sexta-feira, 22 de outubro de 2010

FNAC anuncia e-reader próprio. Será que chega aqui ??

Aumentar Letra Diminuir Letra



Tá na moda : primeiro veio a Amazon com o Kindle (foi a desbravadora); depois, vendo que o negócio tem tudo em termos de sinergia, um outra mega livraria lança seu e-reader : a Barnes & Noble com seu Nook; agora chegou a vez dos europeus fazerem o mesmo.

A gigante francesa FNAC anunciou que estará disponibilizando seu próprio e-reader já em Novembro (na França).
Segundo divulgado, o e-reader francês terá tela do mesmo tamanho do Kindle 3 (6"), mas será touch-screen - só não ficou claro se será com e-ink ou alguma outra tecnologia. O peso anunciado é de 140g (um recorde) e promete ainda vir com acelerômetro (identifica se você está com ele na vertical ou horizontal e vira o texto para a leitura na posição que está).
A conexão prometida será tanto por wi-fi como por 3G (usando um acordo com a operadora francesa ).
Permitirá utilizar material em formato PDF, HTML, ePub e mp3, entre outros (como apareceu mp3, já da para saber que vai permitir ouvir músicas ou pelo menos usar Audio-Books).
Com o lançamento anunciado na França para 5 de Novembro, ele já contará de saída com 80 mil títulos (a maioria em francês).
Agora resta saber algumas coisas não ditas :
- vai ser comercializado fora da França ? E, por quanto ?
- como vai funcionar o 3G fora da área de cobertura da operadora francesa ? Coloca-se um chip ou vão formalizar acordos locais ?
- o ePub dele será aberto ou vai ter algum DRM próprio ?
- quanto tempo dura a bateria ?
- vai funcionar como o Nook nas livrarias da B&N, ou seja, se você entra em uma FNAC com o equipamento, pode ler todos os livros que ela tem a venda (não só o sample, mas o conteúdo completo) enquanto estiver dentro do wi-fi da livraria (isso seria o máximo aqui no Brasil para os lugares que tem FNAC).

Bem, é esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário