quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Resposta da Folha de SP sobre conteúdo para o Kindle

Aumentar Letra Diminuir Letra

Muitos perguntaram o que respondeu a Folha à indagação do Sérgio Victorino citada nos comentários.
Ai vai (grato Sérgio por ter compartilhado conosco este feedback) :


Prezado Sergio Victorino,


Em atenção à sua mensagem, informamos que a Folha de S.Paulo abre uma nova fase em sua história. Agora todo o conteúdo do jornal assim como foi impresso estará disponível através da internet diariamente, bastando acessar a página inicial www.folha.com.br/digital.

Quanto à sua indagação sobre acesso via Kindle, informamos que ainda não temos nenhuma previsão para a conversão de formato necessária. Sua sugestão já foi encaminhada para a área técnica para o estudo de viabilização desta nova possibilidade no futuro.

Pela coluna de navegação, poderá escolher o caderno, folhear as páginas, registrar comentários sobre as matérias, enviá-las por e-mail, imprimir páginas, marcar seções favoritas, e acessar diretamente as colunas publicadas. A navegação pode ser realizada por meio das setas indicativas, botões e pelas caixas de opções.

Outro ponto a se destacar é que inicialmente no site em questão, será possível a leitura de textos e anúncios classificados da edição São Paulo, assim como algumas edições anteriores* clicando na seta indicativa ao lado da data na coluna de navegação, sendo que a edição do dia poderá ser encontrada de segunda a domingo, a partir das 5h30min.
*edições anteriores disponíveis a partir de 01/06/09

Algumas informações técnicas para o acesso da Folha em formato digital:
- é compatível com os principais navegadores: Internet Explorer, Firefox, Chrome, Safari e Opera;
- é necessário ter instalado o plug-in, com a versão mínima, do Adobe Flash Player 8 (Se o cliente não possuir a versão mínima recomendada, o sistema mostrará uma página para que faça o download da versão mais recente para seu computador);
- não há componente Java na aplicação;
- por questões de segurança e direitos autorais, não haverá versão em .pdf para nenhum dos arquivos.

Lembramos que a visualização pode variar conforme suas configurações de monitor e resolução de vídeo.

Importante: habilite a opção de exibição para Pop-up's em seu navegador, para a visualização em uma nova janela.

Finalizando, ressaltamos que eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas através do SAA - Serviço de Atendimento ao Assinante. Conforme orientação da área técnica responsável, solicitamos que nos informe sempre o navegador e sistema operacional utilizado, as configurações de vídeo em seu computador e o problema apresentado para a correta avaliação de sua mensagem.

Agradecemos sua manifestação, imprescindível para o aprimoramento dos nossos serviços e nos colocamos à sua disposição para novos esclarecimentos através do SAA - Serviço de Atendimento ao Assinante - que atende pelo telefone (0xx11) 3224-3090, - para Grande São Paulo e 0800 775 8080 - demais localidades, e-mail saa@grupofolha.com.br ou acesse nosso site www.folha.com.br/atendimento.


Atenciosamente,


Ruth Mendes
Controle de Qualidade de Serviços
FOLHA de S.PAULO

Que acham de todos nós que frequentam este blog enviarmos um questionamento similar (porque não ter o conteúdo da Folha para o Kindle ?) para a Ruth ?? 
O e-mail é saa@grupofolha.com.br .
Se fizermos isto neste momento, de forma concentrada, talvez tenhamos algo mais que uma resposta padronizada....

23 comentários:

  1. Esse folha digital é um lixo. No Calibre ainda não tem uma receita boa para a folha e o estadão boas como, por exemplo, a da the economist. Por enquanto só fizeram uma receita que lê o feed rss público. Ando sem tempo para tentar adaptar a receita, mas me parece viável.

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito, mas não me interesso pela Folha e seu controle irrestrito da informação.
    Mas se houver outro jornal em foco pode contar com meus emails.

    ResponderExcluir
  3. coelhods, a solução da Economist é pra assinantes, né? Porque não consegui uma boa visualização via Calibre pra não assinantes...

    Sobre o email pra Folha, tô mandando o meu agora.

    ResponderExcluir
  4. Emanuel, veja por esse ângulo: quanto mais jornais entrarem, mais outros entrarão. Eu, por exemplo, torço pra QUALQUER revista semanal entrar, porque uma entrando, as outras tendem a ir atrás.

    Então, se o canal aberto é com a Folha, vai a folha mesmo. :-)

    ResponderExcluir
  5. Independente do Jornal que cada um prefere, o problema é que, os jornais brasileiros não sabem do kindle... Provavelmente as áreas responsáveis por isso devem dar mais atenção as solicitações feitas sobre outros tópicos.
    Quanto mais gente solicitando Kindle+Folha, melhor as chances.

    Tendo 2 jornais, pra ter 3 fica mais facil.. a concorrencia vai aparecendo com um empurrão nosso.

    ResponderExcluir
  6. @André Corrêa: tem uma receita para assinante online da the economist funciona muito bem e sai até mais em conta.

    @Emanuel Maciel: Sinto muito, mas não me interesso pelo sua opinião sobre quais jornais ler. Controle sobre o controle da informação não dá.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. @coelhods: Sinta-se a vontade por não se interessar pela minha opinião.
    Não a impus,apenas a expressei, diferente do que faz certos meios de comunicação. http://altamiroborges.blogspot.com/2010/10/fui-demitida-por-um-delito-de-opiniao.html

    Mas o André me convenceu. Enviei email para dar volume. Quem sabe, a concorrência trata de evoluir nossos desejos.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  9. Pra que isso gente?
    Os leitores em Kindle já são um publico restrito aqui no Brasil, pra que esse individualismo? Vamos nos unir. rs

    Eu não gosto da Folha acho que o modo de como são tratados os assuntos é de uma forma nada imparcial. Enfim não vou entrar nesse méritos.

    Mandarei sim o e-mail para a Folha pois concordo com André.

    Abraços a todos e PAZ rs

    ResponderExcluir
  10. O pior é que apesar de eu já estar ajudando o pessoal. Meu kindle ainda não chegou.. o vendedor do Mercado Livre disse que na terça mandaria. Hoje é sexta, mal responderam emails e hoje falei com uma menina que me deu outro email pra ver se consegue o número do rastreamento. =/

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a opinião de que a entrada de um grande jornal na plataforma do Kindle vai chamar a atenção dos demais. Logo poderemos, quem sabe, ter revistas semanais e outros veículos nos nossos aparelhos.
    No demais, penso que os jornais não são, por natureza, imparciais. Cabe ao leitor decidir tomar as devidas cautelas ao ter conhecimento de uma notícia. Sempre foi assim e já foi pior.

    ResponderExcluir
  12. Vc pode postar o email que foi mandado para a Folha para que eu possa utilizar como base para enviar o meu?

    ResponderExcluir
  13. Leonardo, nao há um texto a se repetir. Basta falar da qualidade do kindle, que já existe um concorrente de peso e ressaltar o quanto seria bom ter mais essa opção de jornal brasileiro no kindle. O ideal era fazer isso em tudo quanto é jornal... Acho que os jornais precisam entender que ali também se ganha dinheiro

    ResponderExcluir
  14. Segue o email que eu mandei:
    ===============================================
    Prezados,

    Meu nome é André, tenho 37 anos, e sou ávido leitor de jornais, revistas e livros.

    Inicio esse email me apresentando, para que os leitores deste saibam que quem vos escreve não é um "moleque empolgado com uma novidade", mas sim um profissional de comunicação que, tanto como usuário quanto como profissional curioso, se questiona: porque a Folha ainda não tem uma versão para o Amazon Kindle?

    Observem que trata-se de uma questão de posicionamento. Uma versão para o Kindle atinge formadores de opiniao no Brasil e no mundo(leiam
    os comentários sobre os jornais publicados no Kindle), com alto poder aquisitivo, e que buscam fobntes de informação aderentes aos seus hábitos. Diferente dos usuários do tão comentado iPad, que possuem perfis muito mais variados e voláteis. Um assinante de jornal via Kindle tende a permanecer assinante por meses, anos. Um assinante via iPad tende a apenas "brincar" com as novidades e não oferecer ao jornal uma rentabilidade a longo prazo.

    Se vocês estão seguindo alguma agência de publicidade nessa estratégia digital, sugiro que façam suas próprias pesquisas. Analisem a aderência do público dos ereaders ao seu público de alto valor. Se estão definindo a estratégia aí dentro mesmo, sugiro o mesmo: não se deixem levar pela moda. Busquem canais sólidos. E o Kindle certamente é um deles.

    Sem mais, agradeço a atenção,
    ===============================================

    ResponderExcluir
  15. Também enviei minha mensagem à Folha. Além do que já vem sendo dito aqui, entendi ser interessante ressaltar que não só os usuários de Kindle vem crescendo no Brasil, mas também consumidores dos demais ereaders. Penso que se eles criarem uma versão para Kindle, não deve ser dificil disponibilizá-la em outros formatos, como o epub.

    ResponderExcluir
  16. RESPOSTA FOLHA:
    Prezado Emanuel,

    Em atenção à sua mensagem, informamos que nos sentiríamos gratificados em responder-lhe positivamente. No entanto, não disponibilizamos do serviço desejado. Infelizmente não temos nenhuma programação devido incompatibilidade das plataformas necessárias para o serviço.



    Esperamos poder contar com sua compreensão, permanecendo disponíveis para outras solicitações e eventuais esclarecimentos através do SAA - Serviço de Atendimento ao Assinante - que atende pelo telefone (0xx11) 3224-3090 para Grande São Paulo -0800 775 8080 para demais regiões, e-mail saa@grupofolha.com.br e site www.folha.com.br/atendimento.

    ResponderExcluir
  17. Também recebi a minha hoje:

    ==========================
    Prezado Andre,


    Em atenção à sua mensagem, informamos que a Folha de S.Paulo abre uma nova fase em sua história. Agora todo o conteúdo do jornal assim como foi impresso estará disponível através da internet diariamente, bastando acessar a página inicial www.folha.com.br/digital.

    Quanto à sua indagação sobre acesso via Kindle, informamos que ainda não temos nenhuma previsão para a conversão de formato necessária. Sua sugestão já foi encaminhada para a área técnica para o estudo de viabilização desta nova possibilidade no futuro.

    Agradecemos sua manifestação, imprescindível para o aprimoramento dos nossos serviços e nos colocamos à sua disposição para novos esclarecimentos através do SAA - Serviço de Atendimento ao Assinante - que atende pelo telefone (0xx11) 3224-3090, - para Grande São Paulo e 0800 775 8080 - demais localidades, e-mail saa@grupofolha.com.br ou acesse nosso site www.folha.com.br/atendimento.

    Atenciosamente,


    Emerson Archanjo
    Controle de Qualidade de Serviços
    FOLHA de S.PAULO
    ==========================

    ResponderExcluir
  18. Gente,

    Podemos procurar um jeito de apelar da mesma maneira com outros jornais, o que acham? se alguém descobrir o email de contato, posta no blog!

    Acabei de ser Informado que meu Kindle chegou em casa!!! =D
    Só que também comprei um iPad 3G esse fds. Bom.. se alguém quiser, como heavy user, faço um review de cada um no quesito leitura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Também recebi a resposta da Folha. Veio na mesma linha das anteriores, ressaltando a versão digital, inclusive com um mini tutorial. Disseram, também, que a sugestão foi encaminhada ao setor tecnico.

    ResponderExcluir
  20. A minha foi mais simples....

    ----------------------------
    Vou direto ao ponto.

    Gostaria de assinar a Folha de SP ao invés do Globo para o Kindle.

    Por que não lançam logo uma versâo ao Kindle pela Amazon? Clientes no mundo inteiro poderiam assinar seu conteúdo.

    Enquanto isso, continuo lendo o Globo.

    Obrigado pela atenção,

    ResponderExcluir
  21. Acabei de entrar pro clube dos leitores Kindle e reforcei a sugestão à Folha... se receber a resposta, posto aqui novamente.

    ResponderExcluir
  22. Também mandei um incentivo para eles criarem a FOLHA 4 KINDLE. Com a eventual resposta, compartilho aqui com vocês.

    ResponderExcluir
  23. Recebi hoje a resposta da Folha. Aparentemente, um pouco mais otimista que as demais que vimos até então.


    Abaixo a mensagem que enviei:

    ==================
    Prezados,

    Como vocês bem sabem, a leitura de jornais em papel está sendo substituída pelo seu equivalente em meios eletrônicos, inicialmente nas telas de comptuador e mais recentemente nos leitores digitais.

    Possuidor de um iPad, fiquei entusiasmado ao ver um amigo baixar um jornal no Kindle em menos de 30 segundos, enquanto meu iPad leva pelo menos 4 minutos para baixar uma edição. Não tive dúvida, comprei um Kindle -- para só mais tarde descobrir que não poderia ler a Folha de São Paulo, mas somente o GLOBO...

    Sei que o iPad e o gadget da moda, faz de tudo, até ler jornal. Mas é grande, pesado, com tela que cansa a vista.

    O Kindle não faz 1/10 do que faz o iPad, mas faz muito melhor o que se propõe a fazer: ser um leitor digital.
    O usuário do Kindle também é diferenciado do usuário padrão do iPad. Comprou e usa-o como leitor digital.

    Por isso, creio que vocês deveriam pensar seriamente sobre a criação de uma assinatura da FOLHA 4 KINDLE.
    Claro que isso envolve um desenvolvimento, adaptação, tempo e custo. Mas acredito que seria amplamente compensado.

    A propósito, vocês viram que, no final de novembro, as vendas do Kindle (Fire) superou as do iPad?

    Saudações,

    Fabio
    ==================


    Abaixo a resposta da Folha:

    ==================
    Caro Fabio,


    O desafio diário da Folha é se esforçar para satisfazer os seus assinantes e leitores.

    Graças a leitores como você, as Coleções Folha são um sucesso!

    Agradecemos as sugestões enviadas, pois são de grande importância para o desenvolvimento dos próximos projetos da Folha e com certeza serão analisadas e reforçamos que o nosso compromisso com você vai muito além da informação.

    Continuamos à disposição.

    Atenciosamente,


    Vanessa Belcorso
    Controle de Qualidade de Serviços
    FOLHA de S.PAULO
    ==================

    ResponderExcluir