrei no Instapaper.

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!!!!Meu Kindle ficou ainda melhor...

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a dica. Descobri também uma extensão para vários navegadores que envia o que vc estive lendo na internet direto para o Kindle. Achei ainda mais prático. Envia com imagem e tudo.
    A extensão se chama "Send to Kindle" e pode ser baixada na página: https://chrome.google.com/webstore/detail/ipkfnchcgalnafehpglfbommidgmalan#

    Para outros navegadores: http://www.klip.me/

    Depois de instalar é só seguir as orientações para configurar.

    ResponderExcluir
  5. A aplicação do klip é excelente e muito prática!
    Obrigado pelo conselho!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post Emanuel.

    Testei as duas opções: Instapaper e Send to Reader, o Instapaper não funcionou, mas o SENDOtoREADER foi super rápido, fiz o cadastro e enviei a noticia, em 1 min já tinha baixado para o kindle via wi-fi.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Excelente! Há um bom tempo procurava uma ferramenta dessa, mas nunca tinha achado... obrigada! :D

    ResponderExcluir