quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Livros em Português – Lista atualizada

Aumentar Letra Diminuir Letra



Lista atualizada dos e-books (livros) em português na Kindle Store: LISTA 23/12/10 (1214 livros).


Toda semana, uma nova atualização.



Livro em destaque:


Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. U$ 2,99

Quem nunca leu esse livro na escola, faça-me o favor de recuperar o tempo perdido e comece agora.

Essa obra, publicada inicialmente em 1881, inovou a literatura brasileira ao trazer como narrador um morto ("defunto-autor") que conta como foi sua vida até aquele momento, o momento em que se encontra morto.

A obra percorre as venturas e desventuras de Brás Cubas, sendo os fatos contados como ele os viu, sentiu e viveu. Dessa forma, desvenda-se para o leitor todo as nuances do ser humano e da sociedade em que o narrador-defunto nos apresenta.

O enredo não nos conta uma história grandiosa, longe disso, durante a narração da vida desse homem de classe alta, nos deparamos apenas com as conquistas não realizadas, e a todo instante, Machado de Assis nos leva a torcer para que os planos e os amores de Brás realizem-se, apesar de já sabermos que no final ele acaba sozinho aguardando o primeiro verme a devorar suas carnes.

A genialidade de Machado de Assis nessa obra, encontra-se na capacidade de manter atualizado suas críticas a sociedade brasileira. As observações ácidas tecidas pelo defunto-autor, pertencente a classe alta carioca do século XIX, reverberam ainda nos dias de hoje.

Daí o prazer da leitura e a importância de seu texto, pois atualiza, de forma irônica, os processos em que nosso país foi formado, suas contradições e os desmandos que ainda estão presentes.


Um comentário:

  1. Caro Edson,
    Muitos parabéns pelo blog, que está crescendo em interesse e leitores a cada dia que passa.
    No meu blog, que já aqui tem sido citado (kindleportugal.blogspot.com) acabo de colocar o vosso link na lista de Ligações Favoritas.
    Um abraço. Feliz Natal para você e para todos os leitores de seu blog.
    José Bernardes

    ResponderExcluir