sábado, 23 de outubro de 2010

Livraria Gato Sabido e Submarino: uma parceria de sucesso

Aumentar Letra Diminuir Letra


Foi anunciado no mês de Agosto desse ano, em plena 21ª Bienal do Livro de São Paulo, que Gato Sabido, a primeira livraria de livros eletrônicos do país, iria firmar uma parceria com o site de e-comerce Submarino.com.


De acordo com Carlos Eduardo Ernanny, sócio fundador da Gato Sabido, a empresa manterá sua independência e aproveitará a maior visibilidade do site Submarino para alcançar mais público.

Parece que a estratégia deu resultado, ampliando a venda diária de 1 livro/dia para 40/dia.

Aprovei o novo formato do site, que seguiu o padrão da Submarino.com, com suas facilidades de navegação, tais como a barra de busca, visualização do carrinho de compras e acima de tudo o aproveitamento do cadastro da Submarino para realização das compras.

O catálogo da livraria é composta de 1.500 livros em português e 120 mil em inglês, na qual 70% encontra-se no formato PDF e o restante em ePUB com DRM (proteção). Ao meu ver esse é um ponto negativo dessa nova forma de vendas, a obrigatoriedade de usar um dispositivo específico para cada formato, bem como um programa exclusivo, caso do Adobe Digital Editions. Eu sei que a Amazon com seu formato .mobi também te obriga a usar o Kindle, mas isso fica para outra postagem.

Aproveitei para fazer a pesquisa de preço entre as publicações eletrônicas, vendidas na Gato Sabido, e as publicação física, vendidas na Submarino.

Tomei nota de 3 livros escolhidos aleatoriamente nas abas "Mais vendidos", "Obras Gerais" e "História do Brasil". Limitei-me apenas a livros em português. Os preços analisados foram dos livros Elite da Tropa 2, 1822 e Antes do baile verde.

Todos os e-books apresentaram-se mais baratos que seus homólogos físicos, principalmente se incluirmos a taxa de entrega. A variação é bem distinta de uma publicação a outra, ficando na média de 38% mais barato.





Mesmo assim, o valores continuam elevados se analisarmos que a publicação eletrônica tem menos custos (papel, estoque, etc).

Nos resta, aguardar a estabilização desse mercado, uma vez que até na Amazon encontramos diferença pequena no preço entre e-book e impresso.



FONTES:
Elite da Tropa 2
http://www.submarino.com.br/produto/1/21878573/elite+da+tropa+2
https://www.gatosabido.com.br/submarino/ebook-download/112197/elite_da_tropa_2.html

1822
http://www.submarino.com.br/produto/1/21862750/1822
https://www.gatosabido.com.br/submarino/ebook-download/112194/1822.html

Lygia
https://www.gatosabido.com.br/submarino/ebook-download/112064/antes_do_baile_verde.html
http://www.submarino.com.br/produto/1/21511958/antes+do+baile+verde


8 comentários:

  1. Excelente post Emanuel. Fico feliz em tê-lo aqui conosco.

    ResponderExcluir
  2. (Momento rasgação de seda) Eu que agradeço a oportunidade e a confiança de participar desse projeto.

    ResponderExcluir
  3. Vc sabe se os ebooks do Ponto Frio (no formato pdf ou EPUB) também estão sem possibilidade de leitura no Kindle?Na Gato Sabido e Livraria Cultura a leitura se restringe ao Adobe Digital Books ,que não é compatível com o Kindle).

    ResponderExcluir
  4. Os e-livros vendidos no Ponto Frio não tem proteção autoral, sendo assim, você pode usar o Calibre para converter no formato do Kindle. Bom proveito.

    ResponderExcluir
  5. Estou querendo comprar um e-reader e todos me recomendam o kindle.
    Tenho duvidas quanto ao formato dos e-livros em portugues. O kindle seria o mehor e-reader para acessar livros no Brasil ou teriamos outro e-reader mais adequado?
    Pelo o que eu entendi do post acima, A gato sabido seria a principal empresa brasileira para disponibilizar esses livros, mas o seu formato não conversa com o kindle. Estou correta?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Prezado "Anonimo", realmente não temos um padrão único no formato para os e-readers. cada qual (u grupo de e-readers) tem um formato que aceita. O Kindle é o .mobi, varios outros o ePub, mas lembre-se que nem todos os ePubs são aceitos em todos os e-readers: depende do DRM utilizado. A idéa inicial de fazer as coisas assim era para criar um disputa entre as editoras/distribuidoras, deixando a escolha pelos e-readers relegada a segundo plano. No entanto, não é isso que se tem visto, pois os grandes líderes em termos globais e de qualidade (Kindle e iPad) não são compatíveis com os DRMs utilizados pela maioria (ePub com Adobe DRM) e nem por isso tem perdido mercado. Minha opnião é escolher o melhor leitor, pois este é que vai te acompanhar independente do que está lendo. Se a Submarino fica fechando seus livros só para o Gato Sabido, logo vai ver que é uma péssima estratégia e vai abrir os ePubs sem DRM para poder converter ou até, pode ser que ofereçam pagar alguns reais a mais para te darem o livro convertido no formato do seu e-reader. A Ponto Frio já está fazendo isso (a maioria dos livros está em PDF - que roda em quase todos os e-readers; e em ePub sem DRM permitindo converter com o Calibre, por exemplo).
    Este tipo de ação ainda irá criar um mercado de alta pirataria, pois muita gente já está recorrendo a algumas ferramentas de quebra de DRM para poder comprar o livro que quer, independente de onde está sendo vendido e, uma vez que vê que isso funciona, vão começar a usar para criar um "mercado paralelo" para obras que foram comercializadas uma vez e copiadas / convertidas N....
    A Gato Sabido sabe que seu produto é um dos mais fracos do mercado (lento para mudar de tela, caro, frágil e feio) - eu diria que o único ponto positivo dele é vir com uma capa de neoprene para protegê-lo e, com base nisso insiste em usar da parceria com a forte Submarino para tentar criar uma "reserva de mercado no Brasil". Tem até outros charás seus (Anônimos) que colocam comentários tendenciosos aqui no Blog para ver se criam argumentações positivas ao produto deles. Mas, cá entre nós, eu compraria um Kindle mesmo (ou até um Alfa Positivo) e passaria longe do Cool-ER da Gato Sabido...

    ResponderExcluir
  7. Prezado Edson,
    Eu testei o Cool-er da Gato Sabido e achei o leitor show de bola. O que eu achei ruim foi o Alfa, que trava o tempo inteiro, perde os tons de preto a cada virada de pagiona (suja a tela) e nao da pra ler Pdfs. Tava louco de ter comprado uns pdfs e nao conseguido ler naquele leitor.
    Ai eu assisti a uma palestra do Eduardo, da Gato Sabido aqui no Rio, na Primavera das letras. Ele atentou muito para a importancia de se ter um bom leitor de pdfs, dado que o mercado vai seguir com uma taxa alta deles no Brasil e no mundo. Comprei o Cool-er e BAAAAMMMMMM !!!! na mosca, era como ele disse, nao da pra diferenciar entre um ePub e um PDF. Só testando que da pra entender o que estou falando.
    Eu gostei, é leve, simples e lê meus PDFs como se fossem ePubs ... um achado se levar em consideração a importancia disso.

    abs

    ResponderExcluir
  8. Olá Léo. Respeito sua posição e agradeço seu comentário. Do Alfa, só tive contato na Bienal do Livro e, me pareceu bom - no entanto faltou ficar mais tempo com o produto. Já o Cool-ER eu tinha até recebido a proposta da Gato Sabido de me disponibilizar um quando lançaram para fazer um bom review, mas não horaram o prometido e sumiram (quem sabe depois deste comment, não voltam a me contactar :) ) Tive mesmo que pegar um emprestado de um amigo e nos poucos dias que fiquei com ele, pude tirar as conclusões que estão em um post comparando o Kindle com ele. Continuo com a mesma opinião : caro, aparência de frágil, lento na mudança de páginas quando comparado ao Kindle 3 e com pouco contraste. Mas, cada um tem o direito de manifestar seu ponto de vista. Grande abraço.

    ResponderExcluir