sábado, 8 de janeiro de 2011

Batalha de ebooks: espanhol 10 x português 2

Aumentar Letra Diminuir Letra

Na ultima contabilização de ebooks em português, fiquei curioso de quantos haviam sido lançados na nossa língua irmã (o espanhol). Então, fiz uma pesquisa igual a que faço toda semana para o livros digitais em português, tomei um susto...


A quantidade de livros em espanhol na Kindle Store é 5,1 vezes maior a quantidade em português.

Apesar de que toda semana o contador de livros em português aumentar em torno de 50-60 livros, estaremos muito atrás dos 6472 já lançados em espanhol.

Seguindo esse ritmo, precisaríamos de 2,2 anos para igualarmos a quantidade atual, isso se considerarmos que o autores e editores espanhóis fiquem sem ideias.

Será que nosso povo (brasileiros e portugueses) tem se dedicado pouco a arte de escrever?

Ou ainda não viram a Kindle Store como um bom negócio?

6 comentários:

  1. Olá Edson. Estou quase convencido a comprar um kindle, mas ainda hesito. Como eu baixo e leio muito em PDF, quero saber se, no final das contas, dar para ler grandes quantidades de páginas decentemente em PDF no kindle 6"? Eu sei que para PDF o mais adequado é o DX, mas o 6" me atrai bem mais: parece bem mais confortável e fácil de manusear e ler. No mais, eu quero um e-reader não tanto para comprar livros na amazon ou outras livrarias. Sempre vou preferir os de papel. Eu resolvi aderir aos e-readers como uma saída para não ter que gastar tanto diheiro com livros na faculdade. Ou seja, espero baixar a maioria dos livros gratuitamente na internet - e conheço sites excelentes onde posso fazer isso, só falta um bom leitor digital... Nesse caso, vc acha que qual é o melhor e-reader para mim?
    PS: vc já viu aquele novo da Sony? Já comentou aqui?
    É isso. Desculpa pelo comentário demasiado longo e agradeço desde já.
    Abs
    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Emanuel (e povo do planeta Kindle):

    Uma das razões para a predominância do espanhol sobre o português no número de e-books (da mesma forma que nos livros de papel) deve ser a quantidade de falantes dos dois idiomas: enquanto o espanhol tem mais ou menos 400 milhões de falantes nativos (mais 100 milhões como segunda língua!), o português tem mais ou menos 200 milhões. Com um mercado bem maior, disseminado por mais países, os editores e autores certamente se interessam bem mais pelo idioma hispânico.
    Outra coisa: a lista da Amazon seguidamente apresenta algumas obras mais de uma vez...Mas talvez faça isso com todas as línguas, não sei...
    Abraço.
    Antônio

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Marcel, sou web designer da empresa Brindeleve, empresa que fabrica brindes em neoprene.
    Gostaria de ver com o sr. se há a viabilidade de os srs. inserirem o nosso link http://www.brindeleve.com.br/?pagina=produto&go=168&title=case-para-ipad , em troca, enviaremos um brinde promocional para sua empresa.
    Grato!
    Marcel,web designer
    www.brindeleve.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcel, pode enviar seu e-mail para um melhor contato para kindle@tandello.com.br ou edson@tandello.com.br.
    Grato.

    ResponderExcluir
  5. Excluindo o chinës, o espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo... então nao teria motivo algum para ter mais livros em portugues do que em espanhol.

    ResponderExcluir
  6. ???????? Como segunda língua, o inglês é falado por mais de 1 bi. O espanhol já o 3ceiro.

    ResponderExcluir