terça-feira, 3 de agosto de 2010

Review do Novo Kindle DX - Grafite

Aumentar Letra Diminuir Letra

Sempre me pedem para fazer reviews de equipamentos. Até agora não tinha feito nenhum a fundo e ainda estava esperando a promessa da Gato Sabido de receber um Cool-ER para poder inaugurar os Reviews do Kindle Blog Brasil. Mas... eles não se manifestaram mais... Talvez estejam vendendo muito... e vou iniciar os reviews pelo Kindle mesmo.
Com vocês a revisão do :

Kindle DX (9,7") Grafite: 


O primeiro ponto a comentar sobre esta segunda geração do leitor tamanho família da Amazon (Kindle DX) é o preço... Até a versão anterior o preço do DX era USD 489. Nesta nova apresentação o mesmo está por USD 379, ou seja,  22% mais barato.  Este é um modelo já adotado por várias empresas americanas : lançam um novo produto, com mais funções e inovações e reduzem o preço. Fico ansioso pelo dia em que os fabricantes de produtos no Brasil sigam este exemplo...
O segundo aspecto mais evidente, mesmo antes de ligar o aparelho é a cor. Uma mudança total no tradicional branco dos Kindle desde seu lançamento.  A adoção da cor Graphite (Cinza escuro) me pareceu uma excelente mudança, pois dá a sensação de tornar a leitura mais fácil. Lembre-se que mesmo sem qualquer fonte luminosa, o branco é a soma de todas as cores do espectro e o preto é a ausência de cores; assim, uma borda branca acaba por emitir cor (todas elas) para nossos olhos, enquanto a cor escura faz com que não haja quase emissão de cor. 
Agora falando um pouco das evoluções tecnológicas do modelo, o grande destaque é a mudança da tela para uma com muito mais contraste que a anterior. A tela e-ink parece mais clara e as letras e imagens muito mais fortes e definidas, com os "pretos" realmente pretos e não o cinza-escuro das versões anteriores.  Está muito mais parecido com uma página real de papel impresso. As letras parecem que estão saltadas do fundo da tela, tornando a leitura mais agradável. Um problema deste aumento de qualidade na tinta digital (e-ink) é que o serrilhado dos caracteres  e imagens parece ter ficado mais evidente e, uso acima da terceira opção de tamanho de fonte, deixa este aspecto muito claro, apesar de não prejudicar a leitura. 
A mudança de páginas também parece um pouco mais rápida que na versão anterior do DX, mas ainda muito lenta para o que podemos chamar de "ideal". 
A Amazon também incluiu a possiblidade de acesso ao Twitter e ao Facebook pelo Kindle DX, mas a velocidade de navegação continua deixando estas possibilidades beirando o "inviável".
Por último, o teclado continua igual, ou seja, com botões pequenos que dificultam uma digitação confortável, apesar de ter muito mais espaço na parte inferior da tela para distribuir / crescer as teclas. 

As demais características (cabos, carregador, qualidade do acabamento, rigidez do conjunto, etc.) são exatamente iguais as da versão anterior do DX e também idênticas as dos modelos de 6".

Concluindo, é uma opção válida para quem quer melhor qualidade de imagem / tamanho de tela e, claramente a Amazon lançou este equipamento com este preço menor, pois seu principal concorrente (o iPad da Apple) tem um preço somente 10 USD acima do praticado anteriormente para o Kindle DX, ou seja, USD 499.  Apesar dos pontos positivos do Kindle (facilidade de uso sob luz do sol, peso, e duração da bateria), manter uma diferença tão pequena faria muitos pensarem nos pontos favoráveis do iPad na hora da compra (serve para outras coisas além de ler livros, é colorido, touchscreen, alta-deifnição, Wi-Fi,  navega na Internet em alta velocidade, etc....). A Amazon não quis correr o risco e tirou da prateleira de projetos um modelo novo com preço bem menor para manter sua atratividade. Só que muitos acreditam que em pouco tempo a Amazon irá "doar" seus leitores eletrônicos para quem comprar um pacote pré-pago de livros de sua estante virtual - algo como compre USD 300 de créditos para compra de livros virtuais na Amazon e ganhe um Kindle....  A tendência é esta a médio prazo. Eles ganham dinheiro com conteúdo e não com hardware.

Bem, este é o primeira revisão (review) do nosso Blog. Curto, mas creio que abrangendo todos os aspectos do produto.  Logo que lançarem os modelos novos de 6" colocarei também um review deles e, se a Gato Sabido ou algum outro representante de e-readers no Brasil me ceder o uso de um para testes e revisão terei prazer em postar aqui também. 

27 comentários:

  1. Olá Edson,
    Você acha que essas mudanças na nova versão do Kindle de 6"(principalmente no teclado e no wi-fi) serão realizadas no DX a curto prazo? Você ouviu (leu) algo a respeito?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Não tenho informação, mas creio que não deve sair uma nova versão do DX no curto prazo. No entanto, a estratégia da Amazon tem sido de sempre ter novos produtos na gaveta para poder rapidamente reagir a novos concorrentes no mercado. Foi assim com o iPad e pode ser também que eles lancem algo em Dezembro para pegar a onda de vendas de Natal que sempre é muito grande. Mas, volto a frisar, é tudo pura especulação minha sem qualquer embasamento.

    ResponderExcluir
  3. Edson, é impressão minha ou o nove Kindle 6"(3G+Wi-Fi)"For International Shipment" só é vendido na cor grafite na Amazon.com? Há alguma diferença entre este e o vendido para quem mora dentro dos EUA?
    Muito legal seu Blog.

    ResponderExcluir
  4. O modelo DX (9") só tem na cor grafite. O de 6", na versão Wi-Fi + 3G tem tanto na opção Grafite como na Branco (ao fazer o pedido se pode escolher). Já o de 6" só Wi-fi (sem 3G) só tem no Grafite. Os vendidos pela Amazon são exatamente os mesmos para os Americanos ou para as compras realizadas de qualquer parte do mundo. Não tem mais um modelo International e outro Local-EUA como tinha antes; agora são todos International inclusive para os americanos.

    ResponderExcluir
  5. Vou comprar o DX mas vou esperar até o Natal, esperando que baixe o preço, porque para importá-lo via Amazon é muito caro !

    ResponderExcluir
  6. Tenho o DX. O modelo antigo, branco. Estou pensando em comprar o novo justamente pelo melhor contraste. Voce pode elaborar um pouco mais sobre o " serrilhamento" nas fontes. No modelo antigo, pelo fundo ser mais cinza, não faz muita diferença. Até que ponto isto é um 'Deal breaker' no novo? Voce recomendaria a troca?
    Outra coisa. Nunca achei a velocidade de mudança de páginas um empecilho. Com o hábito, eu aperto o botão de troca quando começo a ler a ultima linha. Faço isso sem perceber, e a mudança de página se torna imperceptível. A propósito, poucas vezes gostei de um produto tanto quanto gosto do meu Kindle. Ler revistas, jornais ( mesmo sem as fotos) e livros por preços absurdamente baixos ( para os padrões brasileiros) é algo de primeiro mundo. Só sinto falta do The Economist e do Wall Street Journal que não estão disponiveis para nós. Em 10 anos, a Livraria Cultura só vai estar vendendo livros de Arte.

    ResponderExcluir
  7. Ainda sou obrigado a hesitar de ter um Kindle até a leitura de PDFs estar mais madura. Para quem "gosta" de ler livros técnicos, esta é a única forma de sobrevivência.

    ResponderExcluir
  8. @Guilherme: the economist saí mais em conta assinar a versão online deles e usar o calibre para empacotar tudo num .mobi.

    @Israel, tenho problema parecido, mas pela minha experiência com o kindle 2 acho que o DX dá conta.

    ResponderExcluir
  9. @CoelhoS

    Grande dica!
    O Calibre é um ótimo programa, e agora já estou lendo a versão gratuita do The Economist.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Israel,
    Assim como você tenho muita vontade de ter um Kindle, mas tenho muito receio já que meu objetivo é ler textos científicos que são em PDF. Tenho mais de 5 gigas de artigos em PDF no meu notebook, e cerca de umas 6000 páginas impressas, coisas que já li... e que estão sublinhadas, demarcadas, com notas escritas!!! Seria sensacional fazer isso sem ter que imprimir uma página sequer... tudo dentro do mesmo aparelho, com notas, marcações, etc!!! Além de ajudar o meio ambiente ajudaria bastante na organização da minha vida e do meu escritório!!!
    Mas infelizmente não tive a oportunidade de tocar num kindle DX, e fico cheio de dúvidas a esse respeito.
    Dá pra ler PDF tranquilo? o zoom é funcional?? dá pra grifar frases, escrever notas no PDF nesse novo modelo?
    Seria muito interessante se alguém que possui tal aparelho fizesse um vídeo mostrando tais funcionalidades!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. @Onurb

    Tenho o mesmo problema. Peguei o de 6", dependendo do artigo dá pra ler, mas em landscape. Como pdf é em geral A4, o tamanho da tela do DX deve funcionar bem. Fim do ano vou comprar o DX, mas acho que para fazer anotações é melhor usar fichas, bloco de notas ou usar direto um programa de referências bibliográficas (uso o JabRef).

    ResponderExcluir
  12. @ coelhode

    No final de outubro vou comprar um DX novo. Se voce quiser te vendo o meu DX atual pelo mesmo preço que vou pagar o novo. Como vou receber nos EUA sairia por mais ou menos 400 dolares. O meu esta em perfeito estado, e só vou trocar por causa do melhor contraste. Se voce mora em Sao Paulo, podemos nos encontrar para voce ver se ele atede as tuas necessidades.

    ResponderExcluir
  13. Oi, pretendo comprar um kindle, estou na dúvida quanto ao tamanho, o DX ou o de 6", qual a sua opinião? Não é para fins didáticos, apenas para leitura de romances.

    ResponderExcluir
  14. Marie Jordão, minha opinião é favorável ao de 6". Atende 95% das necessidades (só realmente não é ideal para quem tem muito PDF ou imagens nos textos que vai ler) e custa muito menos, além de ser muito mais prático de carregar para qualquer lado dentro de uma bolsa.

    ResponderExcluir
  15. Marie, não exite. Se você tiver condições, opte pelo DX. Ele é um pouco mais pesado, não tão portátil, mas a experiência de leitura é muito superior ao de 6". A sensação de ´imersão' é quase igual a de um livro, pois você pode ler páginas mais longas antes de ter de troca-las. Tambêm, se como eu, você precisar aumentar a fonte para um tamanho maior, o DX é bem mais adequado.

    ResponderExcluir
  16. O browser experimental desta nova versão funciona no Brasil???

    ResponderExcluir
  17. Olá Eduardo. O Browser não mudou nada de uma versão para a outra. Enquanto estiver funcionando nos Kindle 2, vai funcionar também nesta nova versão.

    ResponderExcluir
  18. De uma vez por todas, a funcionalidade 3G permite navegar livremente pela internet ou apenas se restringe a loja da amazon???

    ResponderExcluir
  19. Mauricio, no Kindle 3 pelo menos a navegação livre varia de país pra país. No Brasil não, ela não é liberada. Você pode navegar pela amazon e pela wikipedia. Mas o fato de a navegação estar sendo liberada aos poucos, país por país, me faz crer que em breve ela será liberada no Brasil.

    Agora, se você quer um Kindle pra navegar na internet, compre um smartphone ou um iPad :-)

    ResponderExcluir
  20. BREAKING NEWS! E não é que, depois de escrever o comentário aí em cima pro Mauricio, eu tava no taxi indo pro trabalho e resolvi testar a navegação via 3G... e funcionou?!?! Será que a Amazon abriu de vez a navegação livre no Brasil? Que maraviiiilhaaaa!! :-D

    ResponderExcluir
  21. O DX tem suporte nativo para PDF ? O Kindle3 tbm tem suporte a PDF ?

    ResponderExcluir
  22. Rafael, todos os Kindles novos (e os velhos com a ultima atualização de software ) suportam os arquivos PDF.

    ResponderExcluir
  23. Guilherme...


    Você ainda está disposta a vender seu DX?
    Mande um email: karine-cardoso@hotmail.com
    Obrigada!!!
    Muito bom este site!!

    ResponderExcluir
  24. eu tinha meu kindle registrado com um endereço americano...

    assinei o the economist pelo amazon...

    hoje meu kindle esta registrado como brasileiro... e o the economist vem gratuitamente todo final de semana no meu kindle... assim como vem o Globo ( logico né) e minha newsweek

    ResponderExcluir
  25. Ooops, se o tópico ainda estiver ativo, alguém me dê umas dicas aí: Gostaria de saber se a rede 3G do Kindle Dx pega em qualquer lugar do Brasil mesmo (moro no interior, do interior, da Bahia e não sei se chega o sinal aqui)... Gostaria também de saber sobra a cobrança de taxas pelo serviço web (visitar esse blog pelo navegador do Kindle, por exemplo). É que alguns dizem que cobra, outros dizem que não, aí fiquei com essa dúvida.

    ResponderExcluir
  26. Jorge, a cobertura é exatamente a mesma do Celular das operadoras Tim, Oi, Claro e Vivo. Se alguma dessas pega em seu local com sinal 3G, vai funcionar no Kindle sem problemas. Quanto à cobrança, ela esta embutida na compra de e-books no Brasil pelo site da AMazon, ou seja, se um livro custa nos EUA 10 USD, aqui vai custar 12 USD e estes 2 USD a mais, vão para pagar as operadoras de telefonia celular que cedem o sinal de 3G. Se você nunca comprar nenhum livro da Amazon e só baixar para o Kindle conteúdo do seu micro, por exemplo, vai poder navegar na internet sem qualquer custo no Kindle (apesar que sempre friso que navegar no Kindle é muito ruim em termos de velocidade e de facilidade de uso - lembre que o Kindle não é touch screen e nem tem mouse, ou seja, é como navegar em um micro só com o teclado... além de ser em preto e branco - mas para emergências, quebra um galhão).

    ResponderExcluir
  27. Ok, Edson, obrigado pelos esclarecimentos! Ainda estou em dúvida entre comprar um Kindle Dx ou um Kindle de 6". Problema é que eu vou precisar ler muitos PDFs e dizem por aí que o kindle com tela de 6 não é bom pra isso. Me indicaram o Dx, mas ele me parece muito grande, mas acho que vou arriscar...
    Abraços!!

    ResponderExcluir