quarta-feira, 27 de abril de 2011

Kindle e AudioBooks

Aumentar Letra Diminuir Letra


Há algumas semanas inaugurei uma função no meu Kindle que queria usar faz um tempo, o player para audiobooks.

O primeiro passo é ter uma conta na Amazon.com.

Segundo é necessário fazer o login na Audible.com, empresa do grupo Amazon, especializada em audio-books.

Em seguida, é necessário baixar um programinha que administra os download de conteúdo, o Audible Download Manager (ADM) para PC ou Mac.

Com todo os pré-requisitos completos, basta clicar na obra que mais lhe agrada e a transferência ocorre em minutos, gerenciada pelo ADM.

Com o Kindle conectado a porta USB, transfira o arquivo para a pasta Audible e pronto, já pode aproveitar os livros narrados por atores.

Como pioneiro, eu ouvi o audiobook  The Ring of Solomon, de Jonathan Stroud, escritor da trilogia de Bartimeus, a qual acho melhor que Harry Potter.

A experiência foi muito boa.

Ouvi o audiobook durante momentos em que eu não podia estar lendo, como dirigindo, andando por uma rua, cozinhando, ou mesmo fazendo compras em supermercado.

No carro usei as próprias caixas de som do meu K2 que se sairam muito bem mesmo com as janelas do carro abertas na hora do rush.

O player do Kindle é bem simples, mas funcional. Temos a descrição inicial do livro, sinopse e capa na parte superior e na parte inferior, a barra de capítulos e os comandos: zerar (seta circular), retornar capítulo, retornar 30s, play/pausa, avançar 30s, avançar capítulo. Esses comando são ativados pelo botão five-way.


Mas a tecla Espaço serve de atalho para dar o play e pausar o arquivo. Infelizmente não encontrei outros atalhos no teclado.

Os comandos de 30 segundos (avanço e retrocesso) são bem práticos quando você precisa ouvir de novo um trecho da trilha. Porém, para avançar mais de um capítulo a coisa complica um pouco, pois toda vez que você clicar para ir a um capítulo, o cursor volta para o comando central (play/pausa), ou seja, se você quer ir do capítulo 1 ao 5, ao invés de clicar 5 vezes (1 para ir para o comando avanço,  4 em avanço), será necessário 8 vezes.

Na verdade, é mais prático e cômodo ouvir seu audiobook direto de seu ipod, basta sincronizar o arquivo no seu iTunes. Porém, o comando de 30 segundos do player do Kindle faz falta.

No balanço, ouvir audiobooks no Kindle é uma experiência válida, e adiciona mais um diferencial ao aparelho quando comparado a outros leitores digitais.

Caso você não tenha um ipod, ou uma caixa de som para conectá-lo, o Kindle se apresenta como um produto riquíssimo.

E com a última atualização os Kindle 3  podem baixar o seus audiobooks diretamente para o aparelho por Wifi em pouco tempo.

O lado ruim dessa estória toda é a pouca quantidade de audiolivros em português disponíveis na Audible.com

12 comentários:

  1. existem audiobooks em portuguès?

    ResponderExcluir
  2. Como citado no post, são muito poucos no Audible
    listei 14 http://tinyurl.com/3cwvbop a maioria do autor Rubem Alves.

    Estou pesquisando a compatibilidade de outros formatos para o Kindle

    ResponderExcluir
  3. Também comecei a usar recentemente os audiobooks do Kindle. Bossy Pants da Tina Fey e um espectáculo de comédia do Mitch Hedberg. Foram experiênciasbem engraçadas, e as colunas aguentam-se muito bem (mesmo com a capa do kindle posta - que tapa quase completamente as colunas).
    Só acho uma pena não se adaptar a interface dos audiobooks para o leitor de mp3 do Kindle. Apesar de o Kindle não ser o mais indicado para ouvir música, para desenrascar servia perfeitamente, mas com uma interface tão pobre...

    Baú-dos-Livros

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz uma inscrição no audible mas acho que vou cancelar. Apesar de haver vários livros que eu queira, acho os preços muito altos, principalmente se você já tem que pagar quase 15 dólares a cada mês...

    ResponderExcluir
  5. nunca testei audio books no kindle, só musicas mesmo para acompanhar a leitura, fora isso ouvi apenas 2 audio books até hoje e achei uma experiência bem legal, um deles foi a biografia do Tim Maia narrada pelo proprio autor. O livro que eu já tinha lido e achado muito bom e com partes hilarias ficou ótimo sendo ouvido na voz do nelson motta, com direito até a imitações do tim maia, risadas garantidas :D

    ResponderExcluir
  6. o que eu queria msm era que eles colocassem um player de mp3 semelhante a esse no kindle, pq ouvir musicas sem pode voltar e sem ver o nome delas e pessimo...podiam colocar um player desse para o mp3 do kindle ne!!!

    ResponderExcluir
  7. Quem sabe a próxima geração não inclua um player de mp3 nativo. Afinal dizem que será um tablet nos moldes do Nook Color.

    @Luiz você costuma ouvir seus a-books onde? Seu blog é bem legal.

    @Daniel, eu também pensem em cancelar a inscrição, mas depois da segunda compra, fiz as contas, e para mim compensa.
    Compare as obras no Brasil saem por R$25. No Audible, com dolar a 1,8, 27,00. E há obras que não encontramos aqui.

    Claro que compensa para quem tem um conhecimento razoável do inglês.

    Recomendo o a-book Universe in a single atom, da Sua Santidade Dalai Lama, narrado pelo Richard Gere. Simplesmente fabuloso.

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem que gosta do meu blog :) Aqui o blog do kindle.br também tem sido bem útil (bem mais que o português que só tem updates de longe a longe.
    Quanto aos auidiobooks só aproveitei aquela oportunidade da audible em que ofereciam dois audiobooks. Para mim a experiência do audiobook não funciona para a maior parte dos livros. Só quando são pessoas a quem já reconheço a voz como o da Tina Fey ou do "Barney Stinson" :)

    ResponderExcluir
  9. Pelo que entendi dos comentários acima, este aplicativo nao le MP3. Mas entao que tipo de arquivo sao estes audiobooks do Kindle?

    ResponderExcluir
  10. @Raul,

    Obrigado pela sua participação no blog.

    O arquivo dos audiobooks da Audible é uma extensão proprietária que possui DRM.

    Contudo, de acordo com o André SKL, esse player pode ser usado para mp3 bastando jogar o arquivo na pasta Audible.

    Comigo nunca funcionou. Talvez por causa do meu modelo ser o K2.

    ResponderExcluir
  11. Emanuel,

    Eu coloquei os arquivos do audiobook (aqueles compartilhados pelo Gabriel na comunidade do Facebook) na pasta audibles. Apesar de ele reconhecer o arquivo e toca-lo do player que vc mostra neste tópico achei muito ruim ficar quase uma centena de arquivos (cada capítulo um arquivo) de audiobooks junto de meus livros.
    Fiz algo errado ou é assim mesmo, e-books e audiobooks dividindo o mesmo espaço sem nenhuma organização que coloque os arquivos de audio de maneira mais compacta e prática de manusear?

    ResponderExcluir
  12. Raul,

    Basta você criar uma coletânea (pasta dentro do Kindle) para os audiobooks. Ai fica mais organizado.

    Abraço,

    ResponderExcluir