segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Que tal um "joguinho" no Kindle ?

Aumentar Letra Diminuir Letra

Poucas pessoas sabem, mas o Kindle sai de fábrica com dois jogos...
É. Isso mesmo que você leu... por incrível que pareça, o Kindle traz um dos chamados pelos nerds de "easter egg" (ovo de páscoa) - que nada mas é que um subprograma (ou mensagem, ou imagem) escondido e que só pode ser acessado se o usuário souber a combinação correta de teclas para ativá-lo.

Imagine: depois de ler inúmeras páginas de seu livro preferido no Kindle você quer "descansar" os neurônios... pode ligar o tocador de MP3 do Kindle (teclando ALT + SPACE) - mas para isso terá que ter baixado suas músicas para ele; ou... jogar um dos dois games smples que já estão no aparelho, teclando de uma só vez SHIFT + ALT + M  (Shift é a seta para cima...).

Quando você aperta esta combinação de teclas, o Kindle apresenta o jogo Minesweeper (mais conhecido em português como Campo Minado...



Aparece uma tela de 8 x 10 e inicia-se a contagem de 10 minutos para você encontrar todas as bombas sem clicar diretamente sobre elas, ou será o fim do jogo para você... (a contagem de tempo só inicia mesmo a partir do primeiro movimento)
O processo para jogar é simples : movimente o quadradinho selecionado usando o joystick do Kindle e quando chegar na celula escolhida você pode só marcá-la pressionando M (indicando que você acha que ali tem uma mina), ou abir a célula pressionando o joystick. Se você abrir uma célula com uma bomba, aparecererá um X e a mensagem que você perdeu (You lost!).  O número que aparece na célula significa quantas bombas são adjacentes àquela célula (inclusive adjacente aos cantos) e te ajuda a descobrir o que abrir ou não...
Para reiniciar o jogo (tendo perdido ou não), basta teclar R.
No Menu, aparece alguma opções : voltar para a tela de Home do Kindle, ir para a Kindle Store comprar algum livro (isto está em todo lugar....) mudar para um nível mais fácil (painel de 4 x 5 com 5 minas) ou um mais difícil (painel de 14 x 14 com 40 minas) ou mesmo voltar ao normal (painel de 8 x 10 com 10 minas)  

O outro jogo - GoMoKu, você acessa teclando G quando estiver na tela do campo minado.
Este tem as explicações na própria tela e consiste em conseguir ganhar o Kindle, colocando seu simbolos (X) em 5 células adjacentes, antes que o Kindle consiga colocar os simbolos dele (O). Você movimenta com o Joystick e seleciona onde colocar seu simbolo clicando com o Joystick.
Só tem uma coisa chata (ou melhor, "desleal") que é você poder a qualquer momento trocar de lado, passando a assumir os simbolos do Kindle e este os seus. Assim, quando você vê que o jogo está perdido, basta clicar no S e passar a ser o vencedor. Bem desonesto, não ??
Além disso o Kindle vai acumulando quantas cada um ganhou (até você voltar ao Home).
E, aqui, no Menu só tem a opção de Home e, advinha qual mais .... claro, a de ir a loja da Kindle comprar um livro....


Agora, se você gostou de fazer algo mais com seu Kindle, além de ler livros, fique sabendo que a loja da Amazon (Kindle  Store) tem vários outros jogos disponíveis para o Kindle : Jogo da Velha, Mathdoku, Sodoku (tá muito em moda hoje em dia), Torre de Hanoi, etc... A parte ruim é que você terá que desembolsar USD 2,99 para baixar cada um deles (apesar de todos ter um preview disponível gratuitamente).

Logo estarei disponibilizando algumas dicas sobre outros Shortcuts e funções escondidas do Kindle. Aguardem.

Abç.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog que é muito bom e útil.
    Não consegui acessar os jogos no Kindle DX seguindo as instruções acima. Será que nele o processo é diferente ou será que a Amazon não colocou jogos no DX?

    ResponderExcluir