sábado, 25 de setembro de 2010

Depois da Veja, a Revista Época vai para o iPad... e nada no Kindle...

Aumentar Letra Diminuir Letra


A Revista Época tentou sair na frente no mundo do iPad e pouco tempo depois do lançamento do equipamento já tinha uma app que permitia ler as últimas notícias de seu site. No entanto, não disponibilizou a revista própriamente dita em formato iPad.
Logo depois de ver que a Revista Veja tomou a dianteira na publicação da Revista semanal em formato eletrônico para o iPad, com algumas reportagens e anúncios multimídia, a Época se tocou que tinha que correr atrás do prejuízo e lançar também sua Revista impressa em formato eletrônico para o iPad e não somente um leitor de últimas noticias.
Semana passada, apareceu na App Store, sem muito alarde uma nova versão da App da Época, que permitia além de ler as últimas notícias, carregar as revistas. O que estava disponível na semana passada era duas edições gratuitas ( 13 e 20 de Setembro) e uma edição paga (USD 4,99); não entendi porque, a edição paga era a mesma da gratuita..... a de 20 de Setembro....
Apesar de um pouco pior em termos de navegação que a Revista da Veja e das edições com base na Pixel Mags, pois não tem movimento vertical para ler os artigos (nas outras você navega horizontalmente para a primeira página de cada artigo / sessão e verticalmente para as páginas seguintes do artigo / sessão), estava bem legal ter mais uma revista semanal brasileira portada no iPad. Infelizmente, não temos nada para o Kindle......
Agora, consultando o site da revista, vi que a oficialização do lançamento da Revista estava previsto para este final de semana (mais precisamente para a edição de hoje, 25 de Setembro), mostrando que o que foi visto semana passada era só um balão de ensaio e sem ainda todos os recursos multimidia que estão incorporando.  O problema é que disseram que tiveram um problema com a Appstore e a revista não estará disponível até sanarem o problema. Vamos ver quando poderemos baixar as novas Época no iPad.
Um ponto (muito) negativo e de crítica idêntico ao da Veja é o custo da revista : os mesmo USD4,99 da Veja; o que dá praticament o valor da edição impressa, sem trazer as edições locais (Vejinha e Época SP), ou seja, sai mais caro que comprar a revista em papel.... Mais uma vez me pergunto : como pode ? sem ter que gastar em papel, tinta, distribuição e com o custo pago para a Apple muito similar ao que se paga ao jornaleiro, como pode a edição eletrônica custar o mesmo ?????? É pura ganância e enxergar só o mercado dos expatriados que vão comprar as revistas no exterior....  Cartão Vermelho para Veja e Época. 
Abaixo o vídeo demonstrativo da revista :



2 comentários:

  1. Na minha opinião só o boicote resolve, mas também temos que mandar e-mais para as revistas explicando os motivos da não aquisição dessas mesmas. A veja por exemplo é um assalto a mão armada... não sei a versão para Ipad, mas a versão impressa tem mais páginas de publicidade do que reportagens!!! Acho um verdadeiro absurdo!!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre se diz: a culpa são dos impostos elevados no Brasil e do Piratininga Futebolclub que perdeu na 4ª Divisão...

    Mas vendo o video, acho que essas revistas "Tv´s" (formato de revista impressa mas com conteúdo de TV) ficam melhor no formato Ipad e futuro congêneres. Acho que para Kindle o parceiro ideal é o Jornal.

    ResponderExcluir