domingo, 31 de outubro de 2010

Trocando o Screen Saver do Kindle 3...

Aumentar Letra Diminuir Letra

Já estava cansado de toda vez que desligava meu Kindle ter que ver as imagens não muito "bonitas" dos autores americanos de maior sucesso. Algumas das telas de descanso, até que são legais (a dos pássaros, a da impressora, etc.) mas outras são simplesmente horríveis. 
Da mesma maneira que fiz quando tinha meu Kindle 2, resolvi procurar na internet formas de colocar as imagens que eu quero e não aquelas que a Amazon acha que eu deveria querer....
Finalmente achei algo confiável e, depois de instalar, pude confirmar que funciona. 
Abaixo detalho o passo a passo para aqueles que querem mudar suas telas de screensaver (para todos os modelos de Kindle).  Apesar de ter funcionado para mim, tenho que lembrar que a Amazon não dá suporte para aplicação instaladas que não sejam deles e, a decisão de fazer este "hack" é por conta e risco de cada um. 

Passo 1 : Descobrir qual o seu Kindle. 

Nos Kindle anteriores aos modelos novos (Graphite), tem que olhar a parte traseira do aparelho (de alumínio) e vendo o serial number,  descobrir qual o modelo. Veja abaixo : 


Se você tem um dos novos (parte traseira em plástico), para descobrir o modelo, tem que ir em Menu > Settings  e verificar qual o número de série para, por ele, definir exatamente o modelo :

Kindle DX Graphite: Serial no. prefix B009
Kindle 3 3G US: Serial no. prefix B006
Kindle 3 WiFi: Serial no. prefix B008
Kindle 3 3G UK: Serial no. prefix B00A

Passo 2 : Fazer o Jailbreak (quebra da restrição de instalação de SW de terceiros da Amazon) 

Faça o Download e Unzip do arquivo : kindle-jailbreak-0.4.N.zip 
(Se, por alguma outra razão o seu Kindle já estiver Jailbreak não precisa fazer este passo novamente...)

O que está selecionado, por exemplo, é o para o meu Kindle (3G + Wi-Fi).
Esta tela foi copiada de um Mac com OS-X. Se você utilizar um PC com Windows ou outro tipo de micro / sistema operacional, pode aparecer diferente, mas os arquivos serão os mesmos. 

Conecte o Kindle pelo Cabo USB ao micro e copie o arquivo correto (depende do modelo do seu Kindle) para o diretório raiz (diretório principal).

Eject o Kindle, desconecte o cabo USB e siga o seguinte :  Menu > Settings > Menu > Update Your Kindle.   

Se a opção Update Your Kindle não estiver selecionável, significa que você colocou o arquivo no diretório errado (não no raiz) ou não foi o arquivo correto. 
Agora seu Kindle já está desbloqueado (jailbreak).  Isso serve não só para mudar os screensavers como para outras facilidades não possíveis no Kindle original.  Logo colocarei aqui no Blog uma outra facilidade permitida pelo Jailbreak para se selecionar parte de um texto e só com dois clicks, abrir a tela do Google Translator e ler o texto traduzido para o idioma que você quiser. Aguardem...   :) 
OBS : Nos Kindle 2, pode dar um erro (FAIL) com a mensagem U006 no canto inferior esquerdo da tela. Mas mesmo com o isso, o processo de Jailbreak foi concluído com êxito. 

Se você quiser por algum motivo, voltar atrás no Jailbreak, basta copiar o arquivo Uninstall correspondente no diretório raiz e refazer o upadate. o Kindle voltará a ficar como antes.

Passo 3 : Mudar os Screensavers 

OBS: Só vai funcionar se o seu Kindle estiver Jailbreak...

Faça o Download e Unzip do arquivo :kindle-ss-0.15.N.zip

Conecte o Kindle pelo Cabo USB ao micro e copie o arquivo correto (depende do modelo do seu Kindle) para o diretório raiz (diretório principal).

Crie um diretório no Raiz com o nome linkss e dentro deste um outro diretório com o nome scrensavers (exatamente estes nome, sem letras maiúsculas ou  qualquer outra diferença pois, do contrário, não funcionará).

Nesse diretório (screensaver) você deverá colocar as imagens (jpg ou png) que deseja que sejam os novos screensaver do seu Kindle. Nos modelos de 6" o tamanho ideal para não faltar ou sobrar bordas é 600 x 800 pixels. No caso dos DX (9,7") o tamanho é de 824 x 1200 pixels.
Veja um exemplo abaixo (esqueça os outros diretórios dentro do linkss; eles irão aparecer após terminar o processo) :

Eject o Kindle, desconecte o cabo USB e siga o seguinte :  Menu > Settings > Menu > Update Your Kindle.  
Se a opção Update Your Kindle não estiver selecionável, significa que você colocou o arquivo .bin no diretório errado (não no raiz) ou não foi o arquivo correto. 
Quando o Kindle fizer o restart, você já estará com as imagens que colocou no seu diretório como seus novos screensaver. 
Se em algum momento quiser voltar ao screensaver original, basta colocar o arquivo .bin Uninstall corresponde ao seu Kindle no diretório raiz e fazer um novo Update. 

Agora algumas últimas dicas : 

Quer que a seleção de qual imagem vai aparecer seja aleatória e não sequencial ? Basta copiar o arquivo auto que está no linkss (após ter feito o update)  com o nome random e colocar ele também no diretório linkss.  Para funcionar, tem que fazer um restart (Menu > Settings > Menu > Restart)

Pode parecer brincadeira, mas se você quiser colocar novas imagens ou tirar imagens do screensaver não é só mudar o diretório screensaver. Se fizer isso, não vai funcionar.  Você tem sim que copiar o arquivo auto que está no linkss (após ter feito o update)  com o nome reboot e colocar ele também no diretório linkss. Para funcionar, tem que fazer um restart (Menu > Settings > Menu > Restart)

Mas onde estão as imagens originais e é possível utilizar parte delas ?  Sim. Depois que você fizer o Upadate para reconhecer suas imagens no screensaver, surgirão alguns novos diretórios dentro do linkss.  Um destes diretórios é o backups, onde você terá dois subdiretórios : 600x800 e 824x1200 onde estão, respectivamente, as imagens dos Kindle 6"e do Kindle DX.  Basta copiá-los para o diretório screensaver (eu recomendo copiar e não mover) e fazer o processo acima de reboot. 

Desculpem o post meio longo, mas creio que está bem explicado.  Logo coloco umas fotos dos meus novos screensaver (infelizmente não dá para fazer um snapshot (Shift + Alt + G) das telas de screensaver).

21 comentários:

  1. Consegui trocar as imagens. Ficou muito melhor, porém foi difícil encontrar boas imagens exatamente no tamanho 600x800 (procurei Nelson Rodrigues, Machado de Assis, capas de livros, filmes, etc). A maioria que eu inseri foi um pouco menor. Alguém tem alguma dica de onde encontrar boas imagens nesse tamanho? Valeu Edson!!

    ResponderExcluir
  2. Márcio, uma sugestão é procurar no Google por imagens com tamanho exato 600 x 800 ou ainda procurar por imagens maiores e depois editá-las em um paint (por exemplo) e reduzí-las para este tamanho. Quem usa Mac, pode abrir qualquer imagem maior (inclusive fotos) no iPhoto e fazer um Crop para o tamanho desejado.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional a dica!
    Meu kindle chegou as minhas mãos há apenas 2 dias e eu já estava me perguntando se há como trocar o screen saver, e quando entro aqui já dou de cara com essa postagem bem explicada!
    Parabéns pelo blog!
    Obrigada pela atenção com os leitores e pelas explicações maravilhosas que pedi via email!

    ResponderExcluir
  4. Edson, obrigado pela dica. Pois é, quando fiz a busca das imagens procedi dessa forma que focê recomendou, porém não dei sorte com os temas mesmo, encontrava, em geral, imagens menores. Mas ficou legal, outro dia eu mudo novamente.

    ResponderExcluir
  5. Sensacional dica. Vou ver se crio coragem e faço.
    Mas tenho uma dúvida. Se for atualizar o kindle tem problema, ou tenho que desinstalar antes?
    Outra coisa que ja procurei não acho nada sobre.
    No kindle, na home onde estão a lista com os livros, tem algum jeito de colocar diferente, tipo nome e do lado uma foto da capa do livro, tipo na kindle store? Ia fica bem melhor.
    Sabe se tem como fazer ou se a amazon tem planos pra isso?
    Desde ja agradeço e no aguardo pelo Google Translator, vai me quebrar um galhão.

    ResponderExcluir
  6. Pelo que pesquisei (a fundo), esta versão atual não interfere em nada com as atualizações do Kindle. Teve gente que já mudou da 2.5 para a 3.0 e depois para 3.1 sem qualquer problema. Mas como é algo fora da Amazon, pode ser que em algum momento mude. De qualquer forma, é só rodar o arquivo Uninstall e voltar como estava (as suas imagens continuarão no Kindle, mas você voltará a ver os autores americanos do Screen Saver original). Ai, é só depois de atualizar, voltar a rodar o arquivo e volta a estar customizado (mas isto tudo se mudar algo - hoje atualiza sem ter que se preocupar com nada).
    Com relação à apresentação da lista de livros, eu desconheço alguma outra forma ou plano da Amazon para mudar isso, mas é um excelente idéia. Poderia escrever um e-mail para a Amazon sugerindo e eu vou escrever para uns desenvolvedores independentes que fazer programinhas complementares para o Kindle, pois pode ser que eles se interessem.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Autores americanos? Opa, tem alguns ingleses ali no meio, vocês precisam ler um pouco mais!

    ResponderExcluir
  8. Ooooppppaaaaa.... Falha nossa.... Da próxima vez coloco algo bem nacionalista : "autores não brasileiros" ... :)

    ResponderExcluir
  9. O link está quebrado!

    ResponderExcluir
  10. O que ocorreu com as imagens? Tem como colocá-las novamente?

    ResponderExcluir
  11. Enquanto não conseguimos corrigir você pode ver as imagens aqui: http://wiki.mobileread.com/wiki/Kindle_Screen_Saver_Hack_for_all_2.x_and_3.x_Kindles

    e um vídeo aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=w0u8y9uoJNk

    ResponderExcluir
  12. O link para baixar os arquivos kindle-jailbreak-0.4.N e o kindle-ss-0.15.N não está funcionando.

    ResponderExcluir
  13. Legal o post, mas eu ainda fiquei com uma dúvida...
    É possível acessar e trocar os próprios screens do Kindle sem precisar do jailbreak?
    Eu até gosto dos screens do Kindle.
    O meu problema está com aquelas ofertas especiais.
    É possível desabilitar essas ofertas de alguma forma?
    Os screens da amazon que aparecem com essas ofertas são feios demais, sem falar que fica também la na Home o anúncio.
    Essa parada e muito chata, arrependi de ter acessado a internet depois desses anúncios malditos da amazon... :(

    ResponderExcluir
  14. para o seu caso ou você paga 30 dólares para a Amazon retirar os screens ou tem um hack específico para isso e si vai precisar do jailbraker

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é q o meu Kindle foi ganhado... Senão era mais cômodo ter comprado já sem os anúncios.
      Vc sabe de algum hack específico para isso?

      Excluir
    2. Mesmo comprado dá pra você tirar procura neste fórum o hack que você quer: http://www.mobileread.com/forums/forumdisplay.php?f=140

      Excluir
  15. Pessoal, esse tutorial funciona para os Kindle 3? (Versão 3.3)?
    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal, fiz tudo conforme o tutorial. Meu kindle é o 3 (3.3). Quando conecto no computador vejo a pasta e demais arquivos instalados, mas não funcionou. Já fiz o restart e nada. Alguém tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  17. boa tarde...

    isso funciona para kindle 4?

    obrigado

    ResponderExcluir