terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Convertendo ePub com DRM para o Kindle ou como colocar os livros de outras livrarias no Kindle

Aumentar Letra Diminuir Letra


Muitos me perguntam como carregar um livro comprado em uma Saraiva, Cultura ou Submarino para o Kindle, já que estes sites comercializam grande parte dos títulos no formato ePub com o DRM (proteção de Direito Autoral) baseado no Adobe Digital Editions (ADE).

Realmente, é uma opção deles tentarem manter assim a concorrência com a Amazon, mas eu não considero muito ético não avisar isso em letras grandes antes da pessoa comprar o livro acreditando que vai poder usá-lo em seu Kindle. Além disso, também não considero "pirataria" quando uma pessoa compra legalmente o livro nestas livrarias virtuais e usa de ferramentas para conseguir converter o mesmo para um equipamento onde possa ler. Isso não é pirataria, é portabilidade.


Assim, resolvi postar uma receita de como fazer esta conversão para expandir as possibilidades dos usuários de Kindle, comprando oficialmente os livros e não recorrendo a sites de conteúdo sem qualquer pagamento ao escritor, editor ou livraria. 

O programa que faz esta conversão é o Inept Epub (ou o Aineptepub - Automated Inept Epub). 
Este não é bem um programa, mas um script (com extensão .pyw) e para rodá-lo você precisa instalar dois programas : o Python 2.6 e o PyCripto


Nele você vai encontrar o seguinte conteúdo : 


Ai você tem (quase...) todos os programas necessários para a conversão, um roteiro (que detalho abaixo) e mais uns livros com DRM para testar. 

Primeiro de tudo, você vai precisar ter o Adobe Digital Editions no seu micro, para poder comprar os livros e baixar . Este programa não está neste compactado acima (por isso do "quase..." no parágrafo anterior), pois não faz parte do conversor. É só o sistema (gratuito) de leitura de livros da Adobe. Para instalá-lo, tem que ir na página da Adobe e baixar de lá (Adobe Digital Editions). Um pré requisito é que você tenha o Flash da Adobe no seu micro, mas isso praticamente todo mundo tem. Se não tiver, baixe aqui : Download do Adobe Flashplayer

Agora vamos ao que realmente interessa. Instale o Python, clicando em python-2.6.2 e dando aceite nas instruções.

Depois disto, instale o PyCrypto (clicando em pycrypto-2.1.0.win32-py2.6). Este é um add-on para o Python.

Clique agora em ineptkey e verá uma mensagem dizendo que a chave foi criada e aparecerá um novo aquivo neste mesmo diretório onde você baixou o compactado acima : o adeptkey (Chave de Segurança). Nunca apague ou mude de lugar este arquivo, pois o programa passará a não funcionar mais. 

Pronto. Está instalado e pronto para uso. 

Agora, qualquer livro que você comprar em formato ePub com DRM e quiser convertê-lo para um ePub sem DRM é só rodar o último programinha do compactado : aineptpub
Este programa abre uma janelinha como esta : 


Basta indicar no Input Path o local onde está o arquivo ePub com DRM baixado e no Output Path o local onde será criado o ePub sem DRM.  Se quiser converter vários livros de uma vez, selecione o diretório onde eles estão e clique em Decrypt whole directory. 

Até aqui, você tem o livro em formato ePub. Para converter ele para o Kindle (formato .mobi), tem que baixar e rodar o Calibre (Download do Calibre). Mas, como já tem vários posts aqui sobre como usar o Calibre, não vou ser mais repetitivo e, somente se alguém tiver alguma dificuldade, coloque um comentário ou mande um e-mail que respondemos. 

Pode testar se tudo ficou bem, fazendo a conversão dos livros que estão no compactado. 

Agora, só para fechar o tema, antes que receba vários e-mails dizendo que isso é apologia a pirataria, eu quero deixar claro que entendo ser exatamente o contrário : com esta receita, muitas pessoas podem comprar os livros em qualquer livraria que venda formato ePub com DRM e depois usar em seus Kindles, ao invés de ficar procurando torrents ou diretórios com os mesmos livros sem qualquer custo e sem pagar nada aos escritores, editores e distribuidores. Se algum usuário depois vai repassar o livro para outros, não é este procedimento que fomenta isso. Seria o mesmo que dizer que você vender livros ao invés de lê-los só na biblioteca fomenta a transgressão do direito autoral, pois possibilita a pessoa levar a algum lugar que tire copias xerox...



Bem, é isso. Espero que tenha ajudado e aguardo comentários. 

Abraço. 

65 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo, Edson. Eu mesmo tava querendo compra o livro 1822, do Laurentino Gomes, na Gato Sabido, mas desisti por conta da incompatibilidade com omeu kindle. Estava procurando em sites diversos, mas não achei ainda. Agora vou comprar e experimentar este método.
    Muito obrigado!
    João Vianêis

    ResponderExcluir
  2. Só complementando o comentário anterior. Vou comprar o livro 1822, mais por curiosidade, porque, por incrível que pareça, o livro impresso, no Submarino, parceiro da Gato Sabido, está mais barato...kkkkk
    João Vianêis.

    ResponderExcluir
  3. Este foi o melhor Post de todos os tempos! Parabéns! Sou membro do poder Judiciario, depois de ter advogado na área de direito autoral por 5 anos. A sua fundamentação está perfeita. Partindo da premissa fática de que as pessoas vêm obtendo livros para o kindle em sites shared, sem qualquer retribuição financeira ao autor ou à livraria, o sistema de conversão é a saída mais justa para quem não pretende fomentar a pirataria. Hoje até livros que não foram lançados no formato digital estão digitalizados e disponíveis para download gratuito, o que se dirá dos ebooks? Na verdade, fazer todo esse procedimento é até muito mais trabalhoso do que baixar de um site qualquer, então certamente dó será utilizado por aqueles que de fato respeitam os direitos autorais.

    ResponderExcluir
  4. 1822 está disponível EM FORMATO KINDLE!!! para compra na Loja Singular, no seguinte link: http://www.lojasingular.com.br/livros-digitais/1822-ebook-vers-o-kindle-_9788520924716_kindle.html

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, quanto ao livro 1822, prestigiem o PONTO FRIO e a editora SINGULAR, que vêm sendo as mais democráticas, vendendo o livro sem as odiáveis DRMs, mecanismo principal no aliciamento de novos adeptos da pirataria. Comprei 1822, elite da tropa, dentre outros, pelo site do Ponto Frio e estou lendo no meu kindle Dx tranqüilamente, certo de que o grande Laurentino Gomes, e outros estritores, receberam a devida e justa retribuição pelos seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  6. ...vocês concordam que o preço do livro digital tá meio absurdo? Tomando por exemplo o 1822, na Gato Sabido 28,90, na Singular, 34,00. Enquanto o livro impresso no Submarino está por 24,90. É desse jeito que querem desestimular a pirataria? Pra mim, um livro digital deveria custar menos da metade de um impresso!!!! Ou estou ficando louco? Porquê acredito que o custo de um livro digital e respectivo envio ao comprador saem bem mais barato. Sei não, viu!!!!????
    João Vianêis.

    ResponderExcluir
  7. Existe um plugin para calibre que já faz todo o processo. Ele busca a chave no diretório do adobe digital editions e já elimina o drm automaticamente. A única coisa que tem que fazer é adicionar o livro com drm ao calibre. Só não sei se precisa do python instalado, eu já tinha porque eu usava o método descrito acima, mas acho que nem precisa. O calibre pode ser configurado para converter automaticamente para kindle (.mobi) e enviar o arquivo para o seu email do kindle @free.kindle.com, assim quando vc ligar o wifi o livro já é baixado, não precisa nem conectar o kindle no computador. Todo o processo deve demorar um minuto no máximo, rápido e prático.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Nem sempre os livros físicos estão mais baratos. Nessa postagem verificamos uma diferença de 38% a favor dos e-books:
    http://kindle.blog.br/search/label/compara%C3%A7%C3%A3o%20de%20pre%C3%A7os

    Muito provável, a Submarino fez um negociação com a editora para atingir esse preço no livro físico. Para ganhar no volume vendido.

    Todavia, aqui no Brasil, a venda de e-books não é suficiente para embarcar nessa política agressiva de vendas.

    Até na Amazon (onde a venda e-books superou de livros físicos) encontramos livros físicos com valor menor ou quase igual a versão Kindle> http://tinyurl.com/27mk2yl

    E não podemos esquecer o custo com o frete, no caso citado o frete para o livro físico, com entrega em São Paulo é de R$3,50, o que equipara o valor do e-book. Porém entrega leva até 3 dias, em detrimento ao download imediato.

    O mercado ainda não tem um patamar definido, e nós que somos pioneiros, temos que aceitar os bônus e os ônus que nos acompanham até a estabilização.

    ResponderExcluir
  10. Excelente post!

    Realmente é um absurdo obrigar as pessoas a ficarem presas a um determinado formato. Claro que a conversão não pode ser considerado pirataria na medida em que o usuário está efetuando a compra oficial dos "direitos" do produto...

    Marco Luz

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  11. Edson,

    Parabéns pelo excelente post, muito bom, bem explicado....

    Não sei quem poderia achar que isso seria pirataria, isso é portabilidade, como já foi muito bem colocado. ( embora tenha louco para tudo )
    Já encomendei o Kindle só que pelo andar da carruagem não vai chegar até o natal e como não tenho um grande conhecimento da língua inglesa,
    achava que ia ficar limitado aos livros que tenho, verdade que são vários, mais todos no formato pdf,
    poder comprar um livro em qualquer livraria e converte-lo depois sem precisar recorrer a torrent, Cara,isso vai ser muito bom !!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o Post

    Parabéns pela iniciativa

    Uma dúvida: o programa que vem no pacote é compatível com Mac?

    ResponderExcluir
  13. Nao Fernando, esta versão é para o Windows (32bits). Para o Mac tem outra versão. Vou tentar encontrar e publico, ok ?

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal. Fiz tudo conforme é dito no post mas aparece a mensagem Error: problem decrypting session key quando clico em Decrypt whole directory. Vcs conhecem esse erro ? Abraços

    ResponderExcluir
  15. Edson,

    Se possível me tira uma dúvida: Esta versão vai funcionar no Windows 64 bits ?

    ResponderExcluir
  16. "Anonimo", você está conseguindo converter livros individualmente e só tendo erros para um diretório completo ou não está nem conseguindo para livros individualmente ? Rodou o inpetkey e ele criou a chave no mesmo diretório (arquivo adeptkey) ?

    ResponderExcluir
  17. Marco Antonio, este procedimento é para o Windows em 32 bits.
    Para o Windows 64bits e também para os usuários de Mac, tem que usar outra versão do Python. Pode obter ele em http://www.python.org/download/ e o PyCrypto pode dar uma procurada em www.voidspace.org.uk/python/modules.shtml .

    ResponderExcluir
  18. Alguém sabe se há como fazer esta portabilidade para arquivos no formato PDF, com DRM? Este procedimento, ao que parece, só funciona com EPUB.

    ResponderExcluir
  19. Olá Edson
    Não estou conseguindo converter livros individualmente porque quando abro o programa aineptpub e indico os locais de origem e destino, nada acontece. Dai quando tento o diretório inteiro aparece a mensagem de erro. Pesquisei um pouco na internet e alguma pessoas dizem que tem alguma relação com a versão do ADE mas não consegui confirmar essa informação.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  20. Complementando o último comentário: Acabei de ler o comentário com a resposta para o Marco Antônio... Meu Windows é 64 bits... pode ser isso.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  21. Edson,
    Muito obrigado pela informação
    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Encontro o mesmo problema de não conseguir conversão individual e obter erro de key na conversão do diretório inteiro. Meu windows é XP - 32 bits.

    ResponderExcluir
  23. Concordo com a portabilidade, pois é justo que eu use os livros que compro na máquina que eu desejar. Mas entendo perfeitamente a necessidade do DRM, já que muitos usuários preferem ter um arquivo gratuitamente a pagar aos autores e editores de um livro. Isso já aconteceu com a indústria fonográfica e de cinema, acabando com lojas de CDs e DVDs, locadoras, etc. Se for possível apenas compartilhar os arquivos, muitas editoras irão a falência e autores não serão remunerados por seu trabalho.
    Espero que ainda cheguemos a uma idéia que seja ao mesmo tempo justa e simples.

    ResponderExcluir
  24. Olá Edson, como vai?

    Excelente o post, obrigado. Acabei de comprar um livro na Livraria Cultura e vou testar agora para ler no meu Kindle.

    Houve um comentário em 8 de dezembro de 2010 00:28 de Anônimo, indicando um plugin do Calibre que faria esse processo de deDRM do ePub automaticamente. Procurei, mas não encontrei. Alguém saberia me indicar o caminho, por favor?


    Obrigado. Sds.

    ResponderExcluir
  25. Olá Edson,

    também não estou conseguindo converter livros, nem um meu que comprei para teste, nem os enviados no arquivo compactado. Uso Windows XP, 32bits.

    Obrigado. Marcelo.

    ResponderExcluir
  26. FIZ EXATAMENTE COMO FOI MOSTRADO E NÃO DEU CERTO. DÁ ERRO.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde,
    Quando vou testar o exemplo aparece a sequinte mensagem:"Error in: The_Adventures_of_Sherlock_Holmes.epubproblem decrypting session key"
    Alguem sabe o que pode ser?
    Obrigado desde cedo,
    Cristian

    ResponderExcluir
  28. As livrarias brasileiras não precisam avisar que usam ePub, porque este é um formato aberto. A Amazon é que precisa avisar que o Kindle é exclusivo para o formato fechado da Amazon. Pessoal não comprem o Kindle. Se o Kindle perder mercado, a Amazon pode desisitir da estratégia de deixar ele fechado.

    ResponderExcluir
  29. huahuahuahuahuhua

    Desculpa José, mas quando eu li o riso entrou em erupção.

    Não dá para não comprar o Kindle. Ele é hoje o mais vendido no mundo. Um dos produtos mais bem sucedidos em um curto período de tempo.

    O formato específico do Kindle é algo que não atrapalha. A apple ao lançar o iPod também criou um formato proprietário em detrimento ao mp3, wav, cda.

    A questão é que o mercado ainda não está fechado. É errado não indicar qual o formato que está sendo comercializado.

    Como seria errado há 3 anos, durante a época da disputa entre o Blue-ray e o HDDVD, as lojas venderem os filmes em alta definição sem dizer qual a mídia gravada.

    Ah, e o Kindle não é totalmente fechado, ele é baseado em Linux, logo, o sistema dele é aberto a desenvolvedores.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  30. José Manuel, uma pergunta : por acaso no seu micro você usa Linux com Open Office ou usa Windows com MS-Office, como a grande maioria (apesar de serem "fechados") ?????

    ResponderExcluir
  31. A GatoSabido/ respeita o consumidor de forma simples, identificando em quais aparelhos seus e-livros funcionam http://tinyurl.com/4g9xcul

    ResponderExcluir
  32. Edson, eu uso linux para trabalho, e windows para jogar. Ok. Gostei mais da comparação com o HDDVD e Blue-ray feita por Emanuel.

    Eu realmente não sabia que o kindle era aberto. Li em algum lugar que Kindle aceita somente eBooks protegidos por DRM da própria Amazon. De qualquer maneira, acredito que o mercado vai apontar para o ePub com DRM da Adobe. Aqui no Brasil isso parece que já aconteceu. Eu vi que a Saraiva, e outras livrarias optaram por ePub. O fato do google, e vários grande fabricantes de produtos eletrônicos como a Sony e Nokia estarem apoiando o ePub me faz acreditar que a Amazon vai perder essa batalha.

    De qualquer forma, se ela perder não tem problema. Com certeza vai surgir um update para que o Kindle passe a suportar o ePub.

    ResponderExcluir
  33. Não consegui...dá erro como nos outros. Fui no site e é tão complicado que desisti...

    ResponderExcluir
  34. Anônimo mande sua dúvida para kindle@tandello.com.br.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  35. Dez, gente!!! Consegui, comprei um livro na cultura e consegui converter no Calibre para poder ler no Kindle. Claro que os preços da Amazon são muito melhores, mas bons títulos em português ainda não abundam por lá. Valeu muito! Abraços!

    ResponderExcluir
  36. Olá Edson,

    Meus parabéns pelo blog. Está show.

    Agora, a minha dúvida. Como faço para tirar a proteção DRM dos arquivos pdf e posteriormente convertê-lo para o formato Kindle. Converter de pdf para Kindle não é o problema, pois o Calibre e o MobiPocket Creator fazem isso com facilidade. A questão é a proteção DRM.

    Como procedo?

    Desde já muito obrigado.

    Atenciosamente,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  37. MOCAM,

    Basta seguir o passos desse tutorial.

    Ele remove o DRM não importando a extensão do arquivo.

    Se não funcionar nos avise.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  38. Hu hu hu, deu certo, ja estou com meu Sonhos de Bunker Hill - John Fante no kindler 3, maravilha gente!!! Valeu pelas dicas!!!

    Náufrago

    ResponderExcluir
  39. não funcionou com os arquivos que vieram como exemplo, mas com meus arquivos "reais" comprados na saraiva, deu certo.

    []'s

    ResponderExcluir
  40. Não deu certo. Aparece uma erro.

    ResponderExcluir
  41. Acabei de instalar seguindo as instruções e não consegui. Estou tentando com um arquivo PDF comprado na Saraiva. Será que só funciona com Epub?
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  42. Reitero a pergunta da Adriana: É possível remover o DRM dos arquivos PDF comprados na Saraiva???

    ResponderExcluir
  43. Nao deu certo para mim... Fiz tudo como indicado mas quando eu clico no programinha nao acontece nada... Nao aparece nenhum arquivo novo na pasta do output...

    ResponderExcluir
  44. Nao entendi como um arquivo comprado na livraria, que vem com uma extensao ACSM, é tranformado na extensao epub para ser usado no programa de conversao.

    ResponderExcluir
  45. vi que ninguem teve dúvida de como fazer a conversão no linux... no wine o programa da adobe instalou direitinho, e os scripts funcionaram bem, o script da um pau se vc roda direto do linux, possivelmente usa algo do sistema que não há no linux

    ResponderExcluir
  46. Realmente a dica aqui só funciona com arquivos Epub. Para arquivos em PDF com DRM é necessário instalar novo script em Pyton.
    Neste link: http://stream-recorder.com/forum/simplest-option-removing-drm-calibre-plugins-t8349.html há instruções detalhadas de como instalar plugins para o Calibre que removem o DRM tanto de arquivos Epub como em PDF (além de arquivos protegidos para Nook e da Amazon). Testei aqui e deu tudo certo (com arquivos Epub e PDF). No post do link acima existe atalho para download dos plugins, lembrando que devem baixar a versão mais recente do DRM Tools Archive (atual: versão 4.6).

    ResponderExcluir
  47. A dica só funciona para arquivos Epub com DRM. Para arquivos pdf é necessário outro script em Pyton.
    Consegui retirar a proteção DRM tantos de arquivos Epub quanto de arquivos em PDF através de plugins para o Calibre, seguindo as instruções passo a passo deste link: http://stream-recorder.com/forum/simplest-option-removing-drm-calibre-plugins-t8349.html Há também plugins para arquivos com proteção comprados da Amazon e para o Nook.

    ResponderExcluir
  48. alguém quer trocar (por empréstimo via Adobe Digital Edition) livros epubs comprados de Direito??
    interessados >> rff.fla@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Ainda não testei, mas quem tem Mac agora tem essas opções mais simples:

    Pdf epub drm removal 1. 6. 0
    http://mac4share.com/pdf-epub-drm-removal-1-6-0-fileserve.com.html

    Epub to pdf 1.8.1
    http://mac4share.com/epub-to-pdf-1-8-1-megaupload.com.html

    ResponderExcluir
  50. Realizei todo o procedimento com os livros que comprei na Gato Sabido e não consigo ler no meu Kindle. Sempre dá erro na conversão com o Calibre. Sabes como me ajudar??? Estou muito frustrada.

    ResponderExcluir
  51. Anônimo tente por este método: http://kindle.blog.br/2011/10/e-books-formatos-drm-e-vida-de-um-e.html

    ResponderExcluir
  52. A Saraiva vende livros em formato PDF com DRM. Sabe se tem como visualizar no Kindle?

    ResponderExcluir
  53. Alguém pode me ajudar? Estou com a mesma dúvida do Rodolfo. Há como visualizar no Kindle arquivos em PDF com DRM?

    ResponderExcluir
  54. Dá pra remover o DRM dá mesma forma, mas sabe como é PDF no Kindle né.

    ResponderExcluir
  55. Tentei baixar o Python 2.6.2 e a maioria não o tem mais. Além disso, estou com dificuldade em achar download confiável. Alguém pode me ajudar? Baixei o Python 3.2. Como proceder agora? Agradeço

    ResponderExcluir
  56. Deborah tente fazer o mesmo procedimento, o fato de ser uma versão mais rcento do pythin não deve prejudicar.

    ResponderExcluir
  57. Testei com vários PDFs comprados na Saraiva com DRM, e nada. Então encontri esse programa que resolveu. http://www.ebook-converter.com/pdf-epub-drm-removal.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, só que este é pago e bem caro. Pelo que entendi a versão de testes não converte por inteiro. Alguém ainda consegue usar o método postado aqui?

      Excluir
    2. Remover o DRM de PDF está difícil!!! Com o pdf-epub-drm-removal o ducumento não converte por inteiro, deixando os livros sem pertes, e no meio dele, vc só percebe quando chega lá. Fui comprá-lo e é caro pra caramba.

      Excluir
  58. Para que quiser uma dica mais fácil:
    http://epubee.com/

    Programinha GRÁTIS que retira DRM de ePub, arquivos do Kindle e PDF sem o menor esforço!

    ResponderExcluir
  59. No meu Ineptkey não veio com esses arquivos, quando clino no ineptkey.pyw mostra
    Traceback (most recent call last):
    File "C:\Users\Micheli\AppData\Local\Temp\Rar$DI22.440\ineptkey.pyw", line 230, in main
    retrieve_key(keypath)
    File "C:\Users\Micheli\AppData\Local\Temp\Rar$DI22.440\ineptkey.pyw", line 158, in retrieve_key
    device = winreg.QueryValueEx(regkey, 'key')[0]
    WindowsError: [Error 2] O sistema não pode encontrar o arquivo especificado


    e então não funciona. o que eu faço?

    ResponderExcluir
  60. Acrescentando, o a amazon reparte muito pouco do valor venal com os escritores! prefiram comprar em outras lojas

    ResponderExcluir
  61. Olá Paulo!
    Amei esse post. Estava doida pra saber como converter o DRM para mobi, por que tinha que ficar lendo no celular e ai era horrível, tendo o meu kindle aqui e não podia utilizar. Vou testar as suas dicas e ver se consigo.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir