quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Skoob - Uma Rede Social Brasileira de Leitores

Aumentar Letra Diminuir Letra

Recentemente me deparei, através de dicas de amigos, com o Skoob, uma rede social brasileira voltada exclusivamente para leitores e seus livros. E, apesar de não ser algo diretamente ligado a ereaders ou ebooks (pelo contrário, como cito abaixo), achei legal postar alguma coisa sobre.

O Skoob é muito simples, e lembra muito o Facebook e/ou o Orkut. Você se cadastra, encontra amigos, e cadastra livros, livros e mais livros, dando notas, resenhas, etc. Depois você entra nas comunidades que achar mais legal, pra falar com outras pessoas sobre os seus autores e/ou temas preferidos.

Eu jpa conhecia uma outra rede muito similar, pertencente (ou ligada à) Livraria Cultura, que é a "O Livreiro", mas nunca me dei bem com ela. Muito lenta, com layout pesado, e poucos recursos, nunca me atraiu. Já a Skoob me atraiu por sua facilidade de uso, rapidez, leveza e quantidade de usuários crescente dia a dia.

Como recursos avançados, você pode cadastrar autores e livros que não estejam ainda na base deles, "denunciar" cadastros duplicados ou errados, e complementar cadastros já feitos por outros usuários. Ele possui até um controle de edições de um mesmo livro que permite você ver quais edições existem daquele livro que você gosta. Pode também cadastrar livros em outras linguas, que ficam marcados com bandeirinhas representando as linguas nas quais os livros estão escritos.

Agora, o que me surpreendeu negativamente - apesar de não ser nada critico no momento - é a impossibilidade de se cadastrar uma edição digital de um determinado livro. Essa impossibilidade vem do fato de que é obrigatório se colocar o número de páginas de um livro (coisa inexistente em ebooks). Eu quis cadastrar "The Hunt for Red October" (em inglês, comprado na Amazon) e tive que cadastrar uma edição hardcover...

Mas, no geral, é um ambiente divertido. te permite inclusive criar listas de livros a serem lidos (metas de leitura), manter um registro de quais livros você emprestou pra alguém (pra poder pedir de volta depois) e ainda manter um histórico de leitura, no qual você periodicamente informa quantos % do livro já leu, e o que estpá achando até o momento.

O site utiliza ainda dois niveis de relacionamento entre as pessoas. Você pode ser amigo de alguém, como no Orkut, e/ou simplesmente seguir aquele alguém, como no twitter. Na sua página você vê em um timeline tudo que as pessoas que você segue e/ou seus amigos vêm fazendo.

Pra quem quiser dar uma olhada em como é a página de um usuário, aqui está a minha.

http://skoob.com.br/usuario/275101

Enfim, espero vocês lá!

2 comentários:

  1. André,

    Eu usava o Livreiro, mas depois da ultima reformulação, para mim , ficou inviável a navegação. Ficou mais pesada, menos ituitiva.

    Vou conferir sua dica. Bem bacana a lista de empréstimos, tem livro que dá volta no mundo para retornar ao dono, com uma listinha dessa, o controle é mais fácil.

    Se bem que, quando compro livros, compro-os para a humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica!
    Abs,
    Maria José

    ResponderExcluir