sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Melhores leitores de PDF

Aumentar Letra Diminuir Letra

Constantemente os leitores desse blog, meus amigos, minha família , o papagaio da vizinha... questionam-me qual o melhor e-reader para ler PDF.

A questão é muito simples,  na minha experiência, qualquer dispositivo que tenha um tela maior que 9": netbook, notebook, PC, iPad, Kindle DX.

Em função a portabilidade, o Kindle DX sairia na frente por ser mais leve que o iPad, porém os diversos aplicativos para leitura de PDF no iPad, associado a sua tela com alta densidade de pixels, faz do tablet da Apple imbatível para essa tarefa (sempre me impressiono quando vejo uma amiga médica lendo artigos científicos, com textos em coluna dupla, no iPad, basta uma toque na tela para dar o zoom na coluna do texto).

Porém,  incluo mais um gadget  a essa lista, o Nook Color "rootado"*  que tende a ganhar essa disputa devido a sua maior portabilidade (tela de 7" e 300g a menos que o iPad) e boa capacidade gráfica, associada ao aplicativo ezPDF (encontrado no Android Market).


Todavia, ainda estamos no aguardo do verdadeiro leitor de PDF, por enquanto escolha o seu e se divirta.

Fonte: http://nook.ereader-review.org/?p=185

*Rooted: aletração do sistema operacional de uma aparelho aproveitando os recursos que originalmente não foram liberados pelo fabricante.

Nota: O e-reader da Sony PRS-950SC de 7" tem um bom desempenho em leitura de PDF, com mecanismo de zoom muito superior a do Kindle, porém ainda é irritante na demora de passagem das páginas.

5 comentários:

  1. Discordo em alguns pontos do Post..
    Primeiramente, colocar esses dispositivos com tela de LCD (Ipad, Nook Color, netbook, etc...) como os melhores pra ler PDF acho meio incoerente! Eles tem a tela que refletem luz e incomodam depois de um tempo lendo... pode até ficar bem na tela de 9", mas logo se cansa a vista.
    E o ponto que discordo completamente está na afirmação que o sony PRS-950 demora muito pra mudança de páginas! Ele tem exatamente a mesma velocidade do kindle 3!! Fiquei com os dois em mãos por mais de um mês, fiz vários testes e acabei optando por ficar com o sony justamente pela imensa vantagem na leitura de PDF. Outra vantagem do sony é a passagem das páginas em qualquer ponto da tela touch e facilidade de sublinhar e acessar o dicionario com toque na tela! O kindle ganha na facilidade de acesso a net gratuita pelo 3g, na loja bem superior e na formatação das palavras (mudança de fonte, espaçamento, contraste). O sony ganha na leitura de PDF, tamanho da tela, memória, aceita epub, tela touch. Empatam na qualidade da tela (e-ink pearl), velocidade na mudança de páginas, peso, tamanho do aparelho.

    ResponderExcluir
  2. Prefiro o kindle 3. Pois dá pra fazer anotações e marcações, o tamanho é menor mais a portabilidade é surpreendente!!O iPad é bom no começo mas com o tempo o peso incomoda muito.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo link para minha postagem! Seu blog é excelente, vou colocar como blog parceiro e vou passar a seguir.
    Sobre os leitores de PDF, eu discordo do "ONURB" quando diz que as telas refletem a luz. A muito tempo eu deixei de imprimir artigos científicos em pdf pra ler, e leio só no computador. Ora, o pc também possui uma tela que reflete a luz. O importante é encontrar um local não muito iluminado para ler. Na verdade, por serem pequenos, o Kindle e o IPad são melhores que os pc e notebooks para a leitura, uma vez que podem ser carregados até a poltrona.
    Abraço!

    Eduardo
    http://aplicativosipad.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eduardo,

    Isso é uma questão de gosto pessoal... para ler artigo científico talvez não faça tanta diferença em ler numa tela de LCD, já que geralmente a gente não fica horas lendo artigos! E mesmo que fique, tente pegar um Ipad ou mesmo notebook e tente ler num local com muito sol! Simplesmente é impossível, pois faz muito reflexo e ninguém enxerga nada! Por isso a imensa vantagem de um aparelho com tela e-ink. No seu caso, se vc acha confortável e consegue ler meia dúzia de artigos sentado numa poltrona e em frente a um computador, vc é guerreiro e considere-se privilegiado! Eu também leio muitos artigos científicos em PDF (aqueles com coluna dupla e letras minúsculas), e prefiro mil vezes ler sentado no sofá, na rede, na cama, etc... questão de gosto!
    Atualmente estou lendo um livro de 750 páginas, às vezes fico 2-3 horas seguidas lendo... imagine fazer isso com um destes dispositivos que emitem luz (telas LCD), acho um tremendo disconforto pra visão... muito cansativo.
    Mas o pior de tudo; imagine ficar 2-3 horas lendo um romance sentado numa poltrona em frente ao computador, ou pior, deitado numa cama com o notebook queimando o saco (desculpe a palavra meio grosseira, rsrsrs). Acho impraticável!!!!
    Prefiro mil vezes fazer isso no meu sony reader (ou obviamente Kindle), pois minha esposa faz questão que eu vá deitar na mesma hora que ela, e eu durmo BEM mais tarde... então ligo a luminária e fico muito tempo deitado ao lado dela e lendo!!!
    Pra mim isso não tem preço...

    Agora tem uma coisinha, mesmo o sony sendo superior ao kindle para PDF, eu me decepcionei um pouco! Pensei que ficasse mais fácil selecionar partes do texto dos artigos e colar em algum outro local, para depois fazer uma resenha dos artigos científicos lidos... não gostei muito da experiência nesse quesito! Então estou estudando comprar um Ipad 2 ou o Xoom da motorola. O motivo é que além deles possuirem tela maior, os recursos dos softwares para leitura de PDF são bem superiores! Não digo muito para o ato de apenas ler, mas sim para poder ao mesmo tempo anotar detalhes, acessar o dicionário e a net, dar zoom... etc. Mas falo isso apenas para ler PDF de artigos cinetíficos de coluna dupla... para livros (mesmo que em PDF) acho o sonyreader MUITO superior!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir