quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Será que devo continuar publicando neste blog?

Aumentar Letra Diminuir Letra

Prezados leitores, ando com uma dúvida de lealdade para com este blog. Quando conheci o Edson - criador do blog - e fui convidado a escrever aqui, eu era um fã do Kindle, e ainda sou, não me compreendam mal. 

O problema é que depois que comprei o iPad, cada vez utilizo menos o Kindle. A maior parte de minhas leituras são de artigos tanto sobre notícias correntes quanto de artigos técnicos. Para esses, o iPad tem se revelado muito melhor, e mais fácil de colocá-los prontos para leitura.

Não dá para comparar a leitura de uma revista, ou um artigo, no Kindle e no iPad. Cores e gráficos despontam maravilhosamente no iPad, sem contar que você pode interromper a leitura para navegar na Internet, assistir um vídeo ou responder a e-mails.

Mesmo sendo o Kindle melhor para leitura de livros apenas com texto, me pego lendo-os no iPad, pela simples razão que não o largo mais quando estou em casa, da mesma forma que não largo meu iPhone 4 quando estou na rua.

O que vocês acham? Está na hora de eu me retirar deste blog? Não quero me sentir desleal com os leitores e muito menos com o Edson, por quem tenho forte admiração. Mandem seus pensamentos para cristovao@pobox.com e coloquem no campo de assunto Minha Opinião, para que eu possa identificá-los no filtro de spam.

Abraço a todos,
Cristóvão

15 comentários:

  1. Caro colega,

    Creio que deva sim continuar postando neste blog, pois um novo "brinquedo" pode enrriquecer seus posts.

    ResponderExcluir
  2. "... sem contar que você pode interromper a leitura para navegar na Internet, assistir um vídeo ou responder a e-mails"

    Justamente porque gosto do Kindle, ele me faz LER. :-)
    E olha ... o e-paper é de matar, que me perdoem as cores ou disposição de imagens. :-)

    Acredito que se você estiver usando iPad, iPhone, iMac, iSeiláoque mas tiver alguma coisa legal para escrever sobre o Kindle, está ok. Agora, se for escrever sobre alguma coisa aqui que não seja Kindle em um blog chamado "kindle.blog.br", aí não tem nada a ver. Eu leio aqui por causa do Kindle, os outros poderia ler no, sei lá, ipad.blog.br. :-)

    ResponderExcluir
  3. Acho que se o seu perfil é mais ler artigos e revistas, a tendência é abandonar o Kindle mesmo. Eu uso bastante o meu Kindle, porque tenho o hábito de ler. Inclusive diminuí o meu número de feeds no Reader pela metade. Acho que tava lendo feeds demais, e geralmente o conteúdo é muito superficial e não tem a riqueza de um bom livro. Resultado, estou lendo cada vez mais livros e menos posts de blogs.

    ResponderExcluir
  4. O Kindle surgiu para iluminar as futuras gerações, trazer a tona novamente o hábito da leitura. Alguém mais exagerado poderia dizer que o Kindle é a salvação da humanidade..

    ResponderExcluir
  5. Grande "Professor Cristóvão", sei como se sente e antes de argumentar qualquer coisa, te digo : continue sim e, me recuso de te tirar da lista de colaboradores. Agora, o porque sei como se sente ? Eu criei este Blog no final do ano passado; lá, tinha um Kindle 2 e achava o máximo; em Junho, coloquei as mãos em um iPad top de linha (3G com 64Gb) que comprei nos EUA; realmente "as pernas bambearam", pois é um super "brinquedo de luxo" como chamam por aí. Realmente ele tem um pouco de tudo : vídeos, jogos, acesso a internet, e-mail, etc. etc. e... leitura de livros pelo software dele mesmo ou, o pior... pela app Kindle que você baixa da Amazon. Ou seja, ele faz muito mais coisa que o Kindle e faz também o que este faz (já sei que é pessimo para ler no sol, gasta muito mais bateria, doi os olhos, etc. - mas não dá para negar que dá para ler todos os livros vendidos na Amazon). Vendi meu Kindle (aquele que você viu quando gravamos o programa Cara e Coroa) e outro que tinha ganho de presente e estava ainda na caixa lacrada. Fiquei umas semanas sendo um responsável de Blog sobre Kindle sem ter um Kindle (experiência única....). Mas comecei a sentir alguns problemas: no sitio que temos, só dava para ler dentro de casa; ia para o parquinho com as crianças ou para a piscina e o iPad se mostrava "um lixo"; ficava com medo de levar ele para ler algo sem o carregador, pois, com certeza não aguentaria muito tempo; o pior ainda era ir para uma lanchonete ou parque e ficar olhando para todo lado com medo de alguém me assaltar, pois o iPad chama a atenção demais. Acabei comprando um Kindle 3G novo (o que tenho hoje). Nele, os principais livros que quero ler. No iPad, uma cópia dos mesmos (está habilitado na mesma conta na Amazon) e também revistas e outras N aplicações. O iPad, no começo parecia algo que nunca mais poderia ficar longe. Já em Outubro / Novembro, fiquei quase duas semanas sem pegar nele. Pura falta de tempo. Em alguns momentos temos que optar pelo que vamos priorizar, pois não dá para fazer tudo e o iPad é um verdadeiro "sugador" de tempo com coisas, muitas vezes, inúteis. Hoje, posso dizer que houve uma evolução em mim que acredito que vai haver também em você e que me faz continuar firme e forte com o Kindle : há alguns anos, carregava uma pilha de livros e revistas a cada viagem; depois, passei a carregar só o Kindle e abdiquei das revistas; ai veio o iPad e passei a levar só ele e, apesar de continuar com o conteúdo de livros, vi que estava me dedicando quase só as revistas pelo seu conteúdo chamativo, colorido e, em alguns casos, agora multimidia; hoje, não levo a pilha de livros e revistas, nem só um ou outro gadget, levo sim dois equipamentos : um leitor de livros = Kindle e um "distraidor" para relaxar = o iPad.
    Só para fechar este longo comentário, te dou uma dica de ler um livro que quero tornar meu guia para o próximo ano (infelizmente não achei em formato e-reader em português) - o livro Devagar - Como um movimento mundial está desafiando o culto da velocidade de Carl Honoré. Vale a pena e nos faz pensar muito positivamente sobre um Kindle e negativamente sobre o iPad...
    e também quero te dizer que pretendo crescer este blog para além do Kindle... não para outros equipamentos como o iPad, mas sim para e-readers (e aí o Kindle continua e creio que sempre continuará sendo o Rei) e, principalmente para conteúdo, ou seja, os e-books. Tenho certeza que nestes tópicos você pode nos ajudar muito. Que tal resenhar ou postar umas sinopses pessoais de livros que você já leu ou está lendo (seja no Kindle ou no iPad) ? Com certeza será muito bem recebido e ótimo para todos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Depois que vi o tamanho do meu comentário, acho que bati o recorde de mais prolixo do Blog.... :)

    ResponderExcluir
  7. Nossa principal fonte de novidades no que diz respeito ao Kindle é proveniente deste maravilhoso blog.

    Assim ficaremos órfãos...

    Acho importante mantê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Professor,

    O que mais precisamos, não importa o dispositivo é de conteúdo. Por isso, compre um teclado Bluetooth, ligue em seu Ipad e escreva uma resenha de um bom livro que tenha lido.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  9. Continue postando aki sim...acho q como o Edson disse.. a novidade passa...mas o kindle fica...o q esta passando com vc acontece com todos nos...so q de forma diferente...o kindle e um "livro magico" qdo o conhecemos...depois...ele cansa... mas sempre voltamos para ele...

    sabe qdo vc compra uma tv nova ou um pc novo ou um videogame, etc...e o maximo e vc esquece do mundo qdo esta com seu novo aparelho..so q depois vc cansa da tv, do videogame, do pc e o q vc vai fazer??....ler...vc pega o bom e velho livro(ou o kindle) e passa horas lendo... entao e sempre bom lembrar...um livro e uma porta para outro mundo....um mundo de sonhos e fantasias...q te entrete e te divberte...portanto...nao abandone seu kindle....e tambem nao abandone o blog..afinal vc tbm podera fazer comparaçoes entre o kindle e o ipad...e eu nao concordo com o q disseram em cima...vc nao e um traidor..apenas esta optando pelo q melhor se adequa para vc...e e isso...

    OBS PESSOAL: Filosofei legal no comentario....heheehhe

    ResponderExcluir
  10. Acho que o professor deve continuar... mesmo que não seja tão ativo, certamente em algum momento poderá contribuir com o blog.
    Agora, achei ótimo a idéia de expandir o blog para outros e-readers e não apenas o Kindle. Eu mesmo estava querendo comprar um, mas vi que ele não atenderia as minhas necessidades (textos técnicos em PDF e livros), precisaria de um DX, mas acho muito caro e pesado! Acabei optando por um Sony reader Daily edition de 7" e com wi-fi. Muito bom o aparelho, leve, tem como expandir a memória com SD ou memory stick, aceita epub, word, e PDF magnificamente!!! Nem preciso ler em landscape, dá pra aumentar a letra do PDF nativamente e fica MUITO bom... só fica ruim em algumas tabelas, mas daí eu dou zoom!
    Eu me sinto meio solitário, nenhum local para discutir as funcionalidades do meu gadget!!!!

    ResponderExcluir
  11. Cristóvão: é sempre bom saber os prós e os contras de cada gadget, para não comprar enganado. Eu só tenho o Kindle. Vi o iPad na loja, gostei bastante da navegação em PDFs usando a tela multitoque, mas não achei que valia o valor que estão cobrando. Quem sabe mais tarde...

    Apesar de não conhecer de fato o iPad (pois a única forma de conhecer mesmo é tendo um) acho que o Kindle vai continuar sendo meu gadget favorito, pois com ele consegui ler vários livros este ano:

    http://adolfont.posterous.com/alguns-livros-que-li-em-2010

    @onurb Legal que seu Sony deu certo. Você poderia escrever um post (com fotos e vídeos) sobre a leitura de artigos científicos no Sony. Eu tenho interesse, pois o Kindle 6'' não é o ideal para artigos.

    ResponderExcluir
  12. "Em alguns momentos temos que optar pelo que vamos priorizar, pois não dá para fazer tudo e o iPad é um verdadeiro "sugador" de tempo com coisas, muitas vezes, inúteis." Esse trecho me fez lembrar deste vídeo:
    http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/empreendedor/2010/12/17/desconecte-se-para-se-conectar/

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!

    Não deixe de comentar no blog, mas note que a proposta dos 2 aparelhos é bem diferente: enquanto o Kindle tenta se aproximar o máximo possível do conforto de um livro convencional, o iPad quer ser um substituto de mão de um computador completo.

    ResponderExcluir
  14. Prezado Harlley, muito obrigado pela grande contribuição.

    ResponderExcluir