sábado, 23 de outubro de 2010

Cool-ER x Kindle 3

Aumentar Letra Diminuir Letra

Como prometido, este é um dos reviews / comparativos que me propus a publicar aqui no Kindle Blog Brasil.
A idéia não é detalhar as características técnicas de cada equipamento, até porque isso tem em vários sites ai pela internet.  Minha intenção é a de colocar algumas opiniões com base em ter os dois equipamentos na mão e poder apresentar, mais que dados, as sensações.  Não é um teste preciso, pois pode divergir da opinão de outros. 
Antes de mais nada, tenho que agradecer ao meu amigo ( e futuro Juiz de Direito - se os resumos guardados no e-reader funcionarem como esperado para mantê-lo aproveitando cada minuto para estudar ) Dr. Egberto Ribeiro Souza Jr, o qual me emprestou o equipamento que vamos aqui apresentar. 
Primeiro, uma fotos : 
Cool-ER e Kindle 3 lado a lado - Frente

Cool-ER e Kindle 3 lado a lado - Verso

Cool-ER e Kindle 3 lado a lado - Vista Lateral

Cool-ER e Kindle 3 lado a lado - Vista inferior

Cool-ER

Detalhe da tela do Kindle 3

Detalhe da tela do Cool-ER

Cool-ER junto dos concorrentes : Kindle 3, Nook e iPad

Cool-ER e sua capa de neoprene (ótima sacada)

Novamente os 4 concorrentes dos próximos reviews (iPad na tela do aplicativo Kindle)

Uma vez mais os 4 concorrentes - desta vez o iPad na tela do Apple iBookStore (sem nenhum livro...)

Agora, minhas impressões :
  • Cool-ER parece muito mais "frágil" que  o Kindle. A textura do material de que é feito dá a impressão de algo mais "descartável" e menos resistente ao uso acentuado todo dia. 
  • Os botões também dão a sensação de fragilidade e parecem que vão sair pulando a qualquer momento. O Kindle era assim na versão 1, depois melhorou na versão 2 e agora na 3 está ótimo.
  • Pelas cores do Cool-ER (este que eu testei em um vermelho vivo) ele fica mais parecendo algo para crianças e adolescentes. Já o Kindle em seu novo padrão grafite, passa mais por um gadget de um executivo. 
  • O Cool-ER não tem teclado físico. Qualquer anotação / navegação tem que ser feita por um teclado a tela. Como as telas dos dois são praticamente do mesmo tamanho, ao fazer anotações, no Kindle, usando o teclado é muito mais fácil. Só que o Kindle (apesar de international) não tem acentuação..... 
  • O Cool-ER permite trocar a bateria, pois tem uma janela na parte traseira. Já o Kindle usa o padrão de consumo americano : antes da bateria não funcionar mais, você já trocou de equipamento...
  • O Cool-ER tem uma ranhura para entrada de cartão SD, o que facilita armazenar seus livros (ou intercambiar com outros - respeitados as restrições de DRM). O Kindle não tem este acesso e a tendência (agora com wi-fi) é não ter mesmo. 
  • Cool-ER é mais "gordinho" em termos de espessura que o Kindle 3. Ele era muito menor que o Kindle 2, mas agora a balança passou a pender favorável para o lado do Kindle.  Em peso, dá a sensação de ser mais leve (nem consultei as especificações para dar os pesos exatos, mas a sensação é de maior leveza). 
  • Agora um ponto onde o Cool-ER perde feio : a velocidade para ir da tela de stand-by para a primeira tela quando ligado. É uma eternidade quando comparado com o Kindle. No Kindle é como se estivesse mudando de página; no Cool-ER são vários segundos. A mudança de página no Cool-ER também é mais lenta que o Kindle (algo entre 1,5 e 2x mais lenta. 
  • Tela : lógico que ter as funcionalidades em português é um ponto positivo mas para quem está acostumado com o Kindle, os menus são meio confusos.  Acho que é questão de hábito.
  • Tela 2 : a definição / contraste do Kindle 3 é muito melhor. Eu diria que o Cool-ER está até um pouco abaixo do Kindle 2, mas não muito. Fica tudo meio "pálido".  
  • Um ponto muito positivo para o Cool-ER é que ele já trás uma capa de neoprene para proteção. No Kindle, você tem que gastar uns dolarzinhos a mais para comprar uma...
Em linhas gerais, eu diria que minhas impressões foram estas.
As maiores facilidades do Cool-ER são estar em português, ser compatível com os livros em formato ePub vendidos pela Submarino e ter pronta entrega aqui no Brasil, além de ter assistência técnica (pelo menos dizem que tem). 
Já se pensarmos no preço, hoje o Cool-ER sai mais caro comprado na Submarino que comprar um Kindle 3 na loja da Amazon, incluir o frete e os impostos... ridículo. 

6 comentários:

  1. Muito bom o comentário.
    A propósito, adquiri recentemente um Kindle 3 e estou precisando comprar uma capa para ele. No site da Amazon sai um pouco salgado, considerando impostos, taxa de entrega etc.
    Alguém poderia me indicar onde comprar aqui no BR?

    ResponderExcluir
  2. fernando, eu acabei comprando na Amazon mesmo, porque queria a capa com luz embutida. Não me arrependi. Mas depois quis uma capa de neoprene, e tive que mandar fazer, porque no Brasil não encontrei nenhuma, nem no Mercado Livre. Mas é claro que os meses vão passando e a oferta deve aumentar... acho que o primeiro lugar a procurar é o Mercado Livre mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Fernando, você pode comprar no ebay, acredito que tenha muitas opções.

    ResponderExcluir
  4. Andre e Diego, obrigado pelas dicas.
    No Mercado Livre adquiri uma capa de neoprene. No EBay verifiquei que tem muita coisa mesmo. A entrega é mais demorada, mas estou tentado em adquirir aquelas skins de silicone.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Eu to louca para uma capa para o meu. Acabei de adiquirir um [tipo....ontem *-*] e comecei a catar mesmo. No amazon eu achei um roubo à mão armada as capas. Acabei vasculhando e encontrei uma a prova de água que achei sensacional. Agora, é verdade que a capa pode danificar o produto? Li em um artigo no Globo.com que a amazon tava sendo até processada porque as capas danificavam o Kindle. Sendo verdade ou não, acabei me panicando e fiquei na duvida entre comprar e não comprar.

    Mas hey, adorei o post.

    ;**

    ResponderExcluir
  6. Banny, as capas originais da Amazon tem um sistema de presilhas que encaixa na lateral do Kindle. As "paralelas" normalmente prendem o Kindle pela borda toda ou com elásticos. Eu tive uma com presilhas da Amazon no meu antigo Kindle 2 e era uma maravilha. Nunca tive problemas. O que acontece é que se você tenta abrir a capa pelo lado errado e forçar , acaba quebrando o plástico do Kindle onde prende as presilhas. Mas, tem que ser muito "mané" para fazer isso.... Eu acho que é aquele exagero de americano que tropeça numa pedra na calçada e processa a prefeitura... Se você usar com normalmente não tem qualquer problema.

    ResponderExcluir