sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Kindle perde espaço no Brasil se não acordar logo....

Aumentar Letra Diminuir Letra


Apesar do sucesso global, de todo o forte movimento de marketing quando do lançamento do Kindle International no Brasil (até capa de revistas semanais - como reportado neste blog), se a Amazon continuar querendo "policiar" tudo e manter um processo extremamente burocrático para sua expansão internacional, vai acabar perdendo o timing dos leitores eletrônicos em países de alto potencial como o Brasil.
Enquanto, já há mais de mês do lançamento do Kindle por aqui não vemos qualquer novidade em termos de disponibilização de livros, revistas e jornais brasileiros para a plataforma, com o uso fácil da rede 3G para baixar, os concorrentes já começam a se movimentar...
A primeira genuinamente nacional a literalmente "sair da toca" e preparar o bote para cima do Kindle é a Gato Sabido (http://www.gatosabido.com.br/leitor/).
Apesar do nome "pitoresco", a estratégia deles está mais para Leão (rei da selva) que para gatinho doméstico.
É que já disponibilizaram a pré-venda do produto  - chamado de Cool-ER(simples, bonitinho e colorido - calma, não é a tela, é só a carcaça....) que além de mais leve, é mais barato que o Kindle (custa R$ 750). A promessa de entrega é em 20 de Dezembro (ótimo para presente de Natal).

Só que o mais importante é que já anunciaram que alguns dias antes (15 de Dezembro) vão lançar a livraria virtual para o Gato Sabido, já com 400 (isso mesmo - quatrocentos) títulos disponíveis e.... em português.  Ainda fizeram um acordo com a livraria virtual Inglesa Cool-ER que tem nada menos que 100 mil títulos internacionais disponíveis.

Como o formato dos livros é EPub, os "por enquanto - abandonados" donos de Kindle poderemos comprar o conteúdo e portá-lo, mas se era para ligar o aparelho no micro, e fazer todo o trâmite de conversão, para que a rede 3G, o custo que isso envolve e etc. ??

Realmente frustrante ver que a Amazon quer expandir para outros países, mas continua focada no mercado americano. Até livros em Português que tento comprar pela Kindle Store (livros de Portugal, é claro...) recebo a mensagem "este título não está disponível para o mercado Latino Americano & Caribe"....
Entendo que temos problemas de direito autoral, mas a sensação é que não tem ninguém da Amazon olhando para resolver este problema para os países de terceiro mundo (momentaneamente) como o Brasil.... Só lembro que a tendência é que nosso mercado rapidamente supere os chamados pimeiro mundo e creio que antes de morrer ainda verei este país superar em muitos indicadores (positivos) os EUA.. Só que até lá provavelmente ninguém mais lembrará dos Kindle e a maioria dos brasileiros terão em suas bolsas um "Gato Sabido"....

Abaixo uma foto do brinquedinho e as características técnicas.



Especificações:

• Dimensões: Altura 183 (mm); Largura 117,74 (mm); Profundidade 10,89 (mm); Volume 0,23 (litros); Peso 178 (gramas).
• Tela: 6 polegadas, Tipo E-Ink
• Sistema Operacional: Linux
• Armazenamento: 1GB, expansível a 4 GB
• Memória: 128 MB
• Processador: Samsung S3C2440 ARM 400MHz Bateria
• Bateria: Li-Polymer (1000 mAh) (uma carga / 8000 páginas)

Um comentário:

  1. Olá, Edson. Sou a Cecília, da agência Edelman de comunicação da Jorge Zahar. A vinda da Gto Sabido é de extrema importância para o mercado brasileiro, visto que traz um produto mais barato e facilita o acesso ao uso de e-readers. Também traz uma nova frente para o mercado editorial brasileiro. A Zahar foi a primeira editora a aderir à Gato Sabido e já está com vários de seus livros em processo de conversão digital para logo serem vendidos em formato digital.
    vamos ver como ficará o mercado de e-books com a vinda de mais um produto.
    Um abraço

    ResponderExcluir