terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Comprei um iPad! E o Kindle onde fica...?

Aumentar Letra Diminuir Letra

Caros leitores, comprei um iPad!

Viajo quase toda semana a trabalho e utilizo intensamente a internet no meu ofício. Nem pensar em ficar não conectado, o que poderia representar um imenso prejuízo financeiro. Para tanto, eu utilizo três equipamentos essenciais: um iPhone 4, um MacBook Air de 11,6" e um Kindle para leituras. Com os três, eu dou conta inteiramente de todas as minhas tarefas. Como suporte a esse pacote de deslocamento, eu possuo no meu escritório um iMac de 24".

Como já havia mencionado em postagem anterior, no dia 27 de janeiro quando foi anunciado o iPad, eu descobri que ele não me serviria de nada. No dia seguinte, comprei meu Kindle.


A pergunta que cabe é: em que mudou minha utilização do Kindle, depois que comprei o iPad? 

Mudou inteiramente a minha leitura de jornais e revistas. Eu possuía a assinatura do O Globo - sou carioca - que vinha, muito feliz, lendo no meu Kindle, diariamente. Mas, depois que comecei a baixar O Globo no iPad, tive de cancelar sua assinatura na Amazon. Motivo: o iPad dá de 10x0 em termos de qualidade de leitura, para jornais e revistas. Breve, pretendo cancelar as assinaturas no Kindle das revistas Time e Newsweek.

Por outro lado, uma coisa ficou evidente, o Kindle é imbatível para a leitura de livros! Agora, reconheço que para a leitura de jornais e revistas o iPad não tem concorrente, pois sua força está nas fotos, cores, diagramação e estética visual.

Não posso negar, portanto, que depois que comprei o iPad a minha utilização do Kindle foi bastante reduzida a apenas leitura de livros.

A coisa toda ficou da seguinte maneira:

No dia a dia, no trabalho: iPhone 4 + MacBook Air
Na leitura dos jornais e revistas: iPad
Na leitura de textos de artigos técnicos e livros: Kindle.

7 comentários:

  1. Comprei o meu Ipad sábado passado. Realmente é muito bom revista e jornais no Ipad e artigos técnicos (.pdf) ficam melhor no Ipad. Na verdade estava pensando em comprar o kindle dx, mas como no final seria apenas um pouco mais barato optei pelo ipad para complementar as funcionalidades do kindle.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, pois o meu interesse principal é a leitura de livros, então o Kindle ainda é a próxima compra, não que eu não queira um Ipad também... claro rss

    ResponderExcluir
  3. Ler e-books no Ipad foi uma experiência dolorosa para meus olhos.

    No entanto revistas, estão no terreno dele, eu sempre comentei isso.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, os periódicos no Kindle deixam um pouco a desejar, mas creio que por culpa dos editores. Cancelei minha assinatura de Zero Hora no Kindle por falta de imagens. Tinha o cúmulo de uma sessão "Foto do Leitor", em que na versão Kindle não aparecia a foto, só a legenda. Se tivesse mais imagens, não deveria em nada às versões iPad, pelo menos em meu gosto pessoal. Ainda prefiro a tela do Kindle para ler. Um iPad eu usaria pra email e pra jogar só. Mas, de novo, é gosto pessoal.

    ResponderExcluir
  5. acabei de comprar um e-reader e gostaria de saber se tem como fazer assinatura de revistas mesmo se o e-reader nao for o kindle.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, posso não ser um expert, mas pelo Calibre é bem possível que você consiga.

    ResponderExcluir
  7. Valeu pelo post Prof. Cristóvão. Concordo contigo, pois tenho o Kindle desde Outubro/2009 e o iPad desde Julho (trouxe dos EUA). Agora (no último mês), comprei uma capa para o iPad com teclado Bluetooth (USD 75 já com frete desde Singapura) e, estou quase aposentando o notebook fora de casa. Como não produzo coisas com programação ou grandes detalhes de design, mas somente texto, planilhas e e-mails, com o teclado o iPad virou quase um note. O kindle realmente está bem restrito a leitura de livros e a oportunidades de maior risco ou ao sol (quem é louco de levar um iPad em uma praia ou um parque ?). Só que quando levo o Kindle, meus braços agradecem (muito mais leve) apesar do cérebro (acostumado as cores e ao multimidia fantástico do Kindle) reclamar.

    ResponderExcluir