terça-feira, 28 de setembro de 2010

BREAKING (OLD) NEWS! ;-) Navegação via 3G liberada no Brasil?

Aumentar Letra Diminuir Letra

[Update 28/09 - 14:57: Eis que eu fui o marido traido, e fui o último a perceber que o 3G do Kindle tem navegação aberta desde maio (vide comentarios abaixo). Tudo bem, tudo bem. Fica pra próxima :-) ]

Pode ser temporário, pode ser definitivo mas não ter sido divulgado pra não gerar custos demais para a Amazon, ou pode sder que divulguem em breve. Mas o fato é que, pelo menos hoje, enquanto vos escrevo, o acesso via navegador do Kindle 3 a todo e qualquer site está liberado no Brasil (ou pelo menos em São paulo, Capital :-)!

Entre as 8:00 e 8:30 de hoje, acessei não só os sites da Amazon e da Wikipedia, como Gmail, Twitter, DABR (cliente web do Twitter), New York Times e Terra. TODOS carregaram rapidamente, usando a conexão 3G (vejam bem... eu estava num Taxi, logo, não existe a menor chance de ter sido via WiFi :-)

Enquanto isso, no site da Amazon, na página sobre venda para o Brasil, ainda consta o seguinte disclaimer:

"Important Product Information for Your Country: (...)Access Wikipedia via Whispernet on the experimental web browser. Access other websites like Google via a Wi-Fi connection. Blogs can also be downloaded via a Wi-Fi connection."
Entendam que eu não acho que o Kindle seja uma ferramenta de navegação. Prefiro usar o browser do meu Nokia N97 do que o Kindle. Mas seria lega ver o Brasil entrando no grid de países com conexão liberada via 3G pelo Kindle... em situações de "emergência" ou de pressa é muito legal poder contar com um acesso libvre a internet, de qualquer lugar do país!

Porém, uma coisa que não temos e eu gostaria MUITO de ter são as assinaturas dos Blogs...

Enfim, agora o lance é esperar. Alguém mais, num Kindle 3, ou qualquer outro modelo, fez esse teste e conseguiu acessar sites?

OBS: A imagem acima é meramente ilustrativa, e não é minha. Achei na internet. Até quis fazer um print da tela do meu Kindle acessando um site via 3G, mas como estou no trabalho, não deu :-)

12 comentários:

  1. Eu moro no Rio de Janeiro. Eu não posso falar do Kindle 3 mas, no Kindle 2 que eu tenho, já é possível acessar outros sites a algum tempo. Já faz alguns meses que eu uso ele para ir no Gmail, Feedbooks e outros sites "mobile", que são melhores para navegar.

    ResponderExcluir
  2. Moro no interior do Maranhão e também tenho um Kinde 3. Navego tb sem problemas por diversos sites. Nacionais e internacionais.

    Aqui não é tão rápido a conexão, mas dá para fazer muita coisa com ele.

    ResponderExcluir
  3. André, desde final de Abril, começo de Maio a navegação pelo Kindle está liberada no Brasil (veja meu post de 6 de Maio). Só que não se consegue nenhuma informação oficial da Amazon sobre até quando estará assim e, se consulta a pagina deles, aparece o Brasil como bloqueado para navegação 3G. Desde esta época, a navegação é possível por várias das operadoras (Vivo, Oi, Tim e Claro). Na época eu forcei a conexão por cada uma das operadoras e todas funcionaram (tem inclusive um post que coloquei com a velocidade de cada um - só não lembro a data...).
    De qualquer forma, é bom chacoalhar novamente o tema; só não diria que é "notícia nova" ...

    ResponderExcluir
  4. Opa! Então "comi mosca" nessa... que bom pra todo mundo então, né? :-D Vou atualizar o tópico. Valeu gente!

    ResponderExcluir
  5. Acesso varios sites sem problema ... e rápido. Moro em são Paulo, viajo o Brasil todo...vou testar pelo resto dos estados pra ver se muda.Tenho a última versão kindle.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    pretendo comprar mês que vem nos Estados Unidos um Kindle 3 3G para utilizar aqui no Brasil. Qual modelo comprar, o americano normal ou o brasileiro? Faz diferença?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Olá Nighto. Todos os modelos vendidos atualmente são iguais. Não tem mais modelo americano ou brasileiro, com quando era a versão do Kindle 2. No site da Amazon ainda citam uma versão para venda no mercado americano e outra para fora só para ver se mandam com o carregador de parede ou não. O resto é tudo igual. Pode comprar nos EUA diretamente sem medo.

    ResponderExcluir
  8. Oi gente, acabei de ganhar o Kindle 3 e ainda estou aprendendo a baixar alguns livros. Ainda não consegui baixar nenhum livro em português... Vocês podem me dar algumas dicas de sites?

    ResponderExcluir
  9. Para acessar a rede 3g precisa colocar alguma chip de operadora?

    ResponderExcluir
  10. Augusto,

    Não há necessidade, pois os kindles 3G já vem com um chip próprio.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  11. A amazon cobra alguma coisa a mais para utilizar a conexao 3g no brasil?

    ResponderExcluir
  12. A resposta é : sim e não... explico : Sim, a Amazon cobra 2USD a mais no preço de cada e-book vendido no Brasil para subsidiar o acesso à rede 3G por todos os usuários de Kindle no país. Agora, se você nunca comprar um e-book da Amazon, vai navegar na internet, por exemplo, no seu kindle usando a rede 3G sem ter que desembolsar um centavo.

    ResponderExcluir