quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Workshop : Como Publicar seu Livro

Aumentar Letra Diminuir Letra

Júlio Rocha, autor do romance policial "Teia Negra" e do livro "Técnicas para escrever Ficção", bem como de uma newsletter iniciada em 2006 e que conta com mais de 30.000 assinantes (a "Dicas para Escrever Ficção") está com um Workshop programado para São Paulo na próxima semana. 

Abaixo mais detalhes do evento : 



Neste workshop, Tomaz Adour, Sérgio Pereira Couto e Julio Rocha ensinam o “caminho das pedras” para quem quer publicar e vender livros.
Entre outros assuntos, serão abordados os seguintes tópicos:

Panorama do mercado editorial brasileiro e mundial
                - Editoras
                - Livrarias
                - Autores
                - Títulos publicados
                - Público alvo
                              
Como conseguir uma editora
                - Agentes
                - Editoras tradicionais
                - Editoras sob demanda
                - Gráficas
                - Qual a melhor opção?
               
O processo de publicação do livro
                - Revisão
                - Copidesque
                - Editoração
                - Capa, acabamento
                - Tiragem
                - Preço de venda
               
Distribuição e vendas
                - Lançamento
                - Divulgação
                - Sessões de autógrafos
                - Estratégia de marketing
                - Livrarias
                - Feiras, palestras, aulas
                - Sites, comunidades e redes
                - Vendas online
                - Direitos autorais e subsidiários (cinema, teatro, revistas, e-books, tradução)

Administração da carreira de autor
                - Novos livros   
                - Agente
                - Viagens
                - Palestras pagas
                - Adoção em escolas
                - Vendas para o governo
                - Adiantamentos editoriais

Local: Espaço Paulista de Eventos - Av. Paulista,807 - 17o. andar (www.epaulista.com.br)
Data: 06/11/2010 (sábado)
Investimento: R$ 290,00
Informações e inscrições: www.jrocha.com.br/publique ou 21 3005-3059

Tomaz Adour
Economista com mestrado em marketing pela PUC-Rio, onde defendeu a dissertação “O mercado editorial brasileiro sob o ponto de vista do autor novo: dificuldades, barreiras e alternativas de publicação”,  que deu origem a primeira editora virtual brasileira. Após lançar mais de 1000 autores brasileiros, criou a editora da Usina de Letras em 2008 e o selo especial Vermelho Marinho, com o objetivo de fortalecer a publicação de autores brasileiros que queiram seguir uma carreira profissional de escritor. O resultado deste trabalho aumenta a cada dia, com livros da editora em lugar de destaque nas principais livrarias brasileiras, como Cultura, Travessa, Saraiva e edições novas de vários livros, destacando sucessos como a coletânea Humor Vermelho, Cineastas, Por um Mundo Melhor (cujo autor José Araújo foi eleito um dos melhores da última década), além dos romances Caixa de Desejos (Ana Cristina Melo), Oração do Ateu (Marco Machado), Raízes e Asas (Ronaldo Souza – em negociação para tradução para a Espanha e Portugal) e o campeão de vendas da Bienal de SP 2010 “Mistério em Terra Alegre”, de Júlio Rocha. Alguns livros da editora entraram na listagem dos mais vendidos das livrarias, como “A última entrevista de José Saramago” (José Rodrigues dos Santos), “Seu Adolpho (Felipe Pena) e Humor Vermelho 2.

Sérgio Pereira Couto
Jornalista e escritor. Colabora regularmente com revistas de história e sites especializados no assunto. Foi editor e repórter de revistas de ciència como Ciència Criminal e Discovery Magazine, além de editor-assistente de revistas de tecnologia como PC Brasil, Geek! e editor da revista Leituras da História. Tem textos, artigos e colaborações publicadas nas revistas Galileu e Planeta. É autor de 37 livros, com mais de cem mil exemplares vendidos somente no Brasil, entre eles os romances Sociedades Secretas, Investigação Criminal, Renascimento e Help – A Lenda de Um Beatlemaníaco.

Julio Rocha
Escritor. Seu site na Internet recebe milhares de visitantes mensalmente. Em 2006, iniciou a publicação de uma newsletter chamada “Dicas para Escrever Ficção” que hoje conta com cerca de 30.000 assinantes cadastrados. Ministra workshops sobre técnicas para escrever ficção em diversas cidades pelo Brasil desde 2008. Em 2005, publicou o romance policial “Teia Negra” que conta a investigação do assassinato de um presidente de uma multinacional do petróleo no Rio de Janeiro. Este livro vendeu milhares de exemplares, diretamente pelo autor, apenas através da Internet e está na terceira edição. O livro Técnicas para Escrever Ficção foi publicado em dezembro de 2009 e menos de um ano depois está na sua segunda edição. Mistério em Terra Alegre é o livro mais recente, voltado para o público infanto-juvenil e que foi sucesso absoluto de vendas na última Bienal do Livro de São Paulo.

Estamos estudando a possibilidade de incluir em um próximo evento uma parte sobre a publicação de livros em formato eletrônico (e-book) utilizando as facilidades encontradas hoje em distribuidores como a Amazon.  
Também quero ver se convenço o Júlio a portar seus livros para e-book compatível com o Kindle. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário