segunda-feira, 10 de maio de 2010

Qual operadora do Kindle ?

Aumentar Letra Diminuir Letra



Muita gente tem me perguntado por e-mail sobre a utilização do Kindle para navegar na Internet. 
Uma das dúvidas mais comuns é sobre qual operadora o Kindle utiliza.
Para saber qual a operadora está conectada ao seu Kindle, primeiro você tem que ligar a conexão através do Menu --> Turn Wireless On. 
Com a conexão wireless ativa, basta teclar mais uma vez em Menu, selecionar Settings e clicar ALT + 611 (segurar a tecla ALT pressionada e teclar 6 1 1; só então soltar a tecla ALT). 
Aparece a 611 Page, onde tem informações sobre o MODEM, o cartão SIM interno (sim, o Kindle tem internamente um circuito idêntico aqueles cartões que temos que colocar nos celulares) e sobre a rede - Network. A primeira linha da parte Network tidentifica a operadora : Network Name. 
Ao todo, a opção 611 tem 4 telas. Na tela 2, tem informações sobre o estado da rede; a tela 3 também, mas esta tem uma informação muito interessante na parte WAN, que é o endereço de IP do Kindle. 
Agora, todas estas informações só tem sentido para alguém com alto grau de conhecimento em telecomunicações. Que não é o meu caso. 
O que nos interessa neste momento é só a operadora que está ativa.
Normalmente o Kindle está com a seleção automática da rede de maior sinal, mas algo que também pode acontecer é que no momento da conexão com a rede, aquela era a de maior sinal, mas algum tempo depois esta passou a ter uma pessima qualidade, mas continuou sendo a selecionada. 
Para tentar resolver este problema ou ainda aqueles que quiserem fazer testes de qual a melhor qualidade de navegação, existe a opção de seleção manual da rede. Para isso, basta entrar em Settings e apertar ALT + 311.
Vai aparecer uma tela de Switching Wireless Provider.

Dê um OK e você verá depois de alguns segundos (ou minutos) a tela com todas as operadoras disponíveis onde você está. Infelizmente não mostra o nível de sinal de cada uma e assim, a tentativa de qual é a melhor terá que ser empírica. 
Mas já dá para ver que algumas opções são melhores que outras (um rede 3G, com certeza é melhor que uma 2G. Não se assuste com algumas redes que aparecem com números (tipo 724,03,2 - neste caso é a TIM 3G). 

Assim, você pode forçar a operadora que quer ou deixar no modo automático. 

Eu já testei o acesso com TIM, Vivo e Claro e todas estão abertas para conectar na internet. A Oi ainda não testei...

5 comentários:

  1. nao sabia disso Edson...
    muito bem explicado...

    agora estou seguindo este blog com o google reader...entao toda novidade apareço aqui...

    FlavioSp

    ResponderExcluir
  2. Em Salvador-Ba ainda não é possível fazer conexão com sites brasileiros. Quando tento, aparece a seguinte observação: Due to local resctrictions, web browsing is not available for all countries (Devido a restrições de local, a navegação na web não está disponível para todos os países).
    Observei que nas figuras postadas aparece "advanced Mode", mas aqui eu não consigo por o kindle para navegar nesse modo pois ele só fica nos modos "Desktop Mode" e "Basic Mode". Será que o problema é esse?
    Fernando

    ResponderExcluir
  3. Tenho só uma pergunta sobre o Kindle. Alguém encontrou um dicionário português para o Kindle? Já achei Inglês (claro), Francês, Espanhol, mas não Português.

    Muito obrigado,

    Adam

    ResponderExcluir
  4. Muitíssimo obrigado!

    Esse foi o melhor post que já li em qualquer blog sobre kindle, porque resolveu um problema meu.

    Desde quando recebi meu kindle ele só conectava em edge. Quando verifiquei a conexão, havia disponibilidade da vivo, em 3G na minha cidade (no interior do Ceará) com sinal fortíssimo. Agora só dá 3G, e com qualidade surpreendente.

    ResponderExcluir
  5. Caros,
    estou com meu Kindle em mãos tentando acessar as opções de rede (alt + 311) e não estou conseguindo, já as outras consegui todas. Alguem poderia me dar um forcinha?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir