domingo, 24 de outubro de 2010

Nook x Kindle 3

Aumentar Letra Diminuir Letra

Dando continuidade aos comparativos / review, aqui vai o referente ao Nook - e-reader da Barnes and Noble pouco conhecido no Brasil.

Como já disse, a  idéia não é detalhar as características técnicas de cada equipamento, até porque isso tem em vários sites ai pela internet.  Minha intenção é a de colocar algumas opiniões com base em ter os dois equipamentos na mão e poder apresentar, mais que dados, as sensações.  Não é um teste preciso, pois pode divergir da opinão de outros. 
Mais uma vez tenho que agradecer ao meu amigo ( e futuro Juiz de Direito - se os resumos guardados no e-reader funcionarem como esperado para mantê-lo aproveitando cada minuto para estudar ) Dr. Egberto Ribeiro Souza Jr, o qual me emprestou também este equipamento que vamos aqui apresentar (o Cool-ER que usei no outro comparativo também era dele...) . 
Primeiro, uma fotos :

Caixa do Nook fechada - Vista Frontal

Caixa do Nook fechada - Vista Traseira

Ao abrir a caixa do Nook

Tirando os folders, aparece o Nook

Agora o carregador e cabo (bem parecidos com os do Kindle)

Este é o Nook desligado.

Este é o Nook ligando (veja o detalhe da tela colorida na parte de baixo)
O Nook e o Kindle 3 lado a lado - Vista Frontal

O Nook e o Kindle 3 lado a lado - Vista traseira (quase o mesmo tamanho)

O Nook e o Kindle 3 lado a lado - Vista lateral ( Nook é mais "gordinho")

Detalhe da navegação na internet - tela colorida de baixo pega só uma parte. A de cima em preto e branco (e-ink) mostra mais e indica que parte está sendo vista na de baixo.

Detalhe da parte da tela colorida

Outro detalhe da parte da tela colorida

A mesma parte da tela vista acima na tela e-ink

A seleção de livros pela parte da tela colorida

Nook em sua tela padrão : livros acima (títulos) e livro abaixo (capas em colorido)

Jogo de Xadrez no Nook - um diferencial
Os 3 e-readers concorrentes - Cool-ER, Nook e Kindle 3

Aqui o Nook ao lado de um iPad com a tela da Apple iBooks Store (agora com livros)

Bem, chega de tanta foto e vamos ao que interessa que é minha percepção ao ter o Nook e o Kindle juntos em mãos :

  • O Nook, sem dúvida é muito bonito : em Branco com acabamento bem feito, dá sensação de ser sólido e resistente. A tela em vidro dá impressão de durabilidade, mas o que compromete é o peso - muito mais pesado que o Kindle 3 - quase o peso de um iPad. 
  • Na caixa dá para notar que tomaram por base o Kindle, pois a fonte, cabo e manuais são muito parecidos. Além de ter as telas de descanso com escritores famosos - exatamente o mesmo que o Kindle. 
  • Logo que você liga ele já nota a grande diferença : além da tela de 6" de e-ink na parte superior (com uma definição similar ao do Kindle) e uma pequena tela colorida de boa definição na parte inferior, com touch onde já fica acessível o menu de opções com Jogos, Música, navegação na internet e, é claro, livros...
  • A telinha é muito legal e cativa, mas não sei se ajuda muito, pois consome bateria (tanto que para economizar, ela fica ligada só uns 10 ou 20 segundos se não clicar em nada nela; além disso, na navegação na internet fica só uma pequena fatia da tela nela, dificultando qualquer melhor visão da página. 
  • Além de ser mais pesado, o Nook é mais "gordinho" e maior (mais largo e mais comprido que Cool-ER e Kindle 3), mostrando que ainda falta miniaturizar bastante o equipamento para concorrer nestes quesitos com o Kindle.  Parece que todos lançaram seus produtos pensando em ser menores que o Kindle 2 e, logo em seguida vem a Amazon e reduz em 25% o mesmo partindo para o Kindle 3 e deixando todos a ver navios...
  • Vale lembrar também que ele não tem teclado físico e qualquer anotação utiliza a parte colorida Touch que se transforma em teclado....
  • Não testei as características de conexão, mas o grande diferencial do Nook que é entrar em uma loja da Barnes & Noble (B&N) e poder acessar na íntegra qualquer livro em formato eletrônico vendido por lá pela rede Wi-Fi só funciona mesmo nos EUA, já que não tem B&N  em outro país. Se eu morasse ao lado de uma B&N nos EUA ia ficar super feliz, pois se o sinal chegasse a minha casa, podia ler tudo e qualquer coisa sem pagar nada.... :) 
  • Um ponto interessante é que eles trás alguns jogos (entre eles o jogo de Xadrez), mas que não tem muito a ver com um leitor, pois se a pessoa quer jogos, vai de iPad...
Bem, estas são as impressões de alguém que pega um Nook nas mãos e o analisa rapidamente. Se você quer uma análise detalhada, tem vários sites na internet com testes mais completos (infelizmente não em português).  De uma forma resumida eu diria o seguinte :

- O Nook é muito bem acabado e parece resistente, além de ter o atrativo da pequena tela colorida abaixo do visor principal ; mas.... isso acaba comprometendo muito o peso (realmente incomodo para ler durante muito tempo) e a telinha, depois de algum tempo de uso se mostra inútil, pois vai usá-la muito pouco.  Eu acho que o Nook é para os americanos que tem acesso a B&N; para os de outros países não vale tanto a pena. 


Pode parecer proteção, mas ainda fico com o Kindle 3.

4 comentários:

  1. É bom lembrar que dentro das lojas da Barnes & Noble é possível ler qualquer livro por apenas uma hora por dia, e por enquanto está ainda em fase beta. Portanto, não é possivel desfrutar todo o conteúdo gratuita e indefinidamente...

    ResponderExcluir
  2. Além disso, não são todos os livros, somente alguns que algumas editoras autorizaram.

    (Parecemos o Nota de Rodapé desse vídeo http://kindle.blog.br/2009/12/comparativo-kindle-x-nook-hilario.html)

    ResponderExcluir
  3. Muito úteis seus comentários. Estava pensando no Nook por ser touch, não sei se acostumo de volta com tecladinhos físicos, mas peso é um problema grave, tenho um ipad I e um dos motivos que acho ele impraticável é o seu peso, portanto acho que vou de Kindlle também.

    ResponderExcluir
  4. Tenho os 2 em casa agora... até cogitei comprar um outro kindle pra ter em casa, mas apostei no Nook para ter o Epub...
    .
    Sim, o Nook é um tanto mais pesado e mais espesso (em questão de tamanho, não varia tanto... cerca de meio centímetro na altura e na largura).
    Os jogos que vieram no Nook são Sudoku e Xadrez.
    Mais alguns detalhes: a inicialização do Nook é bem mais demorada (talvez pela necessidade de inicializar o software do touch).
    Com a Touch Screen é bacana de se lidar, mas, na hora de escrever com ela, os que tem dedos muito gordos (ou nem tão gordos assim) podem ter alguns problemas. Prefiro o tecladinho do Kindle.
    Os .PDF no Nook parecem mais maleáveis... Não sei se é uma versão diferente de leitor da Adobe da que tem no Kindle.
    A conexão no Wifi é bem bacana e rápida. Nada diferente do Kindle.
    Infelizmente, fica devendo o 3G. Ao mesmo tempo, tem a facilidade de aceitar cartões microSD para expandir a capacidade de armazenagem (ideal para quem quer ter muuuitos MP3 nele...).
    Um abraço!

    ResponderExcluir