segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Frustração ao comprar e-book pela Saraiva...

Aumentar Letra Diminuir Letra

Recebi um e-mail de um leitor do nosso Blog dizendo que recebeu naquele dia o seu Kindle e foi ansiosamente comprar um livro na Saraiva.  Só que estava conseguindo ler o livro somente no Saraiva Digital Reader e não conseguia baixá-lo de forma alguma para o Kindle e me pedindo um help.


É triste ver isso, pois as livrarias deixam nas entrelinhas que seus livros com ePub que usam o DRM da Adobe (ADE) não vão funcionar no Kindle e também não vão permitir converter pelo Calibre. É a típica propaganda enganosa por falta de esclarecimento prévio....
Eu sou da opinião de que, se as livraria querem tentar fazer uma reserva de mercado contra a reserva que a Amazon fez com o Kindle (que também usa um formato proprietário, mas está abrindo com o PDF e, tem mais direito, pois foi a que primeiro lançou os e-readers...)  elas deveriam vender os livros com um preço para os seus leitores padrão e permitir a quem quer comprá-lo no formato .mobi (Kindle) ter como fazê-lo, pagando um ou dois reais a mais...
Mas não é isso que acontece. O leitor se perde com tanta despadronização, acaba comprando um livro no formato que não roda no seu leitor e depois não consegue nem a devolução do dinheiro pago....
Abaixo reproduzo minha resposta para ele, já sabendo que alguns dirão que estou fazendo apologia à pirataria. Eu diria que estou ajudando uma pessoa que pagou o preço oficial para ter um livro em seu leitor eletrônico a conseguir fazê-lo (grifei o pagou, pois isto é que descaracteriza claramente a pirataria):


"
Olá Marcio.
Você deve ter comprado um livro na Saraiva em formato ePub com DRM, correto ? Para confirmar, entre na Saraiva, selecione o livro e vá em caracteristicas detalhadas. 
A Saraiva, como outras livrarias não deixa muito explicito que este tipo de livro não funciona em todos os leitores... o Kindle é um dos que não aceita este formato e, como tem DRM, não é fácil converter....
Se você for em "Digital Reader - Conheça mais sobre ..." e depois clicar em "Instalação --> Leitores Digitais". Lá você pode ir na página da Adobe (Adobe Digital Editions) - que é o DRM usado nos livros ePub da Saraiva e, ai é que vem a frustração (normalmente depois de já ter comprado o livro...), pois se navegar um pouco por ela, cai na seguinte página :  http://blogs.adobe.com/digitalpublishing/supported-devices onde monstram os vários e-readers compatíveis com este produto deles. Mas....  o Kindle não está lá.

Total frustração e, não conheço ninguém que tenha conseguido uma solução entrando em contato com a Saraiva ou, pelo menos o dinheiro de volta....

Bem. Esta é a resposta formal e oficial. 

Mas... como eu disse, "não é fácil converter..." - mas isso é diferente de dizer : "é impossível converter".  
Tem um jeito e, como você comprou o livro, eu não considero isso pirataria. A forma é baixar o programa INEPT EPUB Decrypter ( você pode encontrá-lo na internet para baixar em alguns sites de torrents ).
Esse programinha só vai te pedir o diretório onde está o livro com DRM da Adobe (ADE) e você dá um nome e diretório para o livro (ainda ePub) que será gerado sem DRM.
Muito fácil. Após gerar este arquivo do livro ePub sem o DRM (leva de 30 segundos a 2 minutos), você pode rodar o Calibre (outro programa indispensável para quem tem Kindle) que você encontra no http://calibre-ebook.com  e converter ele para o formato do Kindle (.mobi). Agora basta conectar o Kindle no micro via cabo USB e copiar para dentro do diretório Documents.

Seu livro vai funcionar sem problemas. 

Espero ter ajudado. 
"

40 comentários:

  1. Também entrei nesta na Saraiva. Paguei, não posso ler o livro no Kindle, ainda não fui restituído como prometido. Sou entusiasmado com ebooks, mas diante de tanta má vontade, vou me segurar e ler alguns livros em papel que ainda tenho na fila. Meu dinheiro não é capim

    ResponderExcluir
  2. Eu optei por não comprar livros na Saraiva, experimentei um livro gratuito (PDF). Por outro lado, a experiência com o Ponto Frio foi muito boa, no site eles chegam até mencionar o Kindle. Comprei um livro em epub e fiz a conversão. Só falta baixar o preço.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, nessa página:
    http://www.livrariasaraiva.com.br/livros-digitais/saiba-mais-reader.htm?ID=BACF99197DA0B040C2E3B0857&PAC_ID=18659

    Dá a entender que dá pra instalar um programa da Adobe, e passar os arquivos proprietários comprados na Saraiva pro Kindle.
    Alguém pode confirmar se isso é possível mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Felipe, sinto muito, mas essa foto do Kindle tá aí na página só pra te sacanear e mostrar a desorganização da Saraiva.

    Na pagina abaixo você pode ver que eles dizem que só "leitores compativeis com o DRM da Adobe" l~eem livros da Saraiva....

    http://www.livrariasaraiva.com.br/livros-digitais/saiba-mais-reader.htm?ID=BACF99197DA0B040C2E3B0857&PAC_ID=18659

    E nesse outro link a Adobe lista quais são os aparelhos compativeis. Lista que, é claro, não inclui o Kindle.

    http://blogs.adobe.com/digitalpublishing/supported-devices

    Observe que a Saraiva tem culpa de colocar essa foto ENORME de um Kindle na página, causando confusão. Mas a responsabilidade não ler livros da Saraiva é da Amazon, que não quer acordo com a Adobe, e não da Saraiva. Quer dizer... a Saraiva bem que podia facilitar e publicar no formato da Amazon também. mas aí é outra história... :-)

    ResponderExcluir
  5. Que chato isso. E o pessoal que tem Kindle aqui no Brasil lê livro em Português como? Não achei nenhuma lista completa de livros em portugues na Kindle Store, mas não parece ser muitos conhecidos.

    Tem outro lugar pra comprar livros em português que dê pra ler no Kindle?
    E PDF é tranquilo de ler?

    Estava pensado em comprar mais pelos titulos em ingles.

    ResponderExcluir
  6. Felipe, eu tenho lido muito em inglês desde que comprei o Kindle. Já foram quatro livros, todos comprados na Amazon mesmo. Li também dois que baixei em torrents (em DOC, e converti pra Kindle vioa Calibre) mas evito fazer isso. Na verdade estou até me estimulando a loer tudo em inglês mesmo, praticando cada vez mais a língua de shakespeare. E recomendo, viu? É matar dois coelhos com uma cajadada só, no final das contas.

    Mas é claro que torço e quero livros, gringos e nacionais, em versões digitais, pra Kindle. Mas, enquanto eles não vêm...

    Mas, enfim, a loja brasileira com mais titulos pra Kindle é a Singular, que pertence ao Grupo Ediouro.

    ResponderExcluir
  7. Saudações!
    Achei interessante a opção de converter os arquivos comprados na Saraiva, mas simplesmente não consigo encontrar o bendito INEPT EPUB Decrypter.
    Alguma dica? Em todos os links que acho, é necessário fazer cadastros, e ultimamente tenho evitado isto.

    Grato!

    ResponderExcluir
  8. o inet epub decrypter é um script, amigo, não um programa. ok

    ResponderExcluir
  9. Sergio, publicamos um post sobre o inept hoje. De uma olhada...

    ResponderExcluir
  10. No que me diz respeito, boicoto - esta é a palavra - livros nacionais. Uma excelente sugestão para livros gratuitos que talvez já tenha sido passada aqui no blog é acessar o site do Projeto Gutenberg (http://www.gutenberg.org/wiki/Main_Page) onde todos os livros são livres de copyright, 100% gratuitos. Certo, são livros "antigos" porém é uma mina - Conan Doyle (todos os Sherlock Holmes dentre muitos), Julio Verne, e muitos outros, tudo está lá. Melhor: no projeto Gutenberg é possível baixar os livros, em sua grande maioria, já formatados em Mobi, epub, etc. Já são mais de 33000 livros. A opção nacional é http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp , muitos em português - Machado de Assis, Eça de Queirós, etc.etc.

    ResponderExcluir
  11. De fato publicamos em:http://kindle.blog.br/2010/10/projeto-gutenberg-no-kindle.html

    Tem um video que mostra o download do livro direto para o Kindle. Eu já fiz e recomendo.

    Há títulos em português, mas são difíceis de acessar.

    ResponderExcluir
  12. São mais de 50 leitores digitais que lêem os arquivos de ePub com DRM e apenas 1 unico de lê os arquivos protegidos da Amazon. E segundo o conceito aqui, TODAS as lojas devem se adaptar ao formato do Kindle e não o Kindle que deveria se ajustar a 99% das outras eBookStores ? Na minha opinião, a Amazon que deveria deixar um aviso bem grande de que os arquivos dela só funcionam na loja dela. E aquilo na foto da Saraiva não é um Kindle, é um iRiver

    ResponderExcluir
  13. O Calibre deixa os livros todos bagunçados. Se vc quiser ler arquivos mal diagramados e bagunçados .... o calibre serve. E ensinar a como se quebra DRM ou softwares é apologia a pirataria sim, e a violar o DRM é crime, não por pirataria, mas por quebrar propriedade intelectual

    ResponderExcluir
  14. Anônimo, segundo pesquisas mundiais, este 1 e-reader responde por mais de 85% do mercado de leitores digitais.... Além disso, respeito a posição de cada um, mas se manter no anonimato ante comentários de tal agressividade e direcionamento, me parece mais reclamação velada dos diretamente interessados....

    ResponderExcluir
  15. Passei por maus momentos tentando ler um ebook da Saraiva no iPad. Além do aplicativo ser bastante ruim, eu não conseguia logar por um problema com o Adobe ID.

    Se alguem receber essa msg de erro E_ADEPT_REQUEST_EXPIRED, é porque está com a hora ou data errada no iPad.

    Se você verificar e estiver tudo correto, é porque seu estado está em horário de verão. Assim, acerte o relógio do Ipad com o horário oficial de Brasilia que vai funcionar.

    Exigência ridicula, nao?

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    Esse blog acaba de me salvar de cair no "conto da saraiva". Enquanto isso, continuo comprando na Amazon os livros para meu kindle.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Instalei o Saraiva Digital Reader no Ipad e ele simplesmente não aceita meu Adobe ID, sendo que acesso normalmente pelo PC e a conta existe e é o mesmo email do cadastro na Saraiva, já que é requisito necessário... Comprei um livro na Saraiva por R$60,00 e não conseguia ler no meu Ipad... reclamei, pedi ajuda na Saraiva, mas nada além de e-mails padrões com explicações bobas... até que hoje encontrei o BlueFire Reader, gratuito na App Store, através do qual consegui acessar meu livro

    ResponderExcluir
  18. nada que um bom site de livros digitalizados não resolva!!!! pirataria???? será??? pq não me dão o direito de ler onde quiser se eu PAGO pelo livro???? ahhhhhhhh baixando de gratis enqto não acabar essa pouca vergonha! Qdo mudarem, eu compro.Até lá, baixando já!!!

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma dúvida eu cai no conto da Saraiva comprei um livro no formato PDF para o meu kindle 3 achando que o e-reader que tinha na foto era o kindle. E agora o que eu faço? Tem alguma maneira de convertê-lo?
    Por favor me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  20. Paula, você pode usar o conversor Calibri (veja nas postagens mais visitadas) para converter PDF em .mobi, depois é só jogar no Kindle.

    Caso esse PDF tenha proteção,dê uma olhada no tópico Convertendo Epub com DRM.

    ResponderExcluir
  21. Vou contar minha história. Tenho um Kindle comprado em dezembro e estou muito satisfeita. Em janeiro, resolvi comprar um Kindle de presente para o meu pai, mas este estava em falta na Amazon. Comprei um Nook da Barnes & Noble. Conversei com uma funcionária, experimentei o Nook na loja e me pareceu razoável. Recebi na própria Barnes & Noble uma lista com livrarias virtuais de outros países, inclusive do Brasil, onde constava a Saraiva, Livraria Cultura e Gato Sabido. Ao voltar oara o Brasil, meu pai me pediu para comprar um livro em inglês e dois em português (epub e PDF com DRM). Minha primeira decepção foi descobrir que para comprar um ebook no site da B&N, preciso de um cartão de crédito com endereço de cobrança nos Estados Unidos ou Canadá, ou seja, nada feito. A segunda decepção foi ainda pior: o Nook não conseguia abrir nenhum dos dois livros comprados na Saraiva e na Gato Sabido. Entrei no site da B&N e conversei, via chat, com um especialista em Nook, que me informou que o Nook não funciona para livros comprados fora da B&N. Disse a ele que a funcionária da loja sabia que eu era brasileira e não me repassou essa informação, que também não está disponível na propaganda do Nook. Resumindo uma longa história, o problema era meu. Depois de dezenas de emails para a B&N reclamando e algumas mensagens em blogs e chats (inclusive da própria B&N), finalmente consegui uma autorização para devolução do Nook (eles só aceitam devolução até 14 dias da compra, o que não era o meu caso). Por acaso, fiz uma viagem a trabalho para os Estados Unidos e enviei o Nook de volta via UPS. Consegui receber o estorno do valor pago e comprei outro Kindle. Também consegui desbloquear o DRM dos livros comprados e converti ambos. Estão funcionando no Kindle. E na Amazon compro os livros sem problemas. Também converto livros e documentos em PDF e word usando o Mobipocket Creator e com isso meus arquivos passam a ter as mesmas funcionalidades dos arquivos em formato mobi, inclusive o Text-to-Speech. Não considero isso um crime. Eu paguei pelo livro e tenho direito de usá-lo. Não estou repassando para outras pessoas, não estou revendendo, não estou disponibilizando na internet. Quando compro um livro impresso, posso fazer o que quiser com ele: posso dar, emprestar, revender, etc. E também há direitos autorais envolvidos. Considero que tenho o direito de ler o livro que comprei no leitor que desejo. E o Kindle sem dúvida é o melhor. Melhor contraste, mais leve, mais testado, melhorado, a comunicação com a Amazon é simples e eficiente, os softwares funcionam, a disponibilidade de livros é maior (pelo menos em inglês).

    ResponderExcluir
  22. Cara,
    Obrigado. Seu blog salvou meus R$ 40,00. Comprei um Vade Mecum Saraiva pro iPod Touch, mas o Saraiva Digital Reader é horrível. Lentíssimo. Tirei o DRM e agora estou usando o Stanza, que é bem mais rápido.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. iPad 1 e iPad 2

    Comprar Livro segredos do Ipad no Brasil

    Já descobriu o segredo do Ipad?
    O novo produto da Apple tem realmente muitos segredos.
    Alguns dizem que iPad é um Iphone gigante, mas há alguns segredos e atalhos que facilitam muito o uso do iPad1 e iPad2.
    Apple deve lançar este ano ainda o iPad 3 com internet 4G.
    Para facilitar sua vida estamos lançando um livro sobre Segredos e Atalhos do iPad 1 e iPad 2.

    O livro está disponível na versão ebook pdf, epub e versão impressa.
    Você pode comprar o nosso ebook na Europa pela Amazon.com, na Apple Store, Barnes and Noble, Borders.
    No Brasil está disponível no link acima no Mapa do Brasil, para pagamento em Reais.
    Baixe noss
    o ebook agora em seu computador ou iPad.

    http://www.segredosdoipad.com/

    ResponderExcluir
  24. Comprei o Kindle. Para quem lê em inglês é ótimo. Mas não quero deixar minha língua pátria, o português, jamais. Infelizmente, dispomos de pouquíssimos títulos em português, mesmo na Amazon Store. Os textos disponíveis na net, a maioria em pdf., quando transferidos para o Kindle, tornam-se pouco confortáveis para a leitura. O site, Domínio Publico, na contramão do resto do mundo, ainda não se ajustou a realidade dos e-readers, algo que reflete o pouco interesse do nosso país em estimular o leitor brasileiro. E as capas, por que desprezam as capas?
    Baixei o Calibre e agora tentarei aprender a converter textos em pdf. para mobi.
    Acho que seria um grande serviço de vocês, disponibilizarem livros formatados convenientemente para o Kindle em nossa língua, afinal, trata-se de dividir um bem imaterial, cultura!
    Um grande abraço,
    Thiago

    ResponderExcluir
  25. Rapaz, comprei um livro na Saraiva achando que era no formato de papel. Mas, ou eu sou muito burro, ou eles foram muito competentes em me enganar, pois o livro era em formato digital. Muito bem. Como eu tenho um Kindle, fui atrás de uma forma de converter desse EPUB para o Mobi. E não que essa dica aí funcionou? Veio com capa e tudo! Mas faltam alguns detalhes.
    A primeira coisa é instalar o Python e o Pycrypto. Aqui ensina como fazê-lo:
    http://dearauthor.com/ebooks/how-to-install-python-and-pycrypto/
    Depois, tem que baixar dois scripts. Aqui:
    http://ainept.freewebspace.com/
    São linhas de comando, mas tem uma opção para download. Primeiro rode o "Inept Key Retrieval". Depois, na mesma pasta, rode o "Inept ePub Decrypter". Este vai abrir uma janela onde você coloca o arquivo epub da Saraiva (C:\Users\seu_usuario\Documents\Livro Digital Saraiva) e a pasta destino, onde ele vai colocar o arquivo descriptografado.
    Depois é só rodar o Calibre, adicionar o livro à biblioteca dele, e mandar converter usando o botão direito do Mouse. O livro convertido vai ficar na pasta onde você definiu como "Biblioteca do Calibre".
    Daí, é só copiar para o Kindle.
    Voilá!

    ResponderExcluir
  26. Concordo com tudo de ruim que falaram da saraiva, o aplicativo é péssimo. Mas vim aqui atrás de uma dica para poder ampliar minhas possibilidades de uso do kindle, pois nem todos os títutlos que quero estão em português ou espanhol (meu inglês não é suficiente para ler ficção) na kindle store. Vou tentar essa dica do python. Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Baixei o Kindle para iPad, mas não faço ideia de como baixar os livros agora, alguém pode me ajudar? quando entro em "Archived itens" não aparece nenhum livro, não sei mais o que fazer...
    Obrigado.
    Abs.
    Carlos.

    ResponderExcluir
  28. Olá Carlos,

    Obrigado por nos acompanhar.

    Existe alguns métodos para você ler usando o app Kindle Ipad.

    O primeiro, e mais simples, é comprar um e-livro na Amazon via site. Hoje, não há mais a possibilidad de se fazer direto do app pelo iPad. Então você compra no site, baixa para o computador e transfere para o iPad.

    Segundo, é usando o programa Calibre (http://tinyurl.com/3s8dlby)para pegar e-livros que você já tem, convertê-los para o formato .mobi e adicioná-los a biblioteca do iPad.

    Esses dois métodos via cabo USB.

    Espero tê-lo ajudado.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  29. comprei este livro na saraiva e tmbém nao funcionou.acabei eescobrido que podia comprar direto do autor.

    Dica do manual do ipad
    SEGREDOS E ATALHOS DO IPAD

    Ele vem sem manual, mas segue um manual

    Veja o manual no http://www.segredosdoipad.com/

    ResponderExcluir
  30. Valeu Edson Tandello Cruz, me ajudou muito na questão de ajeitar a hora no "PC" para ativar... Valeu Mesmo... Deus Nos Abençoe... Amém...

    ResponderExcluir
  31. Tem um jeito bem fácil para quem já usa o calibre. É só baixar um plugin que ele destrava o arquivo e converte. É o método 3 desse site http://epubee.com/remove-drm-from-epub-on-adobe.html#PluginMethod

    ResponderExcluir
  32. A Saraiva no anúncio apenas diz que o livro é epub, dá a entrever que você compra e faz o download para depois colocar no seu dispositivo, assim como fazem algumas livrarias, que no meu caso é um Kobo. Só depois de finalizar a compra fui descobrir que só poderia ler usando dispositivos deles e ainda quiseram me enrolar com a história do DRM, achando que estavam falando com um leigo, mas eu disse a eles que o software da adobe servia justamente para isso independente do dispositivo. Quem não quer ter decepção compre um Kindle mesmo, o epub aqui não vai pra frente mesmo.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Vocês não vão acreditar! Eu precisei utilzar o App CamScanner. Utilizo o iPad Mini. Printei todas as páginas do e-book da Saraiva, converti em PDF pelo App, e enviei por e-mail. É foda, mas foi a única alternativa. Dá vontade de sair distribuindo o livro pela net, de tanta raiva!

    Eu não consegui de jeito nenhum, meu amigo.
    Uso o Mac OS El Capitain, e segui todos os passos (li também postagens sobre instalação no Mac). O resultado, pelo Calibre, sempre dá erro, e o e-book que comprei na saraiva só abre em branco, vazio. É melhor piratear do que entrar nessa. Paguei, e estou limitado a essa porcaria de aplicativo!

    ResponderExcluir
  37. algurm ja tentou usar calibre +drm removal plugin ?

    ResponderExcluir
  38. Não entendo porque tanta bronca quanto ao conteudo da bibliotaca do Kindle em portugues. Tenho um Kindle a dois anos e já li 98 livros baixados da biblioteca do Kindle.Sobram títulos a serem escolhidos.Não deixei de encontrar nada do que queria ler.

    ResponderExcluir