terça-feira, 25 de maio de 2010

Folha de São Paulo e Estadão ignoram Kindle e vão para iPad

Aumentar Letra Diminuir Letra


Neste final de semana os proprietários de Kindle em São Paulo perderam um round (pois nunca acho que a luta já chegou ao fim) na disputa pelo conteúdo dos jornais locais em formato Kindle...
Folha anunciou a disponibilização da nova versão digital de seu jornal impresso diário e já a portou para funcionar sem qualquer adaptação no iPad da Apple.
Realmente é fantastico, pois tem-se o conteúdo total do Jornal impresso com todas as imagens coloridas e com uma navegação que simula que se está realmente virando a página....
Só que como tudo que tem pontos positivos tem também os negativos :
Enquanto o Kindle carrega a edição do O Globo em menos de um minuto e sem qualquer custo de telefonia para isso, o iPad tem que trazer o conteúdo da internet para dentro do aparelho usando a conexão 3G e pagando o tráfego de dados... Se considerarmos que uma conexão ilimitada de 3G de Dados hoje sai por volta de R$ 130, não é uma forma muito econômica de ler um jornal. É claro que você pode fazer o download por Wi-Fi, mas ai lá se vai a mobilidade, pois nem todos os locais tem internet sem fio de graça...
Além disso, apesar de ter todas as fotos (isso muito positivo), tem também toda a publicidade que aumenta a cada dia nos jornais. Para quem está interessado em ler as notícias, sobra muita informação inútil no meio do caminho.
A segunda má noticia do final de semana foi que o Estadão liberou sua app (aplicativo) para leitura do jornal no iPad; em resumo, mais um que nem olhou para o Kindle, mas se rendeu as cores e atrativos do iPad.
Bem, para não continuar batendo no tema, O Globo continua firme e forte no Kindle e, nada impede que também possa ser lido no iPad...

13 comentários:

  1. fazer trequinhos para o ipad parece ser a modinha da vez, eh querer chamar a atencao em vez de tentar de verdade passar para o meio eletronico. Mais pro futuro, quando perderem o bonde da historia, vao correr atras do atraso fazendo mil firulas mal feitas...

    em tempo: o kindle de alguem jah atualizou o sistema? XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, e eu cheguei nesse post pq pesquisei pelos jornais estadão e folha de SP para o Kindle.

      Excluir
  2. o meu nao atualizou nao

    ResponderExcluir
  3. Além disso tem o consumo de bateria Edson. Eu leio a Zero Hora aqui no sul todos os dias, via Kindle, sem me preocupar se vou ter que fazer uma carga no meio da leitura.

    Abraço!

    http://twitter.com/klafke_daniel

    ResponderExcluir
  4. que tal mandar email para a folha ou estadao pedindo a versao do kindle?
    eu ja mandei

    ResponderExcluir
  5. Existe algum movimento organizado para pedir à Folha que disponibilize seu conteúdo no Kindle? Ipad e Kindle são públicos diferentes, eles não têm o que perder.

    ResponderExcluir
  6. Luciana,

    Ano passado fizemos um movimento de envio de email padrão para eles, a resposta foi insípida. Mas podemos voltar a fazer isso com os seguidores do blog.

    ResponderExcluir
  7. Leio religiosamente, todo dia, a Folha de SP. Gasto entre 40 e 50 min. O Ipad começa a pesar na mao. Acho o Kindle melhor para ler jornais. Se mais de um entao, nem se fala. O problema é que eu acho O Globo muito reacionário nos temas de fundo. Estou afim de participar do envio de emails.

    ResponderExcluir
  8. Vale a pena tentar reforçar as reclamações para o Estadao e para a Folha. Muito bem observado: leitor de Kindle é mais profissional que leitor de figurinhas - Ipad.

    ResponderExcluir
  9. Nem chegou meu kindle e já quero reclamar!
    Absurdo a folha não disponibilizar seu conteúdo no melhor e-reader do mundo.
    Quero só ver final do ano quando a Amazon chegar ao Brasil...

    ResponderExcluir
  10. Nessa notícia você encontra o e-mail da Folha para pedir FOLHA 4 KINDLE http://kindle.blog.br/2010/10/resposta-da-folha-de-sp-sobre-conteudo.html

    ResponderExcluir
  11. Bem, eu resolvi de uma maneira "brazileira".
    Informei o meu email de assinante folha no calibre, e pronto, tenho a versão de assinante no meu kindle.
    Durezas: so funciona no wifi, para usar o 3g, pago uma taxinha pra amazon. Mas tá otimo.

    Queria ver acontecer a pirataria por causa disso.. assim como eu recebo no email do kindle, nada impede de alguém formar uma lista de emails de kindles e enviar os arquivos para eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. henry,

      Muito obrigado pela dica, também assino a folha, vou usar.

      Alex

      Excluir