terça-feira, 26 de outubro de 2010

Caracteres não latinos no Kindle...

Aumentar Letra Diminuir Letra

Recebi um e-mail direto perguntando como ficaria no Kindle livros em Grego e Hebraico.
Realmente foi uma pergunta que eu mesmo nunca tinha me feito....
Fui pesquisar um pouco e baixando um livro (sample) que tem textos em grego deu pra ver que como estas letras também estão nos códigos ASCII da fonte utilizada no Kindle, não tem problema e se pode sim ter um livro todo em grego no Kindle (veja abaixo) : 

Neste caso as letras estão acessíveis e o texto está em formato editável (.mobi), podendo marcar alguma palavra ou colocar alguma anotação no meio. 

Ai, fui procurar em hebraico... Não achei nada da mesma forma acima, e o que encontrei tem os caracteres hebraicos como figura. Entendo que seja porque estes caracteres não estão disponíveis nos ASCII das fontes ocidentais utilizadas no Kindle. Talvez, em alguma versão de Kindle vendida para Israel tenha uma opção diferente, mas isso é pura especulação minha e "peço ajuda aos universitários" se alguém tem alguma dica.  Veja abaixo uma das telas com este tipo de caracteres (figura) :


Ai, já que estava tratando do tema, fui buscar também em Kanji (japonês) e Árabe e me deparei com o mesmo problema do hebraico :  nada de caracteres editáveis ; só imagens ou material em formato PDF.  Veja abaixo : 


O que descobri que tem muito também são histórias em quadrinhos em Japonês, Chinês, Árabe, etc. Já que este tipo de material não trabalha com texto editável, mas sim com figuras, fica fácil publicar nele (principalmente se estiver em PDF. Veja um exemplo : 

Bem, estas foram minhas conclusões de uma pesquisa rápida, mas tenho que confessar que sou um total leigo no tema e, se alguém quiser / puder complementar melhorando o post, fique à vontade para enviar seus comentários. 

6 comentários:

  1. O Kindle tem suporte a Unicode então ele deve ser capaz de ao menos exibir os caracteres não-latinos. O problema é se ele não tiver as fontes para tal.

    Já há alguns Hacks na internet para instalar fontes de caracteres asiáticos (kanji) no Kindle 2, e acho que o suporte a caracteres asiáticos no kindle 3 já é nativo.

    A propósito, comprei anteontem o meu kindle 3 e com o intuito de ler e-books japoneses.... E tenho certeza que tem gente que consegue ler, mesmo não sendo em PDF.

    O problema que eu ainda não encontrei uma solução é o de instalar um dicionário de japonês no aparelhinho.

    Quem souber, fico grato!!

    ResponderExcluir
  2. Esse cara dá um exemplo de como colocar textos em japonês (não PDF) em seu Kindle 3.

    http://www.japannewbie.com/2010/10/02/how-i-use-my-kindle/

    Ele mostra as fotos. Além disso ele acessa jornais japoneses por meio de um agregador de notícias:

    http://allatanys.jp/index.html

    As dicas estão em inglês, by the way ;-).

    Basicamente ele transforma os arquivos textos ou HTML originais em arquivos RTF e daí usa o serviço de conversão via e-mail da Amazon para convertê-los e obter o .mobi

    Para ler manga japonês no Kindle existe esse software:

    http://foosoft.net/mangle/

    Parece que os resultados ficam muito bons:

    http://foosoft.net/mangle/action.shtml

    ResponderExcluir
  3. Para quem quiser ver em PDF no Kindle os clássicos da literatura japonesa acessíveis pelo site Aozora Bunko (uma espécie de projeto Guttenberg japonês) existe esse site de conversão de formato:

    http://a2k.aill.org/

    (disponível apenas em Japonês)

    ResponderExcluir
  4. O Kindle 3 lê textos em russo sem precisar de nenhum 'hack' e nem mudar nenhuma configuração. O único problema, também como em japonês citado acima pelo Cleber, é a falta de um dicionário russo.

    E se alguém se interessar pela rica literatura russa, pode baixar livros no formato mobi, entre outros, diretamente do seu Kindle visitando o site abaixo:

    http://mobile.flibusta.net/
    (site em russo)

    ResponderExcluir
  5. O Kindle tem alguma opcao para ler formato .cbr para comic books?

    Vi que é possivel ler se estiver em PDF. Será que daria muito trabalho para converter o .cbr que nada mais é que um monte de .jpg compilados num único arquivo?

    ResponderExcluir
  6. É só usar o programa Calibre, que é gratuito, e fácil de usar. Você pode converter o .cbr pro formato .mobi, do Kindle, mas eu acho mais interessante converter pra pdf. Na dúvida, experimenta os dois.

    ResponderExcluir